Waymo, 'irmã da Google', vai produzir caminhões autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Waymo, 'irmã da Google', vai produzir caminhões autônomos
Imagem: Daimler/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Waymo (empresa de desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos pertencente à Alphabet, controladora da Google) anunciou uma parceria “ampla, global e estratégica “ com a divisões de caminhões da montadora alemã Daimler para vender caminhões autônomos nos EUA.

Segundo o CEO da Waymo, John Krafcik, “temos o maior respeito pelas habilidades de engenharia da Daimler e pelo amplo portfólio global de produtos para caminhões e, portanto, esperamos expandir o Waymo Driver, junto com nosso novo parceiro, para melhorar a segurança nas estradas e a eficiência logística nos transportes do mundo.”

Em março deste ano, a Waymo arrecadou US$ 2,5 bilhões em investimentos para veículos autônomos, incluindo os de logística.Em março deste ano, a Waymo arrecadou US$ 2,5 bilhões em investimentos para veículos autônomos, incluindo os de logística.Fonte:  Waymo LCC/Divulgação 

O programa de direção autônoma em beta da Waymo começou a funcionar em 2019 em Phoenix, nos EUA, onde membros selecionados podiam pedir um veículo da empresa de maneira semelhante de como funciona o Uber, mas viajando no assento do motorista (no caso de necessidade, ele poderia assumir a direção do carro).

Direção autônoma sem chuva

A tecnologia será aplicada agora a veículos maiores, como caminhões classe 8 (acima de 15 toneladas) – mais especificamente, ao Freightliner Cascadia, que será equipado com a plataforma Waymo Driver. O caminhão da Daimler, equipado de fábrica com o chamado conjunto Detroit Assurance 5.0 de tecnologia de segurança ativa, traz sistema de assistência de frenagem e controle de cruzeiro adaptável (avisos de troca e saída de faixa são opcionais).

Segundo a Waymo, o sistema que estará disponível permitirá direção autônoma real, mas não em todas as condições, como chuva pesada (a empresa, porém, tem feito testes em estradas pelo país em condições adversas do clima).

Nenhuma das duas empresas divulgou um cronograma de quando os caminhões estarão disponíveis para venda, nem mesmo nos Estados Unidos. Segundo o comunicado que anunciou a parceria, “Waymo e Daimler Trucks vão investigar a expansão para outros mercados e marcas em um futuro próximo”, sem especificar quando.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.