Ficção Americana: entenda o final do filme vencedor do Oscar disponível no Prime Video

Imagem de: Ficção Americana: entenda o final do filme vencedor do Oscar disponível no Prime Video
Imagem: Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ficção Americana, dirigido por Cord Jefferson e disponível no Prime Video, é uma obra que desafia as convenções narrativas e explora as complexidades da representação racial na literatura e no cinema. Mas o que acontece no final do filme, que ganhou um Oscar em 2024? O Minha Série está aqui para explicar tudo!

O filme segue a jornada de Thelonious "Monk" Ellison, interpretado magistralmente por Jeffrey Wright. Ele dá vida a um autor e professor que se vê em conflito com as expectativas do mercado editorial em relação à literatura negra.

Fonte:  Prime Video 

Desafiando estereótipos

Monk, cujas obras anteriores, apesar de aclamadas, não alcançaram sucesso comercial, enfrenta um novo desafio quando seu último romance é rejeitado por não atender às expectativas estereotipadas de "autenticidade" negra. Em um ato de desafio, ele cria uma persona fictícia, Stagg R. Leigh, e escreve um romance que exagera intencionalmente os clichês e estereótipos raciais, esperando satirizar o sucesso de obras que ele considera como concessão a preconcepções populares.

O que começa como uma sátira se transforma em um sucesso inesperado, levando Monk a uma crise de identidade e integridade artística. O filme, então, nos leva a um final surpreendente e metafórico, no qual a narrativa se desdobra em múltiplas camadas de realidade.

Conflito de narrativas

À medida que o protagonista se prepara para revelar sua verdadeira identidade durante uma cerimônia de premiação, o longa corta abruptamente para uma cena na qual ele está discutindo o final de um filme — que é, de fato, o próprio Ficção Americana — com um produtor, Wiley (Adam Brody). Esta revelação de um filme dentro de outro questiona a autenticidade da narrativa anterior e introduz finais alternativos considerados pelos dois.

O final de Ficção Americana é cheio de surpresas.O final de Ficção Americana é cheio de surpresas.Fonte:  Prime Video 

Um desses encerramentos propostos envolve um reencontro romântico com Coraline, sugerindo uma resolução convencional que é rapidamente descartada. Outro final, que Wiley favorece, é trágico e sensacionalista.

Neste final "cheio de emoção" e dentro das normas de Hollywood, Monk é morto pela polícia no palco, confundido com um criminoso armado, um final que ele detesta por sua falta de autenticidade e exploração de violência racial. Este debate sobre os desfechos reflete a tensão entre a integridade artística e as demandas comerciais, destacando como as narrativas sobre a vida negra são moldadas e consumidas pelo público.

Além das expectativas

Ficção Americana é uma crítica incisiva à indústria literária e cinematográfica, explorando como as histórias negras são frequentemente simplificadas e comercializadas. Ele desafia os espectadores a refletir sobre suas próprias expectativas e o consumo de mídia, enquanto navega pelas complexidades da representação, autenticidade e a linha tênue entre arte e exploração.

Com performances poderosas e uma narrativa que constantemente questiona a realidade, a produção é uma obra provocativa que permanece com o espectador muito depois dele terminar, convidando à reflexão sobre as nuances da criação artística e a responsabilidade de contar histórias dentro de um contexto racial.

-

Assista ficção Americana no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Amazon Prime é um serviço de assinatura que oferece diversos benefícios, e o Prime Video é um deles! Aproveite 30 dias de teste grátis para conhecer sucessos disponíveis no streaming.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.