O Pinterest pode não ter o mesmo sucesso que podemos ver no Facebook, mas é certo que essa rede social continua muito forte no mercado internacional. Apesar de possuir um volume menor de usuários, é indiscutível que o público permanece fiel aos recursos disponibilizados. E essa fidelidade tem sido bastante recompensada pelas atualizações que o Pinterest realizou ao longo dos últimos anos.

E você, já sabe como aproveitar cada um dos recursos disponíveis nessa rede social? Ou ainda há segredos há serem descobertos nas diversas páginas do serviço? Para ensinar um pouco mais sobre as possibilidades do Pinterest, trouxemos um guia bem completo com tudo o que há de mais legal no sistema.

Para ilustrar, utilizamos a versão Mobile do aplicativo — lembrando que as plataformas móveis são grandes responsáveis pelo sucesso da rede. Mesmo assim, é importante dizer que tudo o que você vai ver aqui pode ser também encontrado na versão web do Pinterest, não havendo nada exclusivo de iPhones ou celulares Android.

Conta e interesses

Os primeiros passos estão na criação de uma conta para utilizar o Pinterest. Você pode conectar a sua conta do Facebook ou Google ou então criar uma nova conta a partir do seu endereço de email. Se optar por essa última alternativa, precisará também indicar uma senha e responder a perguntas sobre idade e identidade de gênero.

Depois, você será levado a uma página com escolhas de interesse. Nela, estão sendo mostrados diversos temas presentes no Pinterest e você deve escolher os que mais gosta. É com base nessas seleções que a rede social vai mostrar os itens de destaque durante sua navegação.

Pronto! Agora você já está apto a utilizar o Pinterest em qualquer plataforma. Em instantes, uma nova página será carregada e você vai poder navegar entre os pins com muita facilidade.

Encontrando amigos e boards

O Pinterest é composto basicamente por “pins” e “boards”. O primeiro termo se refere cada um dos posts publicados na rede social; enquanto o segundo representa uma “pasta” de pins compartilhados nos servidores. Esses boards podem ser privados ou públicos, sendo que os primeiros permitem que apenas os amigos conectados sejam autorizados a ver os itens.

Já na página inicial, você pode encontrar uma barra de pesquisas no topo da interface. Você só precisa tocar a área para que a janela de buscas seja carregada. Depois disso, insira os termos que deseja pesquisar e os resultados serão exibidos rapidamente. Você pode buscar por temas, palavras-chave e também por usuários — caso queira seguir um amigo, por exemplo.

Também é possível importar listas de amigos de outras redes. Para isso, você deve acessar o seu perfil pelo ícone que está no topo superior direito e então pressionar o menu sanduíche que será carregado no mesmo lugar. Aí é só pressionar “Encontrar amigos”.

Com isso, diversas opções são carregadas e você pode importar sua lista da agenda de contatos, do Facebook, Twitter, Facebook Messenger e até mesmo do WhatsApp.

Interagindo com Pins

Depois que você já estiver seguindo seus amigos, é possível fazer uma série de interações com os pins encontrados no sistema. Tanto na página inicial ou nos boards encontrados, você pode tocar sobre algum dos pins para que eles sejam rapidamente abertos com seus detalhes.

Com o pin aberto, você tem acesso à fonte original do objeto, podendo clicar sobre “Visite” para ser levado até o site ou rede social. Também é possível adicionar comentários, clicar sobre o ícone do avião de papel para compartilhar em outros serviços ou então “repinar” — compartilhar no próprio Pinterest. Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Pin It”.

Em instantes, uma nova interface é aberta com diversas opções de pastas (boards) em que você pode fixar o item. Além de escolher entre os nomes sugeridos, você também consegue adicionar um novo board em sua conta para salvar mais pins no futuro.

Vale dizer que logo abaixo da opção “Pin It”, você vê diversos boards públicos em que aquele pin já havia sido publicado. Isso é bem legal para quem adora descobrir novos conteúdos, uma vez que isso é mostrado com uma curadoria bem interessante — e com muitos itens incríveis relacionados.

Criando um novo pin

Caso você queira criar um pin inédito, o processo também é simples. Para isso, você deve acessar o seu perfil pelo ícone que está no topo superior direito e então pressionar o botão “+” que vai aparecer logo ao lado. Com isso, uma interface similar à mostrada logo abaixo será aberta.

Você pode criar uma nova pasta ou então um novo pin a partir de fotos, lugares ou links da web. Se optar por “Fotos”, você tem que escolher uma imagem em seu aparelho para fazer o carregamento. “Lugar” leva você a marcar sua localização, e “Web” permite o compartilhamento de algum link ou site interessante.

Depois disso, o novo pin é adicionado ao seu perfil e os seus seguidores podem compartilhar, repinar e comentar os seus cartões. Tudo isso de um modo bem rápido e simples.

.......

Viu como é fácil usar a rede social? Você é um usuário do Pinterest? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: