Nem todas as extensões do Firefox acompanharam a evolução do navegador. Nota-se isto claramente ao tentar instalar no navegador Firefox 3.0 uma extensão compatível apenas com a versão 2.0 do Firefox. Ao efetuar esta tentativa, você visualizará a mesma mensagem contida na figura abaixo.
)
Nossos vídeos em destaque
Para você não ter de abandonar suas antigas extensões, há duas maneiras de burlar isto. O Baixaki lhe ensina um passo-a-passo para você ignorar esta restrição, acompanhe:
1º MÉTODO
1) Digite em seu navegador a seguinte frase: about:config
)
2) Uma mensagem é exibida informando que você deve ter cuidado. Clique em “Serei cuidadoso, eu prometo!”
)
Agora você deve estar visualizando as configurações internas do seu Firefox. Para adicionar uma nova configuração você deve fazer o seguinte:
3) Clique com o botão direito em qualquer área das configurações, e selecione “Nova Opção”. Após isto selecione a opção “Boolean...” e então escreva esta frase: extensions.checkCompatibility
)
)
4) Como na figura abaixo, será solicitado a seleção de um valor. Selecione “False”.
)
Pronto! Seu Firefox 3.0 aceita extensões do Firefox 2.0 e você pode instalá-las normalmente.
2º MÉTODO
Este modo é mais trabalhoso que o primeiro, e inviável também, pois você irá alterar a compatibilidade da extensão e não do navegador. Acompanhe:
1) Renomeie sua extensão colocando como extensão o ZIP. Ou seja de “supert-0.7.9.1-fx+fl.xpi” sua extensão deverá se chamar: “supert-0.7.9.1-fx+fl.zip”.
)
2) Após renomear a extensão, extraia o seu conteúdo para uma pasta qualquer.
)
3) Dentro da pasta que você extraiu há um arquivo chamado: “install.rdf”. Abra este arquivo com o Bloco de Notas.
4) Localize no código da extensão a seguinte frase:
Ao lado deste dizer deve haver um número, o qual faz referência à versão do navegador com qual a extensão é compatível. Este número deve ser substituído, portanto, apenas apague-o e coloque o seguinte número: 3.0.1.
)
5) Agora compacte a pasta novamente, transformando-a em um arquivo ZIP.
6) Após compactar, renomeie a pasta colocando a extensão XPI novamente.
7) Instale o complemento normalmente.
Apesar do segundo modo ser muito mais complicado, ele serve como alternativa para usuários que não tenham obtido sucesso com o primeiro método. Vale ressaltar que com o segundo método você terá de modificar o código de toda extensão que você baixe, enquanto que no primeiro modo o trabalho é reduzido, fazendo-se necessário efetuar apenas uma vez o processo de modificação do código do navegador.
Em nossos testes, algumas extensões não funcionaram como deveriam. E tais erros podem ocorrer realmente, pois você está forçando uma instalação que não é recomendada. Portanto, a adição de complementos obsoletos deve ser efetuada por sua conta e risco.
)
)
)
)
)
)