8 dicas para viajar de carro elétrico com segurança

5 min de leitura
Imagem de: 8 dicas para viajar de carro elétrico com segurança
Imagem: GettyImages

Os carros elétricos já são uma realidade no mundo. Embora o número desses veículos ainda seja muito menor que os normais, a tendência é que, num futuro não muito distante, eles se tornem comuns no dia a dia, principalmente em relação à economia e preservação do meio ambiente.

Sendo assim, com os modelos comercializados atualmente, é possível até mesmo viajar com carro elétrico para qualquer destino. Entretanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de pegar a estrada, principalmente em relação à autonomia e cuidados com esse tipo de veículo.

Sendo assim, hoje o TecMundo, junto com a GreenV, traz uma lista com oito dicas para viajar de carro elétrico com segurança. Confira!

1. Faça uma análise de toda a rota

Antes de fazer a viagem, é primordial que você tenha toda a rota planejada. O motivo são vários, desde ter uma noção real da distância – e do quanto irá levar para completar todo o trajeto – até o mais importante: mapear todos os possíveis pontos de recarga do seu carro elétrico.

Faça o planejamento da sua viagem antes de inicia-laFaça o planejamento da sua viagem antes de inicia-laFonte:  GettyImages 

Isso porque, por conta da baixa autonomia da bateria padrão, dependendo da distância, não será possível fazer toda a viagem apenas com a carga completa da energia do seu carro.

Para isso, existem aplicativos, como o GVgo, desenvolvido pela GreenV, que permite traçar rotas com pontos de recarga, localizar os pontos de carregamento espalhados pelo Brasil, efetuar reserva de estações, saber se estão em uso e realizar pagamentos pelo app, por meio de cartão de crédito ou outras formas de pagamento.

2. Esteja com a manutenção do seu carro em dia

Não é porque seu carro é elétrico que ele não deve ficar livre das manutenções dos veículos comuns. Para isso, verifique componentes do motor como óleo, graxa e líquido de arrefecimento, uma vez que os carros elétricos exigem mais lubrificação em diversas partes da sua engrenagem.

Não esqueça de fazer a manutenção do carro antes da viagemNão esqueça de fazer a manutenção do carro antes da viagemFonte:  GettyImages 

Além disso, também é preciso verificar a condição dos pneus, principalmente em relação a calibragem. E, claro, o mesmo também vale para o estepe, já que ele é essencial caso aconteça algum problema com os quatro principais.

3. Faça a recarga completa antes de partir

Assim como qualquer outro gadget eletrônico, como celulares, smartwatches, entre outros, o seu carro elétrico também precisa estar com a bateria totalmente carregada.

Procure sair de casa com a bateria totalmente carregadaProcure sair de casa com a bateria totalmente carregadaFonte:  GettyImages 

Se tratando de uma viagem, cujo percurso provavelmente será maior que o de um dia comum, é primordial que você use a energia total do seu veículo. Até mesmo para que, caso aconteça algum imprevisto em um posto de recarga mapeado, você tenha condições de se dirigir até o próximo.

4. Procure poupar a energia durante a viagem

Nos carros elétricos, a bateria tem a mesma função dos combustíveis nos veículos comuns. Com isso, atividades comuns de viagens, como recarga de celulares e uso do ar condicionado, podem acabar com a energia mais rápido que o planejado, e até mesmo deixar você na mão.

Se possível, evite carregar aparelhos e usar o ar condicionado para não gastar demais a bateria do seu carro elétricoSe possível, evite carregar aparelhos e usar o ar condicionado para não gastar demais a bateria do seu carro elétricoFonte:  GettyImages 

Sendo assim, analise com atenção cada uma dessas atitudes. Por exemplo, caso não esteja muito calor, opte por abrir as janelas ao invés de usar o ar condicionado. E em relação aos aparelhos, só faça a recarga deles, caso a bateria esteja no final e você precise utilizá-lo, como para se guiar por app de navegação como o Waze.

5. Atenção ao fazer a recarga

Na hora de fazer a recarga, é preciso estar atento a alguns pontos. O principal deles é em relação a porcentagem de energia dela. Todas as baterias dos veículos elétricos, depois de atingirem 80%, costumam diminuir o processo de carregamento.

O processo de recarga diminui após ele atingir uma determinada porcentagem altaO processo de recarga diminui após ele atingir uma determinada porcentagem altaFonte:  GettyImages 

Dessa forma, é preciso optar entre voltar à estrada com esses 80%, ou esperar um pouco mais até que ela atinja a carga total. Para isso, você pode fazer um cálculo desses 20% em relação a autonomia do veículo e ver se vale a pena esperar ou não.

6. Esteja com o seguro em dia

Outro elemento primordial para uma viagem é estar com o seguro do veículo em dia. E com os elétricos o cuidado precisa ser maior. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, é difícil achar mecânicos que possam cuidar de algum eventual problema, da mesma facilidade que os carros comuns.

Esteja com o seguro do seu carro elétrico em dia antes de partir para uma viagemEsteja com o seguro do seu carro elétrico em dia antes de partir para uma viagemFonte:  GettyImages 

Com isso, caso ele tenha algum problema durante a viagem, o jeito é acionar o seguro para fazer o resgate, ou até mesmo levá-lo a um estabelecimento que tenha expertise para cuidar destes tipos de carros.

7. Um carregador como segunda opção

Caso o seu destino seja uma área onde não tenha postos com pontos de recarga, uma opção é você mesmo realizá-la. Para isso, é necessário ter um carregador para que ele utilize a energia elétrica comum, de uma residência padrão, para fazer a restauração da energia.

Usando um carregador adequado, é possível fazer a recarga do seu carro usando uma tomada comumUsando um carregador adequado, é possível fazer a recarga do seu carro usando uma tomada comumFonte:  GettyImages 

Entretanto, é preciso que as tomadas sejam aterradas, seguindo o padrão NBR5410 de três pontos. Caso a entrada seja diferente, um adaptador pode resolver o seu problema.

8. Fique atento com a volta para casa

E por fim, é preciso que você redobre as atenções na hora de voltar para casa. Além de fazer uma nova rota, sempre pensando nos postos para realizar a recarga do veículo, geralmente é um momento onde o motorista está mais cansado, e com isso mais desatento.

É preciso ter a mesma atenção na volta para casaÉ preciso ter a mesma atenção na volta para casaFonte:  GettyImages 

Não custa nada repetir os procedimentos de verificar os componentes do seu carro, como óleo e pneu, e também fazer economia de energia para não gastar mais a bateria do seu veículo do que o planejado anteriormente.

Agora que você já tem boas dicas, é só organizar a sua viagem e curtir sem maiores preocupações pelo caminho.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.