Samsung mostra como seria seu carro elétrico inteligente [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Samsung mostra como seria seu carro elétrico inteligente [vídeo]
Imagem: Samsung/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em um novo vídeo conceitual, a Samsung apresentou um conceito de interior de veículo elétrico inteligente totalmente digital. Recheado de telas sensíveis ao toque, minimalismo e bancos que lembram poltronas de sala de cinema, o Digital Cockpit 2021 renova o que foi apresentado na CES 2018, agora com visual ainda mais moderno.

A palavra que resume o conceito é “versatilidade”. Todo o vídeo demonstra as possibilidades e aplicações que o sistema do veículo proporcionaria para os passageiros: consumo de mídia, gerenciamento de dispositivos inteligentes, mapas, dados sobre o veículo, conectividade 5G e até câmeras para videoconferências.

No painel frontal, o conceito apresenta um display de 49 polegadas com painel QLED, acompanhado por um sistema de som surround, perfeito para intervalos de viagens longas. No banco de trás, os passageiros aproveitam outra tela e podem até assistir transmissões ao vivo, participar de videoconferências, ver filmes e até aproveitar games.

Outra importante característica do Digital Cockpit 2021 é a forte integração do veículo com o ecossistema Samsung. Nos poucos exemplos demonstrados, smartwatches e smartphones conectam com a central de controle e compartilham dados de saúde dos portadores, reunidos e amplificados pelos sensores contidos do carro.

Longe do mundo real

A demonstração não se limita à parte interior, mas também apresenta as interações do veículo com o ambiente. Sensores auxiliam o condutor durante a viagem, e o conceito da Samsung até se comunica com pedestres por meio de alertas ou pelo display integrado ao capô.

a  Samsung/Reprodução 

Por dentro, há também uma forte presença de displays translúcidos que ainda estão em fase de desenvolvimento e não deram as caras no mercado de forma consistente. Ainda assim, a apresentação reforça o interesse da Samsung em se inserir nesse mercado, provavelmente por meio de parcerias com montadoras consolidadas.

Parcerias entre grandes nomes do mercado de smartphones e montadoras não são novidade. A Apple, por exemplo, aguarda aprovação da Hyundai para começar o desenvolvimento de um carro elétrico. O resultado das parcerias e colaborações ainda vai demorar, e conceitos futurísticos como os apresentados pela Samsung estão ainda mais distantes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.