Com a chegada das placas de vídeo da série GeForce GTX900, a NVIDIA introduziu diversas novas tecnologias para tornar o visual dos jogos ainda mais polido.

Entre tantas novidades, o recurso DSR é um dos que deixou os jogadores mais animados, já que ele vem para liberar a capacidade de rodar os games em 4K mesmo nos monitores que não são preparados para tal resolução.

Nós já testamos esta novidade e podemos dar a certeza de que ela tem muito a oferecer – e, como de praxe, estamos aqui para compartilhar informação e ensinar a você como é fácil ativar tal configuração.

Se você tem uma placa de vídeo NVIDIA e quer experimentar gráficos alucinantes, acompanhe os próximos parágrafos, que trazem detalhes sobre esta tecnologia e um tutorial simples para você ativar o DSR.

Afinal, para que serve o DSR?

Mesmo que a alta definição já seja suficiente para muitos jogadores, há aqueles que buscam o máximo em qualidade. Porém, como melhorar os gráficos sem trocar de monitor? Uma das apostas é justamente esta novidade da NVIDIA.

A sigla DSR é a abreviação de Dynamic Super Resolution (que, em português, significa Altíssima Resolução Dinâmica). Trata-se de uma técnica que visa incrementar os visuais de jogos que suportam resoluções superiores ao Full HD mesmo em computadores que contam com displays que só vão até o padrão 1080p.

Basicamente, esta nova tecnologia serve para renderizar os games em resoluções elevadas (seja 2K, 4K ou outras resoluções de ponta) e dimensionar o conteúdo processado para a resolução nativa da tela do usuário. A imagem resultante tem qualidade muito maior do que se ela fosse renderizada diretamente para 1080p.

O que eu preciso para usar a tecnologia DSR?

Em um primeiro momento, a NVIDIA anunciou esta novidade como uma exclusividade para os chips gráficos com arquitetura Maxwell, mas algumas coisas mudaram, possibilitando que mais jogadores aproveitem as novidades. Confira se a sua placa gráfica é compatível:

  • NVIDIA GeForce GTX 980
  • NVIDIA GeForce GTX 970
  • NVIDIA GeForce GTX 980M
  • NVIDIA GeForce GTX 970M
  • NVIDIA GeForce GTX TITAN Black
  • NVIDIA GeForce GTX 780Ti
  • NVIDIA GeForce GTX 780
  • NVIDIA GeForce GTX 770
  • NVIDIA GeForce GTX 760
  • Placas NVIDIA da série GeForce GTX 600
  • Placas NVIDIA da série GeForce GTX 500
  • Placas NVIDIA da série GeForce GTX 400

Obviamente, além de possuir uma das placas de vídeo citadas acima, você precisa ter os drivers mais recentes instalados. É recomendado ainda um processador de alto desempenho e uma quantidade significativa de memória RAM para renderizar os gráficos em 4K.

Como eu posso habilitar o DSR?

A primeira coisa que você precisa saber é que o DSR não é ativado nos jogos, afinal ter uma configuração desse tipo dentro dos games impossibilitaria que títulos mais antigos pudessem se aproveitar desta novidade. O processo de ativação deste recurso é realizado diretamente no Painel de Controle da NVIDIA.

1) Primeiro, acesse o Painel de Controle da NVIDIA;

2) Em seguida, navegue até a área “Gerenciar as configurações em 3D”, dentro da opção “Configurações 3D”;

3) Na lista de opções, abra a caixa “DSR Factors” e marque as resoluções que você deseja liberar para renderização (se você quer rodar o jogo em 4K, então escolha “4.00x native resolution”). Quanto mais opções você marcar, mais resoluções vão aparecer na hora de configurar os gráficos dos jogos;

4) Em “DSR – Smothness”, você pode definir a nitidez dos visuais. Quanto mais elevado este número, maior será a sensação de pixels desfocados, porém menores serão os serrilhados. Recomendamos deixar em níveis próximos a 33%.

Pronto! Agora, ao abrir os jogos, você pode escolher qual resolução deve ser utilizada na renderização. A resolução informada nos games não interfere na do seu monitor, já que os drivers da NVIDIA vão cuidar do processo de redimensionamento.

Se você quiser, também é possível configurar as resoluções diretamente no NVIDIA GeForce Experience, algo que deve facilitar a vida de quem tem muitos games instalados no PC. Agora, basta aproveitar seus jogos com gráficos ainda mais bonitos.

Cupons de desconto TecMundo: