As novidades do Firefox 4

3 min de leitura
Imagem de: As novidades do Firefox 4

Com pouco mais de cinco anos de mercado e o segundo lugar absoluto na preferência dos usuários, o Mozilla Firefox anunciou no final de 2009 que já está trabalhando em uma nova versão do seu navegador.

O produto ainda não tem uma data definida para ser disponibilizado para download, mas tudo indica que seu lançamento ocorra ainda em 2010. Atualmente o navegador está em sua versão 3.6 e, já neste primeiro trimestre, será disponibilizada a versão 3.7. Segundo a empresa a ideia é implementar algumas das inovações já na próxima atualização, tornando a transição para o novo visual gradativa até o final do ano.

Mas quais serão estas novidades? Como será o design da quarta versão do navegador da Mozilla Foundation e quais são os benefícios que ele trará para os usuários? Enquanto o novo Firefox não chega, o portal Baixaki adianta algumas respostas para você.

Visual do novo Firefox. Foto: reprodução blog Stephen Horlander.

Novo visual

Stephen Horlander, um dos envolvidos na criação do design da nova versão do Firefox, divulgou em seu blog algumas imagens do navegador. O primeiro detalhe que chama atenção é a implantação do "App Button" no canto superior esquerdo.

A função não é exatamente uma inovação e pôde ser vista pela primeira vez no Windows 7. Trata-se uma espécie de menu de contexto onde serão listadas todas as apps - complementos - do navegador. A partir dele será possível ter acesso rápido e organizado a todas elas, bastando para isso um simples clique no menu expansível.

Outra vantagem do novo sistema é o fato de ele ocupar bem menos espaço e ser bem mais discreto em relação ao que é utilizado atualmente. Além do aspecto estético a nova localização dos complementos tem a vantagem de ter um carregamento mais leve e menor probabilidade de conflito entre diversos apps.

Visual do novo Firefox. Foto: reprodução blog Stephen Horlander.

Aparência próxima ao visual do Office

Outro elemento apontado pelo designer como um benefício para o usuário é a proximidade ao layout dos menus adotados em programas como o Microsoft Office 2010. A propostas agora é apostar em textos ao invés de ícones para cada uma das funções.

A explicação para a mudança é simples: os ícones, dependendo da quantidade de funções, podem acabar confundindo os usuários, algo que com o texto seria plenamente resolvido. Ao invés de todas elas estarem sempre dispostas na tela, submenus de contexto dariam conta do recado.

Visual do novo Firefox e comparativo com o Word. Foto: reprodução blog Stephen Horlander.

Refinando a barra de ferramentas

Ainda em estágio de desenvolvimento, a proposta do Firefox 4 é apresentar um visual refinado, mais moderno e que transmita uma sensação de leveza. Mais uma vez a aposta é seguir a tendência de outros navegadores, como o Safari e o Chrome.

Para isso o layout ganha cantos arredondados, botões menores e menos invasivos, além de barras de endereços e de favoritos mais discreta. Na diferenciação entre itens a aposta é utilizar mais cores de contraste complementar. Haverá ainda opção para usuário decidir se quer manter ou não a barra de favoritos.

Visual do novo Firefox e comparativo com a versão atual. Foto: reprodução blog Stephen Horlander.

Aperfeiçoando a experiência do usuário

Uma das principais características não só do novo layout do Firefox, mas também da maioria dos softwares lançados em 2009, é tornar o acesso por parte dos usuários mais intuitivo e rápido e, sem dúvida, a semelhança em termos de design facilita esse processo.

Dessa forma, a ideia não é copiar, mas desenvolver algo semelhante que torne o programa em questão mais acessível para leigos e agradável para os hard users, que passam horas na frente do computador.

Visual do novo Firefox com diferentes personalizações. Foto: reprodução blog Stephen Horlander.

Lançamento e impacto no mercado

Com dissemos anteriormente, ainda não há uma data oficial definida para o lançamento do Firefox 4, mas partes do novo aplicativo já devem ser conhecidas na versão 3.7 do navegador prevista para o primeiro trimestre.

A implantação será gradual e, como é de praxe no produto da Mozilla Foundation, muitos itens devem ser aperfeiçoados apenas após a experiência dos usuários, nas constantes atualizações que a empresa lança antes de mudar algo em definitivo. Vale lembrar que as imagens disponibilizadas ainda podem sofrer diversas alterações, uma vez que o projeto ainda está em andamento.

E você, caro usuário, qual é a sua expectativa para o lançamento da quarta versão do Mozilla Firefox? O que achou das mudanças apresentadas? O produto da Mozilla Foundation é seu navegador predileto? Dê sua opinião e participe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.