[Atualização 07/01]

O serviço de VPN Unblock-Us emitiu um comunicado esclarecendo a situação. De acordo com a ferramenta, todos os serviços de alteração de região estão funcionando normalmente e não há qualquer relato sobre bloqueios da Netflix nesse e em outros programas do tipo. O problema aconteceu apenas no TorGuard e envolvia testes do DNS da Google no aplicativo para Android do site de streaming de filmes.

Em outras palavras, quem usa esse tipo de gambiarra para acessar o catálogo de outros países pode continuar tranquilo, ao menos por enquanto.

[Notícia original]

O serviço de vídeo por streaming Netflix está bloqueando os acessos feitos por seus usuários através de VPNs. De acordo com informações do site de notícias Torrent Freak, a empresa está executando testes de bloqueio e detecção de ferramentas do gênero em certas regiões e com certos blocos de IP.

A medida visa impedir que os usuários acessem o catálogo de outras regiões do Netflix. Isso acontece porque o serviço conta com um acervo de filmes e séries bem distinto em cada país, devido aos acordos de licença que são assinados com os estúdios.

Pressão dos estúdios

A empresa está sendo pressionada há meses pela AHEDA, a associação que cuida dos direitos autorais dos estúdios, para efetuar mudanças que barrem esse acesso não permitido. Com os VPNs, os usuários podem fingir que estão em outros países e acessar o conteúdo local.

Os serviços mais atacados são o Unblock-US, UnoTelly e o TorGuard, todos eles pagos. De acordo com o TorGuard, a quantidade de erros disparou mesmo nas últimas duas semanas, indicando que o Netflix está aumentando o bloqueio.

Versão web ainda sem bloqueio

O acesso também foi bloqueado no Android, embora ainda esteja disponível no iOS. Felizmente, é possível fazer o downgrade do aplicativo no sistema operacional do robô para obter acesso aos catálogos estrangeiros.

A versão web do Netflix continua sem bloqueio, assim como os demais aplicativos. Porém, não há como saber quanto tempo isso vai durar, já que a empresa testa a opção de verificar o fuso horário do usuário pelo navegador e também a detecção do sinal do GPS do smartphone para comparar com o país que o usuário está acessando.

Cupons de desconto TecMundo: