Tesla recolhe 363 mil carros por falha em direção automática

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Segundo um documento divulgado pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos, a Tesla está recolhendo quase 363 mil de seus carros elétricos por falhas em uma versão de seu software completo de direção automática que podem causar acidentes.

O recall abrange veículos dos Model S e Model X, fabricados entre 2016 e 2023, além dos Model Ys produzidos a partir de 2020. Ele se aplica a todos os veículos com a versão beta do software de direção automática.

Tesla model Y, que vai ter unidades recolhidas pela empresaTesla model Y, que vai ter unidades recolhidas pela empresaFonte:  Divulgação 

As demandas da Tesla já não estão mais superando a produção, por isso, a marca enfrenta um crescimento lento — e o recolhimento dos veículos é mais um desafio para o executivo-chefe, Elon Musk, que disse repetidas vezes que a versão beta do software está quase pronta para lançamento.

Um problema antigo

O software Autopilot da Tesla está sob investigação do órgão regulador dos Estados Unidos desde 2021. O piloto automático foi ativado em 11 casos em que um Tesla entrou em uma cena de acidente, causando um total de 17 feridos e uma morte.

Ele é um software que permite que o carro mude de faixa automaticamente, embora o motorista ainda precise prestar atenção à estrada e ao veículo.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA diz que o software pode fazer com que o carro “se comporte de forma insegura em cruzamentos”. Os veículos podem passar direto por cruzamentos, não parar em sinais ou dirigir imprudentemente em sinais amarelos, além de acelerar acima dos limites de velocidade.

A Tesla discordou da análise do órgão regulador, mas concordou em “administrar um recall voluntário com muita cautela.”

Os proprietários dos carros recolhidos devem ser notificados até 15 de abril e a Tesla planeja lançar uma atualização gratuita do software para corrigir o problema. Segundo nota oficial da empresa, a atualização “melhorará a forma como o FSD beta negocia certas manobras de direção”.

No Twitter, Musk disse que a palavra recall era “anacrônica” e “totalmente errada”, já que o problema pode ser resolvido por meio de uma atualização no software.

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