Carro novo: 5 motivos para economizar com um consórcio digital

3 min de leitura
Imagem de: Carro novo: 5 motivos para economizar com um consórcio digital
Imagem: GettyImages

O Brasil tem uma paixão inegável por carros. Assim confirmam os quase 50% da nossa população que possui um automóvel em casa. Hoje, o cenário econômico do país não está favorecendo esse desejo, mas o consórcio digital parece ser uma alternativa mais atraente no momento.

As altas taxas de juros, com a Selic acima de 13%, tornaram os financiamentos caros. A compra de um veículo, seja ele novo ou usado, passou a incentivar motoristas a procurarem soluções financeiras mais inteligentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse é o caso dos consórcios, que estão ganhando cada vez mais popularidade pelos motivos que listaremos a seguir com a ajuda do o Mycon, a primeira fintech de consórcios do Brasil. Confira!

1) Planejamento financeiro inteligente

Para muitos, comprar um veículo significa se endividar com financiamentos que consomem boa parte do orçamento. Nesse contexto, o consórcio digital surge como uma opção que possibilita a realização desse sonho sem comprometer a saúde financeira.

Em comparação com os financiamentos tradicionais, o consórcio digital pode custar até 10 vezes menos. Isso ocorre porque não há juros envolvidos, tornando o consórcio uma escolha economicamente inteligente.

Um consórcio digital pode custar até 10x menos do que financiar um carro.Um consórcio digital pode custar até 10x menos do que financiar um carro.Fonte:  GettyImages 

O reconhecimento dos consórcios vem crescendo a cada dia. Na modalidade de veículos leves, foram quase 100 mil cotas vendidas a mais nos primeiros seis meses de 2023 se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

2) Ausência de juros

Falando em juros, é válido dizer que eles representam uma das grandes desvantagens que vêm junto com os empréstimos e financiamentos convencionais. Por outro lado, os consórcios digitais não possuem taxas de juros, facilitando ainda mais a aquisição do seu carro zero.

Não há acréscimo de juros ao longo do tempo em um consórcio.Não há acréscimo de juros ao longo do tempo em um consórcio.Fonte:  GettyImages 

3) Parcelas adaptáveis ao seu orçamento

Um dos principais atrativos dos consórcios digitais é a flexibilidade de pagamento. As parcelas podem ser adaptadas ao seu orçamento, tornando a compra de um automóvel um objetivo tangível para diversas famílias brasileiras que precisam de um carro para trabalhar, levar os filhos à escola ou viajar pelo país.

Vale lembrar que a Lei 11.795 do Consórcio te dá a garantia de que o dinheiro aplicado continua sendo seu. O consórcio apenas administra a conta do grupo, mas não pode mexer nele. Além disso, o Banco Central verifica se o investimento está seguro como uma conta poupança.

4) Contemplação antes do término do consórcio

Outra vantagem de aderir a um consórcio digital é a chance de ser contemplado antes do término do plano. Esse benefício é uma realidade caso você seja sorteado(a) ou opte por dar um lance vencedor.

É possível adquirir o carro novo antes do previsto no consórcio.É possível adquirir o carro novo antes do previsto no consórcio.Fonte:  GettyImages 

Nos financiamentos tradicionais, a aquisição do carro só ocorre após o pagamento completo da compra. Isso torna o processo de aquisição mais demorado, prejudicando quem precisa ter em mãos as chaves do carro o quanto antes!

5) Processo online economiza tempo e esforço

Ao escolher um consórcio digital, você economiza não apenas dinheiro, mas também tempo e esforço. As plataformas online ajudaram na transformação digital dos consórcios a fim de garantir a oferta de um processo mais acessível e eficiente.

É possível realizar todas as etapas, desde a adesão até o acompanhamento das parcelas, com apenas alguns cliques. Para ingressar em um consórcio digital, o primeiro passo é escolher uma administradora confiável.

Após a escolha, você define o valor e o prazo que deseja para o pagamento do consórcio. Todo mês, acontecem assembleias do consórcio onde os participantes têm a chance de serem contemplados por sorteio ou por meio de lances fixos ou livres.

A contemplação fornece uma carta de crédito que pode ser usada para adquirir o veículo desejado, o que geralmente garante negociações mais vantajosas com vendedores. É importante continuar pagando as parcelas mensais até o término do contrato, a menos que haja a opção de quitação antecipada. Quando o contrato é quitado, você recebe o bem que deseja.

Ou seja, mais uma vez, podemos desfrutar de uma tecnologia que está a serviço de uma economia inteligente – nesse caso, em prol do seu sonho de ter um carro novo na garagem.

A paixão brasileira por automóveis não significa que você deve comprometer seu bem-estar financeiro para realizar esse sonho. Os consórcios digitais representam uma alternativa econômica e acessível que vale a pena conhecer.

Achou o conteúdo de hoje interessante? Aproveite para ler o artigo em que elencamos os 11 carros elétricos mais acessíveis do Brasil e continue acompanhando o TecMundo para obter insights valiosos sobre economia e tecnologia!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.