7 curiosidades sobre as Bene Gesserit, as poderosas mulheres de Duna 2

Imagem de: 7 curiosidades sobre as Bene Gesserit, as poderosas mulheres de Duna 2
Imagem: CBR
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Se você já assistiu ao filme Duna 2 pode ter ficado muito curioso sobre as Bene Gesserit, uma irmandade formada apenas por mulheres e que foi essencial para a evolução da humanidade por milênios. Na saga criada pelo escritor Frank Herbert em 1965, esse grupo se envolve diretamente com a ascensão de Paul Atreides como messias do povo nativo de Arrakis, os fremen.

Neste dia internacional da mulher, confira 7 curiosidades incríveis em torno dessas mulheres superpoderosas que brilham em Duna 2!

7. O grupo é totalmente formado por mulheres

(Fonte: CDN)(Fonte: CDN)Fonte:  CDN 

Dentro do universo de Duna, há vários agrupamentos, e cada um está destinado a um propósito claro. A ordem Bene Gesserit se destaca por ser exclusivamente formada por mulheres, sem abrir qualquer exceção a homens.

O principal objetivo das Bene Gesserit é conseguir atingir tamanho grau de influência para levar a humanidade a um caminho de estabilidade. Até a chegada de Leto Atreides II, elas imaginavam que isso ocorreria por meio da procriaçao de um Kwisatz Haderach, que é um Bene Gesserit masculino que teria a capacidade de estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Mas então tudo muda e elas precisam redefinir a rota.

6. Os corpos delas são meticulosamente treinados

(Fonte: IMDB)(Fonte: IMDB)Fonte:  IMDB 

Quem acompanha Duna sabe que não existem robôs dentro desse universo. As "bruxas" Bene Gesserit usam apenas as habilidades de seus corpos, e por isso se dedicam a treiná-los intensamente.

Elas aprendem desde cedo a controlar cada parte do seu corpo, inclusive os seus órgãos internos. Para se ter uma ideia, as Bene Gesserit conseguem fazer parar o próprio coração e acelerar o seu sistema digestivo se assim quiserem.

5. Elas conseguem determinar o sexo dos seus filhos antes de nascerem

(Fonte: IMDB)(Fonte: IMDB)Fonte:  IMDB 

Na história do filme, Paul Atreides é o filho de uma bruxa Bene Gesserit chamada Jessica Atreides. E seu sexo não foi determinado por acaso: Jessica teve um filho homem de propósito, embora isso tenha contrariado as ordens dadas por outras bruxas, criando um conflito entre elas.

Ou seja, além de controlar o próprio corpo, as Bene Gesserit determinam o sexo dos filhos já na concepção. Só que, muitas vezes, elas são instruídas para procriar com um parceiro específico e ter um filho ou uma filha, ao invés de poder escolher.

4. Elas têm muita influência política

(Fonte: IMDB)(Fonte: IMDB)Fonte:  IMDB 

Duna é repleto de grupos que tentam subir ao poder. Mas as bruxas Bene Gesserit não almejam isso: o que elas fazem, na verdade, é aconselhar e influenciar politicamente os outros líderes.

Em vários momentos do filme, elas são mostradas participando da corte do Imperador Padishah para tentar a promover os seus interesses nos impérios. Essas bruxas parecem saber sempre o que devem dizer e com quem conversar para emplacar as suas agendas.

3. As bruxas Bene Gesserit pretendem gerar um salvador

(Fonte: CBN)(Fonte: CBN)Fonte:  CBN 

O controle sobre a própria prole se deve a uma boa razão: esta ordem mística está executando um projeto para gerar um Kwisatz Haderach, um ente que será o salvador a garantir a sobrevivência da humanidade no universo.

Por milhares de anos, as Bene Gesserit elaboram uma árvore genealógica para poder dar à luz a um homem que irá desbloquear o Caminho Dourado, herdando todas as suas memórias ancestrais. Ou seja, elas estão tentando gerar um grande líder.

2. Elas usam seguidamente o mélange

(Fonte: CDN)(Fonte: CDN)Fonte:  CDN 

Na história contada em Duna, o mélange é "a especiaria das especiarias". Trata-se de um narcótico natural que mobilizou todo o comércio e o desenvolvimento tecnológico do universo do filme. Ao ser ingerido, o mélange pode causar dependência moderada ou severa.

Muitas organizações dentro do universo de Duna fazem uso de mélange, que é extraído de um mundo desértico e distribuído em toda parte do império. As bruxas, na verdade, se preocupavam muito com os recursos do planeta e o usavam para melhorar a rotina das pessoas, incluindo trazendo uma maior expectativa de vida a elas.

As bruxas de mais alto escalão entre as Bene Gesserit são viciadas em mélange e por isso têm os olhos azuis brilhantes.

1. Elas utilizam a voz para obrigar os outros a fazerem coisas

(Fonte: Heartstapps)(Fonte: Heartstapps)Fonte:  Heartstapps 

No universo que Duna circunscreve, não há exatamente magia ou tecnologia alienígena. O que a história de Frank Herbert explora, de fato, é o potencial do corpo e da mente humanos. Por conta disso, as Bene Gesserit desenvolveram habilidades únicas para conseguir controlar as pessoas usando apenas a sua voz.

É por meio desse poder, por meio do tom e do volume corretos, que as Bene Gesserit conseguem obrigar os outros a seguirem as suas ordem. Apenas elas podem fazer usufruto desse dom, mas Jessica Atreides ensinou seu filho Paul a fazer isso também.

Uma curiosidade: o poder das Bene Gesserit inspirou um poder semelhante entre a Ordem Jedi em Star Wars.

-

Assista Duna 1 no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Amazon Prime é um serviço de assinatura que oferece diversos benefícios, e o Prime Video é um deles! Aproveite 30 dias de teste grátis para conhecer o catálogo de filmes e séries do streaming.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.