Muito elogiado, mas também criticado, o Joost que era um velho conhecido dos internautas, aderiu à computação em nuvens e mais uma vez promete revolucionar a experiência de acesso à Internet. Anteriormente o Joost era um programa para assistir TV no computador semelhante ao MegaCubo, porém como a moda dos sites de vídeo chegou para ficar,os desenvolvedores resolveram inovar. De programa comum, o Joost passou a fazer parte do seleto grupo (até o momento) dos serviços online e chega botando banca e estilo na rede.

Assim como o programa de Desktop, o serviço online também foi criado pelos desenvolvedores do Skype e do KaZaA, o sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis. Quando lançado, o Joost “instalável” obteve sucesso imediato sinalizando que a era do entretenimento digital havia chegado. A grande vantagem de um serviço ser online é que não é necessário instalá-lo no computador, porém “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Joost

É claro que o fato de apenas abrir um site e utilizar suas ferramentas é tentador, mas em casos como o Joost, para assistir aos vídeos não é necessário instalar o programa, mas sim, um plugin que facilita as transferências per-to-per e, conseqüentemente você ver tudo diretamente do seu navegador. Este plugin é chamado de Flash, entretanto se você tem em sua máquina a versão 10 deste, é possível que você encontre problemas para assistir aos vídeos. Além de precisar dos plugins, lembre-se que para poder assistir com qualidade e rapidez razoável qualquer coisa na Internet, é necessário possuir uma boa conexão, realidade um pouco distante no Brasil.

Para agradar aos usuários, o Joost chegou à Rede com alguns diferenciais e layout de deixar qualquer um de queixo caído. A versão online do programa inevitavelmente é comparada ao YouTube, porém a proposta do Joost é oposta, ou seja, no site da Google é o usuário quem faz a programação. Já o Joost é voltado para as grandes empresas de televisão que querem divulgar seus programas e claro, fazer o seu jabá. Portanto, para publicar qualquer conteúdo no serviço, é necessário obter uma licença.

Para que qualquer usuário do Baixaki possa utilizar o serviço sem problemas, elaboramos este guia de uso do serviço, afinal se é online é para todo mundo usar. Sem dúvida o maior empecilho que você poderá encontrar ao utilizar o serviço é com o idioma. Infelizmente o site não possui tradução, portanto se você não domina o inglês, um dicionário ou um pouco de força de vontade para desfrutar das ferramentas serão extremamente úteis.

Cadastro

Se cadastre.Para poder assistir qualquer conteúdo é necessário preencher um pequeno cadastro, pois, desta maneira é possível criar sua lista de favoritos, grupos de amigos, opinar sobre os vídeos e muito mais. Para iniciar o preenchimento acesse a página do serviço e no canto superior direito, há um pequeno quadro no qual você pode iniciar seu cadastro inserindo seu email, login e senha. Assim que preencher todos os dados, clique em “Okay” e comece a desbravar o site.

Guias


Assim como a maioria dos sites, a navegação é feita por pequenas guias localizadas na parte superior da janela e, no Joost não é diferente. Vamos começar pela guia “Home”. Nesta guia você confere o que está bombando no serviço, ou seja, ou vídeos mais acessados, os canais assistidos recentemente e também dar uma olhada em o que cada usuário está vendo na área “JoostFeed”.

Guias de acesso.

Na guia “Friends” é possível criar uma rede de amigos e sempre manter contato com a galera. Assim como no Orkut, você pode criar uma rede de relacionamentos e conhecer muitas pessoas. Nesta área você também pode procurar por amigos, saber o que eles estão assistindo, criar grupos de amigos e mais algumas tarefas.

Encontre seus amigos.

Avançando pelas guias chegamos à guia “Groups”. Da mesma maneira que você pode criar grupos de amigos, é possível criar grupos de acordo com afinidades, ou seja, ele pode ser como uma comunidade em um site de relacionamentos, pois nele pessoas com gostos parecidos podem se encontrar.

Para criar um grupo é muito fácil. Em primeiro lugar defina um nome e faça uma pequena descrição, em seguida, clique em “Create Group”. Para ter acesso a esta ferramenta, é necessário confirmar seu email de cadastro. Isso é muito simples, assim que seu cadastro for concluído, um email será enviado a você, abra-o e clique no link para ter acesso a todas as áreas do site.

Grupo de amigos.

Além de personalizar seus grupos e preferências, é possível criar um perfil e, desta maneira interagir com os usuários do serviço. Para mudar sua foto, nome ou inserir mais dados sobre você, clique em “Settings” canto superior direito.

A melhor parte

Depois de criar seu perfil, é hora de começar a assistir não é? Ainda nas guias, você pode acessar os canais ou categorias de vídeos para assistir tudo o que combina com você. Na guia “Shows” você encontra os temas mais variados para não desgrudar os olhos da tela do PC. Nesta categoria é possível conferir shows de ação, esportes, animação, comédia, documentários, ficção científica e mais algumas opções.

Na guia “Music” e “Film” você encontra praticamente as mesmas categorias da anterior, porém cada uma delas apresenta vídeos relacionados à sua área. O interessante destas guias é que em todas é possível acompanhar os destaques, ou seja, assim como na página inicial do Baixaki você encontra dicas sobre o que fazer no computador, em Joost você acompanha todo o dia uma dica de vídeo diferente.

Interface descolada.

Para assistir os vídeos a única coisa que você precisa fazer é clicar sobre ele. Quando você executa esta ação, ele é aberto é possível fazer muito mais do que apenas assisti-lo. Para que você interaja com o serviço e deixe de ser apenas um telespectador, é possível, por exemplo, comentar (Comment), compartilhar (Share) e votar (Shout) na qualidade de todos os vídeos disponíveis. Para executar estas ações, basta clicar nos botões localizados embaixo da tela de exibição e botar a boca no trombone.

Interaja!

Como você possui sua conta de acesso, também é possível criar uma lista de favoritos (Favorite) e uma playlist, para assistir o que você mais gosta e na ordem que você desejar. Para facilitar a vida do usuário, há uma pequena barra de opções onde é possível acessar rapidamente várias áreas do serviço. Para visualizar os atalhos você só precisa clicar nas setas e percorrer com poucos cliques o conteúdo de cada botão.

Barra de atalhos.

É claro que há algumas funções no serviço que não foram citadas neste guia, porém se você gostou do Joost e deseja se aventurar através dele, provavelmente as tarefas mais básicas você irá tirar de letra, pois ele não foge do formato dos sites de vídeo presentes na Internet. Então prepare uma boa poltrona e se divirta assistindo os mais variados tipos de vídeos, infelizmente (ou não), todos em inglês.

Cupons de desconto TecMundo: