Zootopia, Divertida Mente e outras 6 animações para refletir sobre a vida

Imagem de: Zootopia, Divertida Mente e outras 6 animações para refletir sobre a vida
Imagem: Disney
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os filmes de animação são elaborados unicamente para entreter as crianças, correto? Quem pensa nisso, deixa de notar que muitas dessas obras são capazes de levar para os pequenos, de forma lúdica e simples, temas densos que ainda são difíceis para eles.

Neste texto, trazemos 8 filmes que levantam muitos assuntos para inspirar discussões entre a família toda. Confira!

8. Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (2016)

O belo Zootopia - Essa Cidade é o Bicho, filme da Disney de 2016, é tido por muitos críticos como o mais político dos filmes já produzidos pela Disney. O longa conta a história de uma cidade onde os animais são os cidadãos. Eles têm características humanas e lidam com as mesmas dificuldades que nós

Um dia, a coelha Judy, que mora no interior com sua família, é selecionada para ingressar na Academia de Polícia. Para isso, ela precisa se mudar para Zootopia, e passa a enfrentar várias situações difíceis. O filme discute temas importantes, como o respeito à diversidade e a necessidade de lutar por mudanças sociais.

7. Divertida Mente (2015)

Mesmo tendo menos de dez anos, Divertida Mente, da Pixar, já se tornou um clássico absoluto. Afinal, este é um filme que consegue ajudar as crianças a entender melhor os seus sentimentos e aprender a lidar com eles.

Na obra, acompanhamos a vida da menina Riley desde o nascimento, a fase da criança e a entrada na adolescência, aos 11 anos. Ela acaba de descobrir que, por conta do trabalho do pai, a família terá que mudar de cidade. Com isso, ela precisará fazer novos amigos e conhecer uma nova escola.

São desafios grandes para uma adolescente, e o filme da Pixar debate de forma sensível como lidar com tudo isso, inclusive com sentimentos difíceis, como a raiva, a tristeza e a frustração.

6. Wall-E (2008)

A animação da Pixar Wall-E aborda temas urgentes, como a preservação do planeta e a participação de cada um para que tenhamos um futuro melhor do que hoje. O longa se passa em 2700, quando o planeta Terra está praticamente desabitado: o local só serve para armazenar lixo.

Lá, um robozinho chamado Wall-E trabalha sozinho para compactar todo o entulho. Ele foi enviado para lá pela empresa BNL, no intuito de recuperar a Terra, o que não está acontecendo. Para verificar a situação, a empresa manda para lá uma robô chamada Eva, que acabará se apaixonando por Wall-E – e vice-versa.

5. Up: Altas Aventuras (2009)

Outro filme muito amado pelas crianças e adultos é Up: Altas Aventuras, a animação de 2009 feita pela Disney em parceria com a Pixar. Ela acompanha a vida de um senhorzinho chamado Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos que está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua falecida esposa.

Após um incidente em que ele acerta um homem com sua bengala, Carl é forçado a ir para um asilo. Para evitar que isso ocorra, ele cerca sua casa de balões para que ela voe. O belo filme fala sobre a necessidade de aprender a lidar com as perdas, mesmo que elas sejam sempre desafiadoras, sobretudo para as crianças e os mais velhos.

4. Soul (2020)

Soul é um filme da Disney de 2020 que adentra em um tema que costuma ser difícil para os pequenos: a morte. Ela narra a história de Joe, um professor de música de ensino médio que, quando criança, sonhava em ser um pianista de jazz. Seu desejo, no entanto, nunca se concretiza.

Quando algo acontece que o aproxima de seu sonho, ele sofre um acidente que faz sua alma se separar do corpo, indo para outra dimensão. Lá, a alma descobre muitas coisas sobre o chamado pré e pós-vida.

Soul provoca uma reflexão sobre o sentido da vida e a necessidade de encarar cada momento intensamente, tirando sempre o melhor do que ela pode nos oferecer.

3. Elementos (2023)

Elementos, um dos mais recentes filmes da Pixar, propõe uma discussão sobre as diferenças entre os povos, e a necessidade de encarar o outro com compreensão e tolerância. Isso tudo é contado a partir da Cidade Elemento, um local plural onde convivem quatro "etnias": Fogo, Água, Terra e Ar.

A história gira em torno de Faísca, uma garota do Fogo, a quem se espera que assuma o negócio dos pais. Por acidente, ela conhece Gota, um rapaz da Água. Por mais que tenham muitas diferenças, eles se interessam um pelo outro, e terão que ajustar muita coisa em sua convivência.

2. Encanto (2021)

Encanto é um delicioso filme da Disney que se centraliza na história de uma família em um lugar na Colômbia. Trata-se da família Madrigal, em que cada integrante é dotado de uma magia – com exceção da jovem Mirabel. Por conta disso, ela luta para conquistar sua avó, sempre dura, e para encontrar seu lugar no mundo. Além disso, Mirabel busca desvendar o mistério em torno do seu tio Bruno.

O filme carrega belas mensagens. A começar pelo contexto do drama dos refugiados, já que os Madrigal sofreram muito em sua terra natal até chegar na vila onde vivem. Além disso, discute a necessidade de acolher os outros, não importa que eles sejam diferentes de nós.

1. Viva – A Vida é uma Festa (2017)

Ambientado no México, Viva - A Vida é uma Festa parte da tradição do Dia dos Mortos para ensinar as crianças a lidar com as perdas de maneira leve. O filme acompanha o menino Miguel, de 12 anos, que sonha em ser um músico famoso, embora a família desaprove este objetivo. Ele não sabe exatamente o porquê.

Mas ele segue insistindo. Sem querer, Miguel acaba desencadeando vários eventos que levarão a uma reunião familiar inusitada envolvendo os vivos e os mortos. É uma produção que ajuda a abordar temas difíceis, como a morte, mas de maneira doce.

-

Curtiu a seleção? Assista essas e outras animações no Disney Plus!

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Confira filmes, séries e animações no Disney Plus! Conte com diversos universos em um único streaming e assista produções de Star Wars, Marvel, Pixar, clássicos da Disney e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.