8 dicas para não cair em golpes ao comprar carros seminovos online

4 min de leitura
Imagem de: 8 dicas para não cair em golpes ao comprar carros seminovos online
Imagem: GettyImages

O mercado de carros usados já é bastante comum em nosso país, e muitas pessoas optam por comprar veículos dessa forma em vez de pegar um modelo 0KM. Porém, é importante ficar atento para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo online.

Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro semestre de 2023 foram vendidos mais de 4,3 milhões de carros usados/seminovos no Brasil. Isso representa uma alta de 5,85% em relação ao mesmo período de 2022.

Para ajudá-lo nessa jornada caso decida comprar um carro usado, vamos listar abaixo alguns pontos que você precisa observar para que a transação não lhe traga dores de cabeça posteriormente.

1 - Fique atento ao preço

Comprar carros seminovos é um mercado em expansão no Brasil.Comprar carros seminovos é um mercado em expansão no Brasil.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O primeiro ponto que chama a atenção de muitas pessoas ao procurar por um carro novo é o preço. Apesar de parecer tentador, desconfie se encontrar um veículo popular como um Renault Kwid 2021 por um valor próximo a R$ 20 mil, pois ofertas muito baratas podem ser um forte indício de golpes ou de carros em mau estado.

A melhor forma para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo é ficar atento ao preço. Pesquise valores de referência antes de finalizar uma transação.

2 - Não pague adiantado

Isso vale para qualquer tipo de compra online, mas é outro ponto que exige atenção para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo.

Muitos golpistas podem te pressionar a fazer algum tipo de pagamento adiantado, supostamente como um sinal para garantir que o carro será seu. Porém, não realize qualquer tipo de pagamento antes de ver o veículo pessoalmente, avaliá-lo e assinar o contrato de compra e venda.

3 - Verifique o histórico do veículo

(Fonte: GettyImages)Fique de olho no histórico do carro e verifique se está em boas condições.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo, pois essa é uma forma de não ter dores de cabeça posteriormente.

As informações presentes no histórico são importantes para que você entenda a procedência do carro que deseja adquirir. Isso é essencial, não só porque vários golpistas escondem problemas como batidas ou passagens por leilões, mas também para garantir que o veículo não foi roubado ou possui problemas com a lei.

4 - Pesquise sobre o vendedor

A internet e as plataformas virtuais possibilitam que pessoas falsifiquem suas identidades. Nesse sentido, é fundamental que você faça uma pesquisa sobre o vendedor para saber se ele realmente existe.

Se possível, tente realizar algum tipo de chamada em vídeo com a pessoa para tentar ver o carro, pois é uma forma de verificar não apenas a identidade do vendedor, mas também visualizar o veículo no qual está interessado antes de ver pessoalmente.

5 - Comunique-se

(Fonte: GettyImages)Mantenha-se em contato com o vendedor e tire todas as suas dúvidas ao adquirir o seminovo online.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Parece óbvio falar sobre comunicação, mas muitos golpistas se utilizam da falta dela para aplicar golpes a partir da clonagem de anúncios.

Para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo, desconfie de vendedores que te instruem a não falar sobre valores e outras questões quando for ver o carro – independentemente do motivo que eles te deram para isso.

6. Atenção ao "golpe do consórcio"

Um tipo de golpe que tem se tornado bastante comum é o do consórcio. Nessa modalidade, o golpista se aproxima de um potencial comprador dizendo que foi contemplado em um consórcio e está vendendo a carta de crédito por um valor abaixo do mercado.

Olhos abertos: se alguém lhe abordar dessa forma, existe grande chance de que a pessoa esteja tentando lhe passar a perna.

7. Analise a quilometragem do carro

(Fonte: GettyImages)Analise se a quilometragem do carro não foi adulterada.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

A quilometragem de um veículo representa muito no que diz respeito ao seu estado de conservação, pois um carro "mais rodado" possivelmente tem chance de demandar manutenções ao longo dos anos.

Infelizmente, algumas pessoas agem de má-fé e acabam adulterando essa informação para parece que o carro foi menos usado. Para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo, vale a pena tentar entrar em contato com alguém que possua um scanner de quilometragem para uma verificação.

8 - Peça uma vistoria cautelar

Por fim, uma última dica para não cair em golpes na hora de comprar um seminovo (e isso vale tanto para uma aquisição online quanto em uma concessionária) é pedir uma vistoria cautelar do automóvel ou um laudo de procedência para o vendedor.

Essa vistoria é importante para ter certeza sobre informações como a estrutura do carro, bem como vistoriar todos os documentos e histórico do veículo. Caso ele tenha algum tipo de golpe envolvendo a documentação, existem grandes chances de algo aparecer ao longo desse processo.

E então, gostou das dicas que a Olho no Carro e o TecMundo prepararam para você? Se desejar embarcar no assunto, vale a pena conferir sobre o carro 'mais barato' do Brasil. Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.