Minha Série

Xógum: conheça a história real por trás da nova série do Disney+

A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão traz uma história fictícia, mas inspirada em acontecimentos e pessoas reais. Saiba mais sobre o enredo da trama!

11/03/2024, às 05:30

 Xógum: conheça a história real por trás da nova série do Disney+

Fonte:  FX/Divulgação 

Imagem de Xógum: conheça a história real por trás da nova série do Disney+ no tecmundo

Uma das séries que vem se destacando neste início de 2024 é Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Shogun), trama de época que estreou recentemente no Disney+ e no Star+. Original do FX, a produção é a adaptação de um romance de mesmo nome e traz uma história cheia de camadas.

Ao longo da primeira temporada, a série Xógum acompanha a vida de Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada), um senhor de terras do feudalismo no Japão, e seu colega ocidental John Blackthorne (Cosmo Jarvis). A história se passa no ano de 1600, ainda no começo de uma guerra que marcou o século que estava começando.

Trazendo um contexto histórico às telas, muitos se perguntam se Xógum é uma série que conta uma história real ou se é puramente ficção. Veja o que sabemos sobre o que está por trás da trama da nova produção do FX disponível no Disney+ e Star+.

Xógum: série é baseada em acontecimentos reais?

A série estreou no Disney+ e vem contando com episódios semanaisA série estreou no Disney+ e vem contando com episódios semanais

A série Xógum não conta, exatamente, uma história real, mas é uma versão fictícia de acontecimentos reais. A trama mostra como nasceu o governo Xogunato Tokugawa, uma dinastia militar que comandou o Japão entre os anos 1603 e 1868.

Tudo começa com a chegada de John Blackthorne no Japão, um navegador de origem inglesa que perdia o navio naufragado na costa. Junto à tripulação, foi resgatado pela população japonesa e imerso na cultura do país, se envolvendo até mesmo em questões políticas.

A inspiração para a série é do livro homônimo de James Clavell, que por sua vez se baseou na história real do navegador Williams Adams. Também em 1600, o marinheiro viajou para o Japão, onde se tornaria uma das pessoas mais importantes da política local.

Quem era Williams Adams?

A história verdadeira por trás de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, portanto, é a de Williams Adams, primeiro navegador inglês a chegar no Japão. Ele desembarcou por lá por acaso, quando seu navio naufragou durante uma viagem à Ásia Oriental.

Com o resgate, o navegador e seus tripulantes foram levados a uma região chamada Edo, onde hoje fica Tóquio, a capital do país. Com vasto conhecimento em navegação e outras tecnologias do Ocidente, Adams chamou a atenção das autoridades locais.

Xógum conta uma história fictícia, mas inspirada em eventos históricos reaisXógum conta uma história fictícia, mas inspirada em eventos históricos reais

Logo, Williams Adams começou a se envolver na modernização do Japão, principalmente nas questões políticas e, claro, marítimas. O navegador continuou vivendo no país, se casou e teve filhos, e chegou até mesmo a se tornar um samurai.

Yoshii Toranaga é inspirado em Tokugawa Iyeasu, fundador e primeiro membro do Xogunato Tokugawa no Japão. O governo resistiu de 1600 a 1868, quando houve a Restauração Meiji.

Confira o trailer da série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão:

A série é estrelada por Hiroyuki Sanada como Yoshii Toranaga, ator conhecido também por produções como O Samurai do Entardecer, Sunshine: Alerta Solar e Wolverine: Imortal. Já John Blackthorne é interpretado por Cosmo Jarvis, visto em Lady Macbeth, Persuasão, Peaky Blinders e outros filmes e séries.

Completam o elenco Anna Sawai como Toda Mariko, Tadanobu Asano como Kashigi Yabushige, Yûki Kedôin como Takemaru, e muitos outros.

Você já pode assistir à Xógum: A Gloriosa Saga do Japão no Disney+ ou Star+. A série vem ganhando episódios semanais, e o último chega nas plataformas de streaming no dia 23 de abril.

-

Assista Xógum nos Streamings! 

Widget de produto do Hub de Ofertas

Widget de produto do Hub de Ofertas

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.