Lançada há alguns anos como uma solução unificada para a jogatina nos PCs, a GeForce Experience vem evoluindo e ganhando recursos a cada nova versão, passando de uma ferramenta básica de otimização do sistema para uma verdadeira central de jogos – e drivers – para os adeptos da “Master Race”. Com o utilitário bem mais maduro, a NVIDIA resolveu lançar nesta quinta-feira (8) a versão 3.0 do software, que aposta em uma nova interface e – ao que tudo indica – tem um desempenho que deixa as edições anteriores comendo poeira.

Mais focada em exibir conteúdo personalizado para o usuário, essa versão atualizada do produto passa a exigir algum tipo de identificação para funcionar adequadamente, sendo necessário logar com sua conta da Google, do Facebook ou através de um registro junto à própria NVIDIA. Isso faz com que você ganhe acesso a uma interface que, apesar de manter a paleta de cores característica da empresa, foi bastante reformulada pelos desenvolvedores da casa e lembra bastante as dashboards vistas nos consoles ou no modo Big Picture do Steam.

Logo na janela principal do programa, são exibidos ícones grandes de cada um dos games instalados no seu computador, bastando passar o mouse por cima deles para que surjam opções para remover o título da listagem, conferir detalhes da produção ou, claro, iniciar uma partida. Nesse tipo de visualização, é preciso clicar no jogo para ganhar acesso a lista de otimizações que o aplicativo sugere para tornar sua experiência ainda mais imersiva. Caso prefira o design clássico desse recurso, basta ativar um ícone do canto superior direito da tela.

Na aba Drivers, o usuário pode manter o próprio software da GeForce Experience sempre atualizado ou baixar os arquivos de configuração mais recentes da sua placa de vídeo da marca – detectando automaticamente o modelo do componente e baixando o pacote de drivers correto para a peça. Além disso, a seção também traz as principais notícias do mundo dos jogos, novidades a respeito do portfólio de hardware da NVIDIA e até algumas promoções ocasionais promovidas pela companhia ou por suas parceiras.

Jogue, grave e compartilhe

As mudanças mais significativas, no entanto, ficam com a ferramenta de gravação de vídeos integrada à plataforma. Se antes o ShadowPlay já era sucesso entre a galera que curte eternizar suas melhores jogadas e sessões multiplayer sem ter que recorrer a programas de terceiros, sua nova versão, batizada de Share Overlay UI tem tudo para conquistar ainda mais adeptos. Isso porque, a partir do update, o recurso dá suporte a gravações 4K a 60 fps e 4K DSR, deixando seus vídeos de gameplay ainda mais suaves e crocantes.

Além disso, a funcionalidade foi finalmente integrada aos principais sites de compartilhamento de vídeo e imagem da atualidade. O que isso significa na prática? Que basta terminar a captura da jogatina para que o material possa ser transmitido imediatamente para o YouTube, seja na íntegra ou com o jogador escolhendo quais partes cortar da gravação – como, por exemplo, aquela morte horrível em Overwatch. As screenshots registradas pelo software também podem ser editadas antes que você faça o upload para o Google Fotos ou Imgur.

Adeptos do streaming também podem experimentar a transmissão direta através da GeForce Experience nessa nova edição do app, já que agora ele pode ser conectado tanto à sua conta Twitch quanto ao seu perfil no YouTube Gaming – serviço recém-lançado no Brasil. Achou pouco? Bem, vale dizer que a plataforma agora também oferece – ainda em fase de testes – a função Gamestream Co-op, que permite fazer streaming a um grupo seleto de amigos ou deixar que eles controlem as suas ações no jogo.

Como se tudo isso não bastasse, a equipe da NVIDIA parece ter trabalhado com afinco para fazer com que o software tomasse ainda menos recursos do seu computador. Segundo a empresa, a GeForce Experience 3.0 é três vezes mais rápida que a edição 2.11.3.5 e gasta menos da metade da memória dessa versão – indo de mais de 200 MB de uso da RAM para apenas 88 MB. Você já teve acesso ao update? Conseguiu testar todas as funcionalidades? Deixe a sua opinião sobre o app mais abaixo, na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: