Tesla lança atualização de segurança para 2 milhões de carros com piloto automático

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Imagem: Getty Images/Reprodução

A Tesla iniciou a distribuição de uma atualização de software para mais de dois milhões de veículos para corrigir um problema no piloto automático. A compilação é entregue a unidades vendidas nos Estados Unidos.

A correção contida no pacote 2023.44.30 é a resposta da Tesla para a ordem de recall da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA). Nos últimos dois anos, a entidade investigou uma série de acidentes envolvendo veículos da companhia no piloto automático, um recurso nativo de todo carro da fabricante.

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A atualização busca solucionar problemas encontrados no mecanismo Autosteer disponível em carros da Tesla.A atualização busca solucionar problemas encontrados no mecanismo Autosteer disponível em carros da Tesla.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"Em certas circunstâncias, quando o Autosteer está ativado, a proeminência e o escopo dos controles do recurso podem não ser suficientes para evitar o uso indevido do motorista", pontuou a agência no comunicado de recall.

A atualização é distribuída para os modelos com suporte ao Autosteer, um recurso do piloto automático do Tesla, presente nos modelos:

  • Model S (2012-2023);
  • Model X (2016-2023);
  • Model 3 (2017-2023);
  • Model Y (2020-2023).

Atualização busca evitar o recall

Em resposta, a Tesla discordou da análise da NHTSA e, para evitar o recolhimento dos veículos, liberou o update gratuito. Segundo a empresa, o pacote inclui "controles e alertas adicionais nos veículos afetados para encorajar o motorista a continuar dirigindo com responsabilidade mesmo com o Autosteer ativado".

O update também inclui mais pré-requisitos para a ativação do Autosteer. Se não forem atendidos, o modo do piloto automático pode ser totalmente desativado. A empresa esclarece que a compilação é distribuída de forma gradativa desde terça-feira (12).

A Tesla já esteve envolvida em uma série de pedidos de recall nos últimos anos. Em fevereiro de 2023, por exemplo, a NHTSA também ordenou o recolhimento de 360 mil veículos por falhas na direção automática.

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