Primeiras impressões: Nokia exibe Lumia 920 e 820 em São Paulo

2 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: Nokia exibe Lumia 920 e 820 em São Paulo

(Fonte da imagem: Reprodução/Nokia)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aconteceu hoje (21), em São Paulo, o Nokia Developer Day, evento exclusivamente voltado para a comunidade de desenvolvedores de apps para a plataforma móvel da empresa finlandesa. Além das conferências focadas nos recursos do Windows Phone 8, os presentes também puderam experimentar um pouco dos dois maiores lançamentos da companhia: o Nokia Lumia 920 e 820, que chegam ao Brasil no primeiro trimestre de 2013.

Durante os poucos minutos que usamos para testar esses smartphones, tivemos a impressão de estar segurando um produto muito sólido e competente nas mãos. Apesar de visualmente semelhantes à primeira vista, o Lumia 920 se destaca por trazer a posição de câmera e flash na horizontal, além de ter as bordas superior e inferior um pouco mais espessas do que as do Lumia 820.

PureView e lentes Carl Zeiss: combinação imbatível

E como não podia deixar de ser, o uso da câmera é o que chama atenção de imediato em quem quer que coloque as mãos sobre um dos modelos. Para demonstrar a eficiência da tecnologia PureView, a Nokia preparou uma cabine com objetos em um ambiente de baixa iluminação, onde qualquer um poderia experimentar a captura de imagens sob essas condições com o Lumia 920.

Foto tirada com o Lumia 920, sem flash e em ambiente de baixa luminosidade (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O resultado é bastante impressionante e pode ser visto na imagem acima. Mesmo sem flash, os recursos exclusivos da Nokia, em conjunto com a lente Carl Zeiss, asseguram uma imagem clara e muito bem definida, além de uma granulação muito baixa.

Se quiser, compare a mesma cena capturada pela câmera de um Motorola Defy. É claro que há uma distância tecnológica muito grande entre os dois modelos e que hoje smartphones mais modernos possuem uma captura de imagem muito superior à do Defy. Porém, ainda não se igualam ao Lumia 920.

Gravar vídeos com o Lumia 920 também é uma ótima experiência. Graças à estabilização óptica de imagem, o filme possui uma transição suave e a imagem se mantém nítida mesmo quando o smartphone é movimentado rapidamente. Podemos garantir que toda a polêmica em torno do PureView foi mesmo desnecessária: o recurso é excelente.

Acessórios wireless

Além dos aparelhos, a Nokia também mostrou alguns acessórios que já começam a ser comercializados nos Estados Unidos e Europa. Um deles é o carregador sem fio Fatboy DT-901, uma espécie de almofada capaz de recarregar o seu aparelho por indução, ou seja, sem a necessidade de conectar qualquer cabo a ele.

Lumia 920 sobre carregador sem fio Fatboy DT-901 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outros modelos de carregadores por indução compatíveis com os smartphones Lumia 920 e Lumia 820 também foram demonstrados, como o DT-900 e o DT-910. Outro acessório que chama a atenção é o alto-falante portátil JBL PlayUp, que possui  tecnologia NFC: basta aproximar o aparelho do speaker para que os dois equipamentos sejam pareados rapidamente e o som passe a ser transmitido via Bluetooth.

Tanto o Lumia 920 quanto o Lumia 820 chegam ao Brasil até março de 2013, sendo o que segundo será produzido em solo nacional. Por enquanto, o presidente da Nokia do Brasil, Almir Luiz Narcizo, prefere manter os preços de lançamento em segredo, mas garantem que serão competitivos. Ambos serão lançados com suporte para o 4G brasileiro, que operará entre as frequências de 2.500 e 2.690 MHz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.