Copo espacial: saiba como astronautas brindam em órbita

1 min de leitura
Imagem de: Copo espacial: saiba como astronautas brindam em órbita

A força da gravidade está tão presente em nossas vidas que, boa parte do tempo, nem temos a consciência de que ela existe ou facilita a realização de tarefas que consideramos triviais. Prova disso é o exercício de criatividade e as tecnologias necessárias para que astronautas possam se alimentar e ir ao banheiro em um ambiente de microgravidade. E na hora de brindar com os amigos, não é diferente.

Para poder tomar água de maneira parecida com a que fazemos aqui na Terra, os astronautas precisam usar um recipiente especial, conhecido como “Space-Cup”. Para começar, não é possível simplesmente despejar o líquido de uma garrafa para o copo. Por isso, a bebida é inserida no copo por meio de um canudinho.

Depois, os astronautas confiam na ação capilar (ou capilaridade) para beber o conteúdo do Space-Cup. Essa propriedade física faz com que líquidos possam fluir por um caminho muito estreito sem a ajuda da gravidade. Por isso, de um lado o copo espacial se parece com um cilindro normal. Mas do outro lado, ele possui um ângulo bem fechado, que é por onde o líquido flui. Visto de cima, a forma da boca do copo se assemelha à de uma gota-d’água. Solução simples e eficaz.

O astronauta Don Petit também comenta que essa é a técnica usada para controlar o combustível dentro dos tanques da nave. De acordo com Petit, há diversas “veias” que conduzem o fluido até a porta de sucção, onde está localizado o propulsor do foguete. Isso também ajuda a evitar a formação de bolhas de gases dentro do tanque de combustível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.