Uber da TV? Netflix já é maior que Band e RedeTV! no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Uber da TV? Netflix já é maior que Band e RedeTV! no Brasil

A Netflix possui cerca de 65 milhões de assinantes em todo o mundo. O que ninguém sabia, já que a empresa não divulga, é quantos usuários no Brasil são representados nessa contagem. Porém, de acordo com o colunista Daniel Castro, os números são estes: 2,5 milhões de pessoas pagam o serviço por aqui.

Isso significa que a Netflix vai ter uma receita de R$ 500 milhões neste ano, superando redes tradicionais como a Band e a RedeTV! — quarto e quinto maiores canais televisivos, respectivamente. O dado também deixa o Brasil em quarto lugar no mundo entre os consumidores da plataforma, perdendo apenas para EUA, Canadá e Reino Unido.

Castro comenta que os executivos da TV por assinatura estão assustados: eles chamam a Netflix de "Uber do audiovisual" por causa da "concorrência assimétrica" e "injusta". Por outro lado, a plataforma de Reed Hastings vem ganhando força porque une os valores, as tendências e as tecnologias utilizadas pelos jovens atualmente — além de não parar no tempo e saber como se reinventar.

Outro dado interessante notado por Castro é que, se a Netflix fosse uma operadora de TV paga, ela seria a terceira maior do mercado, ficando atrás apenas de NET e Sky.

A principal reclamação das operadoras e programadoras de TV paga é que a companhia de stream de vídeo tem uma carga tributária menor. Além disso, a Netflix não recolhe ICMS e também não paga a Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

É interessante o paralelo que os executivos da TV por assinatura fazem da Netflix com a Uber. Ambos os serviços estão sendo muito interessantes para a população, os usuários estão gostando da experiência e também estão movendo o dinheiro — antes alocado aos modelos conservadores — para novas áreas. Isso também muda aquela ideia anteriormente propagada pelos dinossauros da indústria audiovisual de que a povo "não compra arte" — preço justo e serviço decente é a fórmula para o sucesso na internet. É como dizem: se você para, a tecnologia te engole.

Você também acha que a Netflix pode ser comparada ao Uber? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.