Basta atualizar seu navegador para que a falha seja corrigida. (Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

Se você costuma utilizar o Tor para navegar, este artigo lhe é de suma importância. Há alguns dias, um ataque contra essa extensão atingiu os usuários do Windows (veja mais detalhes aqui). Em resumo, o malware identificado explora uma séria vulnerabilidade de segurança de JavaScript – certos aplicativos que possuem essa mesma base de códigos (como o Firefox) também acabaram sendo afetados pela falha.

De acordo com o site Wired, o tal vírus foi certamente desenvolvido por alguma autoridade norte-americana. A intenção? Capturar o IP de usuários. Mas o Tor não garante o anonimato e evita, assim, que qualquer registro seja computado? Acontece que a fragilidade de JavaScript acabou possibilitando uma “quebra” no sistema do navegador.

Entretanto, nada de pânico. Para que o erro seja corrigido, basta atualizar o Tor. E quem está vulnerável à praga? Se o seu Firefox não foi atualizado para uma versão superior à 21ª, se o seu Thunderbird conta com a versão 17.06 ou se você usa uma edição anterior à 2.18 de SeaMonkey, atenção: trate de atualizar suas extensões neste exato momento!

Verifique a versão do seu navegador

Antes mesmo de fazer a atualização em seu browser, verifique a versão dele. É importante notar que a equipe de TorProject está trabalhando em uma forma de disponibilizar atualizações automáticas aos usuários deste navegador. Contudo, para que qualquer problema seja evitado, recomendamos que o download manual da versão mais recente de Tor seja realizado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Para consultar as propriedades de seu browser, clique sobre o botão “TorBrowser” e siga em Ajuda > Sobre o TorBrowser. Note que uma janela será aberta; os detalhes relacionados ao seu navegador logo serão mostrados.

Atualize seu Tor

É bastante simples e rápido atualizar o seu Tor. Clique neste link, selecione a linguagem que deverá ser adotada pelo navegador e aperte o botão “Download Tor Borwser Bundle”. Habilite a opção “Guardar ficheiro” e aguarde o download ser finalizado. Execute o arquivo, acione o botão “Extract” e pronto. Seu Tor foi atualizado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Certifique-se de que seu navegador foi atualizado acionando novamente a opção encontrada no ícone “TorBrowser” (Ajuda > Sobre o Tor Browser). Se você encontrar a versão 17.0.8 estapada abaixo de "Firefox ESR", seu Tor foi atualizado com sucesso.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Nota: as imagens publicadas por este artigo já mostram a versão atualizada de Tor. O procedimento descrito acima, contudo, funciona de modo pleno a todos aqueles que desejam atualizar o tal navegador.

Não conhece o Tor?

Se você não conhece os serviços disponibilizados por esta ferramenta, clique aqui e confira uma descrição completa sobre o browser. Fique à vontade, também, para baixar a versão mais recente de Tor clicando aqui.

Cupons de desconto TecMundo: