(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Às 12 horas do horário de Berlim (10 horas em Brasília), a Philips realizou sua coletiva de imprensa na qual apresentou diversas de suas novidades. Além de introduzir novas versões de seus produtos para uso doméstico e pessoal, a empresa introduziu ao público a série 9.000 de suas Smart TVs com resolução 4K.

Para completar, a empresa contou com a presença de Armin van Buuren (eleito 5 vezes pela DJ Magazine como o melhor DJ do mundo) para anunciar o M1X-DJ, mesa de mixagem portátil. Neste artigo, você acompanha um resumo geral do evento e descobre as principais atrações que a companhia selecionou para a feira de tecnologia.

Digital: ponto-chave para a Philips

Pieter Nota, CEO da Philips Consumer Lifestyle, iniciou a apresentação falando sobre a estratégia da empresa para o futuro. Segundo ele, a companhia acredita em um ambiente totalmente digital, no qual até mesmo os aparelhos mais simples e utensílios domésticos se conectam à internet ou a uma rede local.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para demonstrar essa filosofia, ele apresentou a Home Cooker Next, panela automática que faz o download de receitas através de sinais WiFi. Isso possibilita que até mesmo quem não tem grandes habilidades na cozinha prepare-se pratos complexos, bastando para isso inserir os ingredientes necessários na ordem correta.

Outros itens apresentados por ele incluem o "Grooming Guide", tecnologia que dá dicas de barbear para homens e a Gran Barista Avanti, máquina de preparar café que também baixa métodos de preparo armazenados na rede mundial de computadores. Para completar, ele também apresentou o Smart Purifier, purificador de ar que pode ser acionado de forma remota.

Smart TVs

Maarteen Jan de Vries, CEO da TP Vision (joint venture responsável pela divisão de televisores da Philips), subiu ao palco para apresentar alguns dos planos futuros da empresa. Entre os aspectos destacados pelo executivo está a tecnologia ambilight, uma exclusividade dos produtos desenvolvidos pela companhia.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Segundo Maarten, uma pesquisa realizada pela TP Vision revela que 85% dos consumidores preferem assistir filmes e séries ou jogar games enquanto o efeito está ligado. Dentre as pessoas consultadas, 80% afirmaram que, caso tivessem que adquirir uma nova TV, se certificariam de que a opção estaria presente.

O CEO também falou sobre o crescimento da demanda de Smart TVs em escala global, sendo que o Brasil é o mais destaque nesse sentido. Nos últimos anos, o número de unidades vendidas aumentou em 6 vezes em nosso país. Na Rússia, que registrou o segundo maior crescimento, a demanda quadruplicou.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Maarten apresentou ao público o conceito batizado pela TP Vision como Smart TV 3.0. Além de oferecer conteúdos interativos já conhecidos por boa parte do público, os novos aparelhos da companhia se destacam por apresentar conectividade com a nuvem.

Isso significa não só a possibilidade de acessar conteúdos sob demanda, mas também a capacidade de se conectar a aplicativos de serviços como o YouTube e o Netflix, entre outros. Para exemplificar como isso funciona, ele exibiu o Cloud Explorer App, software cujas informações podem ser armazenadas em uma conta no Dropbox, o que permite obter acesso à listas de canais favoritos ou dicas personalizadas em qualquer televisor compatível desenvolvido pela empresa.

UHD 9000

Após essa pequena introdução, o executivo apresentou ao público um dos grandes lançamentos da TP Vision em 2013: a UHD 9000, nova linha de televisores com resolução Ultra HD (tecnologia também conhecida como 4K) desenvolvida pela empresa. O novo produto impressiona pelo tamanho e qualidade da imagem, estando disponível em versões com 65 e 84 polegadas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com lançamento imediato na Europa e na Rússia, o dispositivo tem preço inicial de 4.999 euros pelo modelo com menores dimensões. Já quem deseja levar a versão de 84 polegadas para casa terá que investir um valor mais alto: 14,999 euros.

Ambas as versões da UHD 9000 contam com o recurso ambilight em três de seus lados, serviços de conexão com a nuvem e uma tecnologia exclusiva de upscaling que garante uma conversão em alta qualidade de conteúdos em resoluções menores do que a nativa. Segundo Maarten, esse se trata de um produto realmente "à prova do futuro".

Fones de ouvido e caixas de som

Em seguida, foi a vez de Wiebo Vaartjes, CEO da divisão de Conteúdos de Áudio e Vídeo da companhia, subir ao palco. Ele apresentou uma série de produtos voltados aos fãs de uma boa experiência sonora, incluindo a linha de torres de som Fidelio.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Segundo ele, o objetivo da empresa é criar produtos que não só possuam uma qualidade satisfatória, como apresentem um design atraente. Como prova disso, ele demonstrou rapidamente o E5, caixa de som que pode ser destacada de uma base fixa e colocada em qualquer canto de um ambiente para criar uma verdadeira experiência de som surround.

Vaartjes também demonstrou os novos fones de ouvido desenvolvidos pela organização que, segundo ele, foram criados com base no chamado "tom ideal". O executivo explica que essa experiência se baseia em entregar tons graves destacados, médios naturais e agudos que podem ser ouvidos de forma límpida.

M1X-DJ

Para finalizar a apresentação, Vaartjes chamou ao palco Armin van Buuren, atualmente reconhecido como o maior DJ do mundo. Coube a ele a responsabilidade de apresentar o M1X-DJ, mesa de mixagem portátil que leva o selo de qualidade do músico.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O produto é voltado principalmente para quem possui conhecimentos básicos de DJ ou deseja dar os primeiros passos nesse mundo, mas não quer ter que investir na compra de uma mesa de som complexa e cara. O dispositivo, compatível com qualquer aparelho Apple com uma entrada Ligthning (iPhone, iPod Touch e iPad/iPad Mini), foi criado para poder ser carregado para todos os lados, sem que isso prejudique a experiência sonora oferecida por ele.

Segundo van Buuren, o M1X-DJ pode ser conectado com outros aparelhos do tipo para permitir que várias pessoas cuidem da discotecagem de uma festa. Além disso, o produto acompanha o aplicativo Djay da Algoriddim, que torna mais fácil os processos de inserir efeitos personalizados e de coincidir os BPMs de duas faixas. Programado para chegar às lojas europeias entre o final de outubro e o começo de novembro, o aparelho tem preço sugerido de 399 euros.

O Tecmundo viajou à IFA 2013 a convite da TP Vision/Philips.

Cupons de desconto TecMundo: