Elétricos representaram 10% das vendas de carros em 2022

1 min de leitura
Imagem de: Elétricos representaram 10% das vendas de carros em 2022
Imagem: Shutterstock

Em 2022, um em cada dez carros vendidos em todo o mundo era elétrico. Esse é um novo marco atingido pelo setor que tem cada vez mais aumentando a participação na frota global. Em contraste, o comércio de carros em geral tem decrescido nos últimos anos.

China e Europa são as duas grandes regiões responsáveis pelos novos números. No total, 7,8 milhões de novas unidades saíram às ruas em todo o mundo, um aumento de 68% em relação a 2021.

Elétricos são 1 em cada 10 veículos vendidos no mundo (Fonte: Shutterstock)Elétricos são 1 em cada 10 veículos vendidos no mundo (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

De todas as vendas, a maior parte ainda está concentrada na Europa. No continente, as montadoras focam no abastecimento do mercado doméstico. Na Alemanha, maior mercado da região, foram vendidos mais elétricos do que convencionais no mês de dezembro.

Segundo maior mercado, foi a China quem sustentou o crescimento mais expressivo das vendas, estimado em 19%.

Ralf Brandstätter, chefe da Volkswagen na China, diz em entrevista para o The Wall Street Journal que "no ano passado, um em cada quatro veículos que vendemos na China era um plug-in, e este ano será um em cada três automóveis.”

No quesito lançamento de elétricos, os Estado Unidos figuram em terceiro lugar. Por outro lado, a americana Tesla ainda é a maior fabricante desses modelos em todo o mundo. Mas o seu reinado está ameaçado pelo avanço de novas marcas.

As chinesas BYD e SAIC Motor são duas montadoras com crescimento expressivo na produção e venda de veículos elétricos, seguidas pela alemã VW e a sul-coreana Nissan, que estão aposentados os veículos convencionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.