Nos últimos dias, diversos vídeos "ao vivo" têm aparecido no Facebook mostrando astronautas trabalhando na Estação Espacial Internacional ou então exibindo a curvatura de nosso planeta. Pois bem, segundo a própria NASA, essas transmissões são falsas.

Vários sites de notícias fizeram uma investigação e descobriram que os vídeos supostamente transmitidos ao vivo pelas páginas Unilad e Viral USA no Facebook são na verdade gravações de missões anteriores, como a expedição 38 que ocorreu em 2013.

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço fez uma declaração a respeito: “Embora a agência ofereça imagens ao vivo das câmeras da estação espacial através do ISS HD Earth Viewing Experiment, não houve nenhuma atividade fora da estação espacial desde que a nave de carga Orbital ATK Cygnus chegou ao laboratório no último domingo”. Segundo o porta-voz, a próxima missão (Expedition 49) ocorrerá somente no próximo sábado.

Apesar de serem falsas, as supostas transmissões fizeram bastante sucesso. O vídeo publicado pela página Unilad atingiu 17 milhões de visualizações, enquanto que a Viral USA conseguiu 26 milhões. Obviamente, as páginas se beneficiaram dos posts devido à exposição e aos milhares de novos seguidores, mas nenhuma delas deu uma declaração oficial falando a respeito da fraude.

Cupons de desconto TecMundo: