Xógum não conseguiu driblar um grande erro histórico na série; entenda

Imagem de: Xógum não conseguiu driblar um grande erro histórico na série; entenda
Imagem: Divulgação/FX

Embora seja uma adaptação de uma romantização de eventos históricos reais, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão tem surpreendido desde sua estreia pela fidelidade ao período histórico no qual é situada. Mostrando um momento de transformação na sociedade japonesa, a série tem sido bastante elogiada pela qualidade de seu elenco e pela forma como sua trama tem sido conduzida.

No entanto, os produtores da série revelam que, em ao menos um sentido, não houve como manter a fidelidade histórica 100% do tempo. Isso apesar de os responsáveis pela série terem montado uma verdadeira bíblia com 900 páginas repletas de pesquisas e regras que deveriam ser seguidas pelo elenco e pela equipe de produção.

A falta de fidelidade de Xógum está nos pés

Em uma entrevista ao Screen Rant, o supervisor de efeitos especiais, Michael Cliett, revelou que o ponto em que Xógum pecou foi em calçar todos os seus protagonistas e figurantes. Segundo ele, no período histórico em que a história se situa, era extremamente raro que qualquer pessoa andasse de outra forma que não fosse descalça.

“Tecnicamente, ninguém vestia sapatos no Japão de 1600, mas não podíamos ter nossos atores e extras andando por aí descalços. Tivemos que colocar sapatos em todos, mas normalmente não haveria muitas opções de calçados na época”, explicou Cliett.

Segundo ele, essa foi a única concessão que a série acabou tendo que fazer para se tornar viável. O supervisor de efeitos especiais afirma que, antes de as filmagens começarem, uma equipe se dedicou durante nove meses a fazer pesquisas, procurar por locais de gravação e consultar historiadores e profissionais de diversas especialidades.

Xógum apostou em meses de pesquisa para garantir sua fidelidadeXógum apostou em meses de pesquisa para garantir sua fidelidadeFonte:  Divulgação/FX 

“Tudo, desde a maneira como alguém andava até como usavam espadas — todo tipo de gesto tinha um significado por trás dele. E isso também envolveu os efeitos especiais, já que fizemos muitas multidões, dublês e exércitos digitais”. O profissional reforça que a intenção final era que estudiosos dedicados ao Japão não tivessem do que reclamar da adaptação do livro de James Clavell.

A concessão no que diz respeito aos sapatos é compreensível, especialmente quando levamos em consideração a quantidade de cenas externas de Xógum. Sem eles, haveria mais chances de o elenco sofrer com acidentes e outros problemas, o que poderia paralisar a produção. Com oito episódios já disponíveis, a série pode ser acompanhada no Star+ e no catálogo da Disney+.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.