Xógum: conheça a história real por trás da nova série do Disney+

Imagem de:  Xógum: conheça a história real por trás da nova série do Disney+
Imagem: FX/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma das séries que vem se destacando neste início de 2024 é Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Shogun), trama de época que estreou recentemente no Disney+ e no Star+. Original do FX, a produção é a adaptação de um romance de mesmo nome e traz uma história cheia de camadas.

Ao longo da primeira temporada, a série Xógum acompanha a vida de Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada), um senhor de terras do feudalismo no Japão, e seu colega ocidental John Blackthorne (Cosmo Jarvis). A história se passa no ano de 1600, ainda no começo de uma guerra que marcou o século que estava começando.

Trazendo um contexto histórico às telas, muitos se perguntam se Xógum é uma série que conta uma história real ou se é puramente ficção. Veja o que sabemos sobre o que está por trás da trama da nova produção do FX disponível no Disney+ e Star+.

Xógum: série é baseada em acontecimentos reais?

A série estreou no Disney+ e vem contando com episódios semanaisA série estreou no Disney+ e vem contando com episódios semanaisFonte:  FX/Divulgação 

A série Xógum não conta, exatamente, uma história real, mas é uma versão fictícia de acontecimentos reais. A trama mostra como nasceu o governo Xogunato Tokugawa, uma dinastia militar que comandou o Japão entre os anos 1603 e 1868.

Tudo começa com a chegada de John Blackthorne no Japão, um navegador de origem inglesa que perdia o navio naufragado na costa. Junto à tripulação, foi resgatado pela população japonesa e imerso na cultura do país, se envolvendo até mesmo em questões políticas.

A inspiração para a série é do livro homônimo de James Clavell, que por sua vez se baseou na história real do navegador Williams Adams. Também em 1600, o marinheiro viajou para o Japão, onde se tornaria uma das pessoas mais importantes da política local.

Quem era Williams Adams?

A história verdadeira por trás de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, portanto, é a de Williams Adams, primeiro navegador inglês a chegar no Japão. Ele desembarcou por lá por acaso, quando seu navio naufragou durante uma viagem à Ásia Oriental.

Com o resgate, o navegador e seus tripulantes foram levados a uma região chamada Edo, onde hoje fica Tóquio, a capital do país. Com vasto conhecimento em navegação e outras tecnologias do Ocidente, Adams chamou a atenção das autoridades locais.

Xógum conta uma história fictícia, mas inspirada em eventos históricos reaisXógum conta uma história fictícia, mas inspirada em eventos históricos reaisFonte:  FX/Divulgação 

Logo, Williams Adams começou a se envolver na modernização do Japão, principalmente nas questões políticas e, claro, marítimas. O navegador continuou vivendo no país, se casou e teve filhos, e chegou até mesmo a se tornar um samurai.

Yoshii Toranaga é inspirado em Tokugawa Iyeasu, fundador e primeiro membro do Xogunato Tokugawa no Japão. O governo resistiu de 1600 a 1868, quando houve a Restauração Meiji.

Confira o trailer da série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão:

A série é estrelada por Hiroyuki Sanada como Yoshii Toranaga, ator conhecido também por produções como O Samurai do Entardecer, Sunshine: Alerta Solar e Wolverine: Imortal. Já John Blackthorne é interpretado por Cosmo Jarvis, visto em Lady Macbeth, Persuasão, Peaky Blinders e outros filmes e séries.

Completam o elenco Anna Sawai como Toda Mariko, Tadanobu Asano como Kashigi Yabushige, Yûki Kedôin como Takemaru, e muitos outros.

Você já pode assistir à Xógum: A Gloriosa Saga do Japão no Disney+ ou Star+. A série vem ganhando episódios semanais, e o último chega nas plataformas de streaming no dia 23 de abril.

-

Assista Xógum nos Streamings!

Imagem: Conheça o Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Star Plus

Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.