(Fonte da imagem: Divulgação/Mozilla)

Com a mais nova versão do Firefox apostando em velocidade e baixo consumo de memória, e levando em conta também os novos Chrome, Opera e Internet Explorer, aquela velha e interminável dúvida volta a surgir: afinal, qual o melhor navegador da internet?

O Lifehacker resolveu fazer uma bateria de testes no Windows, analisando itens baseados na experiência de navegação e em resultados de benchmarks que executem CSS ou JavaScript. Mas lembre-se: velocidade não é tudo, já que os aplicativos dependem de uma série de fatores para funcionarem da melhor maneira possível. Confira abaixo alguns dos testes realizados:

Inicialização

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

O item mede o momento em que você clica no ícone do navegador até o exato instante em que é possível começar a digitar endereços e navegar. A vitória foi unânime para o Opera 11.64, que leva menos de dois segundos. O Firefox 13 leva quatro vezes esse tempo.

Carregamento de abas

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Foram abertas nove abas diferentes, como Facebook e Gmail, passando também por sites mais pesados, como o Hulu. Quem apresentou o menor tempo de carga foi novamente o Opera, com pouco mais de cinco segundos. Firefox e Internet Explorer 9 até melhoraram em desempenho, enquanto o Chrome 19 ocupa a lanterna da categoria.

Carregamento de endereços

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Por utilizar um recurso de autocompletar, o Chrome levou fácil o carregamento de páginas por URL, com uma velocidade quase instantânea. O Opera foi, de longe, o pior colocado.

Restauração de sessão

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Reabrir as abas que estavam em funcionamento antes de você fechar o navegador é um recurso bastante útil – mas será que é igualmente rápido? O Firefox, que traz esse item como uma de suas novidades, levou fácil a categoria: restaurou nove abas em menos de seis segundos. O Chrome novamente amarga o último lugar, com cerca de 22 segundos. O Internet Explorer, por não ter essa função, sequer entrou na briga.

JavaScript

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

O Chrome voltou a apresentar melhor desempenho rodando aplicativos e sites em Java. A briga foi acirrada pelo segundo lugar, conquistado pelo Firefox, seguido pelo Internet Explorer e pelo Opera.

Uso de memória

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Com nove abas abertas e cinco extensões operando, o Firefox 13 surpreendeu e gastou menos do que Chrome e Opera. Enquanto a concorrência apresentou quase 200 MB usados, o navegador da Mozilla gastou apenas 60 MB.

Resultado final

Para não ser injusto e dizer que um navegador é definitivamente melhor que o outro, o Lifehacker qualificou o número de vitórias de cada um. O Firefox ficou na ponta, com desempenho de 75%. O segundo lugar é um empate entre Opera e Chrome, com 66%. Por último está o Internet Explorer, com 45%. Apesar de não ser oficial ou unânime, o site garante que há realismo no veredicto.

Fonte: Lifehacker

Cupons de desconto TecMundo: