O Mozilla Firefox é um programa que veio conquistando os usuários por suas vantagens. Sem grandes campanhas para divulgação, o software foi muito difundido através dos próprios usuários que ficaram fascinados com um mundo novo de recursos.

A última versão do navegador da raposa já saiu há algum tempo, porém muitos usuários ainda preferem teimar e dizer que outros navegadores são superiores. Fato é: o melhor navegador é aquele que mais te agrada e que lhe proporciona o maior número de recursos e facilidades.

O Baixaki resolveu separar os principais destaques para mostrar que mesmo não sendo o líder de mercado, o Firefox ainda detém recursos que dão um show em qualquer outro concorrente.

Os complementos

A princípio os complementos não são de autoria da equipe da Mozilla e claro que nenhum adicional vem junto com o navegador. No entanto, o fato interessante é o suporte total que o navegador tem a imensa quantia de plug-ins, temas e extensões. Além de a instalação ser fácil, os complementos são ferramentas que tornam a navegação super prática.

Mozilla Firefox - Um verdadeiro canivete suíço

Os desenvolvedores também ficam muito contentes com o Mozilla Firefox, pois é um navegador que oferece uma plataforma muito simples para criar utilidades para os usuários. Vale salientar que os complementos do Firefox são muito pequenos, de modo que não deixam o navegador sobrecarregado.

Os principais plug-ins estão presentes no Firefox, incluindo o Quicktime, o RealMedia, o Flash e o Java. Além disso, qualquer conteúdo de mídia é facilmente executado com o raposinha, pois ele possui os complementos que permitem a utilização de programas exteriores.

Como senão bastasse, há modos de você personalizar os sites ao seu gosto. Por exemplo: se você não consegue largar o Orkut por nada e adora enfeitar ele, o Firefox é o único navegador que trabalha com scripts em Java e aplica instantaneamente novos visuais ao seu Orkut.

Visuais diferentes para cada sistema

O pequeno navegador chega a surpreender alguns com sua variedade de temas, mas não era pra menos, pois a equipe desenvolvedora do programa criou interfaces diferentes para cada sistema operacional. Deste modo, os usuários que usam o Windows visualizam uma janela parecida com o sistema da Microsoft, já quem possui um MAC ganha um navegador com uma cara mais Apple.

Temas diferentes em cada sistema

Favoritos espertos...

O Firefox sempre teve uma barra simples para adicionar os favoritos, fator que sempre foi muito útil, visto que a barra não sobrecarregava e ajudava muito quem visita diariamente os mesmo portais. Com o lançamento da terceira versão do navegador, os usuários que possuem favoritos em excesso ganharam um recurso para achar mais rápido o que procuram.

Favoritos - Uma maneira de ajudar o usuário...

São duas pastinhas que ficam dentro do menu “Favoritos”, uma é a “Favoritos recentes” e a outra é a “Marcadores recentes”. Muitos talvez não usem esses recursos, porém para quem já estava acostumado, agora sim possui ainda mais praticidade com seus favoritos.

Além destas opções, o Firefox oferece uma janela exclusiva para você ordenar e organizar tudo ao seu gosto. É possível importar, exportar, criar pastas, criar novos favoritos através do histórico e muito mais.

A barra inteligente

Quem disse que a barra de navegação tem que ser simples? Foi pensando nisso, que a Mozilla preparou uma barra mais eficiente para você. Agora você não precisa ficar digitando um endereço completo para visitar um site, basta digitar um pedaço ou um termo completo da página que deseja visitar. Dê uma olhadinha no exemplo abaixo e veja como funciona.

Um novo modo de navegar...

Ele é seguro?

Pode confiar, pois o Firefox é um dos navegadores mais seguros da atualidade. Contando com os certificados mais confiáveis para compra, transações online e navegação em sites particular, o navegador não sofre problemas constantes na segurança, sendo que quando há algum problema, a Mozilla sempre lança uma atualização em pouquíssimo tempo.

Baixo consumo de memória

Diversos testes já comprovaram, o Mozilla Firefox consome pouquíssima memória se comparado com outros navegadores. A nova versão então é a que menos consome recursos do sistema, de modo que mesmo que você utilize o Windows Vista não precisa ter receio de que o aplicativo vá causar lentidão no sistema.

Um dos mais velozes...Muito veloz

Alguns duvidam e outros cismam em dizer que não, mas por mais que contrariem, o navegador da raposa é, inegavelmente, um dos mais velozes. Em vários testes realizados, ele consegue carregar grande parte dos sites 20% mais rápido. Além disso, mesmo que você aba uma grande quantidade de abas, o navegador não vai ficar mais lento, o que é uma grande vantagem para o usuário que gosta de navegar em vários sites.

Ele é compatível com qualquer site? Sim!Incompatibilidade?

Ao contrário do que muitos pensam, o Mozilla Firefox não possui nenhum tipo de incompatibilidade conhecido. Se você fica pensando a respeito de algum site não funcionar no navegador, pode parar de se preocupar, pois ele consegue carregar qualquer site, identicamente a outros navegadores.

Restam dúvidas?

Em síntese, há muitas outras vantagens que poderíamos citar a respeito do Firefox. No entanto, a melhor impressão que você pode ter do navegador é fazendo um teste e tirando suas próprias conclusões. Aqui no Baixaki você pode baixar muitos complementos do Firefox e pode conhecer a fundo o que cada um faz, visto que nosso site sempre detalha a funcionalidade de cada um.

Você já usa o Firefox? Qual é o seu navegador preferido? Discorda de alguma coisa do texto? Comente a respeito, queremos ouvir você.

Cupons de desconto TecMundo: