(Fonte da imagem: Reprodução/Nokia)

Durante o Nokia Developer Day 2012, evento que aconteceu hoje (21), na cidade de São Paulo, a empresa finlandesa apresentou ao público os smartphones Lumia 920 e 820 e, também, aproveitou para anunciar o investimento de R$ 20 milhões em ações que promoverão as plataformas Windows Phone e Series 40 no Brasil, atendendo tanto estudantes universitários quanto empresários do setor.

Uma boa notícia é a chegada de uma unidade do mLabs ao país, laboratório da Nokia que ficará localizado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), e que oferecerá treinamentos e cursos para interessados em desenvolver para as plataformas utilizadas pela Nokia. Além disso, esse centro também funcionará como uma incubadora para empresas de pequeno e médio porte desse setor.

O projeto mLab já funciona em países como Armênia, Quênia, Paquistão, Vietnã e África do Sul e, no Brasil, deve iniciar suas atividades no começo de 2013.

Treinamento para universitários

A verba milionária disponibilizada pela empresa finlandesa também será usada para expandir o Programa de Universidades, uma iniciativa da Nokia de levar treinamento para estudantes de faculdades brasileiras que estejam interessados em aprender não apenas a desenvolver apps, mas também a pensar em estratégias de negócios para futuros investimentos.

Desde que foi anunciado, em julho de 2012, o programa já atendeu mais de 2,3 mil desenvolvedores em universidades de nove estados diferentes do Brasil. Agora, a empresa pretende alcançar mais 1,2 mil estudantes de 32 universidades em seis meses. O custo de todo o treinamento é pago pela Nokia e a faculdade precisa, apenas, entrar em contato com a empresa para se candidatar ao treinamento.

Daniel Rocha (esq.) e Almir Narcizo (dir.), da Nokia, anunciam investimento milionário (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro ponto positivo, ressaltado pelo diretor de Developer Experience da Nokia do Brasil, Daniel Rocha, é o fato de quase não haver restrições para que a instituição de ensino se candidate possa receber o programa da empresa. Seja pequena ou grande, pública ou privada, toda faculdade brasileira é uma potencial parceira da Nokia.

O formato do treinamento é variado e vai desde seminários transmitidos pela web, com duração de uma hora, até cursos presenciais que duram cerca de 32 horas.

Cupons de desconto TecMundo: