Saltburn: filme é baseado em uma história real? Entenda!

Imagem de:  Saltburn: filme é baseado em uma história real? Entenda!
Imagem: LuckyChap/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde que estreou no Prime Video, só se fala no filme Saltburn, produção da diretora Emerald Fennell. Classificada como thriller e comédia, a trama chocou com seus acontecimentos bizarros, levantando dúvidas sobre a veracidade dessas situações.

Saltburn é um filme que acompanha a vida do estudante Oliver Quick, interpretado por Barry Keoghan, que estuda na Universidade de Oxford. Tudo começa quando ele conhece um colega de faculdade, Felix Catton (Jacob Elordi), um garoto bastante popular e extremamente rico.

Não demora para eles se aproximarem e ficarem amigos, resultando no convite de Felix para que Oliver passe o verão na mansão de sua família, afastada da cidade. É quando tudo começa a ficar muito estranho, com os personagens protagonizando cenas hilárias e bizarras na mesma proporção.

Mas será que a história de Saltburn é real? Ou é inspirada em algum acontecimento? Descubra!

Saltburn: o filme é baseado em um caso real?

Seria muito curioso se fosse, mas Saltburn não é um filme baseado em um caso real. Porém, a diretora Emerald Fennell, que já se destacou também por dirigir Bela Vingança (Promising Young Woman), revela que a criação do longa teve uma inspiração interessante.

Em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, Fennell conta que se inspirou em livros de romance gótico para a criação de Saltburn. Ela explica que quis misturar o gênero com uma linguagem visual de campo e britânica.

Entre os livros que a inspiraram estão O Mensageiro, de L.P. Hartley, Expiação (Iam McEwan) e Brideshead Revisited (Evelyn Waigh), além de publicações da autora Patricia Highsmith.

Saltburn estreou no Brasil diretamente no Prime VideoSaltburn estreou no Brasil diretamente no Prime VideoFonte:  LuckyChap/Divulgação 

Apesar das inspirações nesses títulos, o filme não foi baseado em nenhuma história dos livros, mas eles colaboraram para que ela pudesse explorar as questões humanas mais sombrias, como desejo e obsessão.

"Quando falamos sobre desejo, falamos sobre obsessão, e isso é sombrio", explica a diretora. "É por isso que esse filme é um romance gótico. É um terror onde essas duas coisas estão se esfregando, a coisa que te faz se sentir bem e a que te faz se sentir mal", completa.

Universidade de Oxford

Não é por acaso, no entanto, que a faculdade em que os personagens estudam é a Universidade de Oxford, uma das mais renomadas da Inglaterra. Emerald Fennel diz que se formou na instituição de ensino e que usou suas experiências vividas lá na hora de desenvolver Saltburn.

A diretora deixa claro, no entanto, que ela não se inspirou em suas próprias vivências, mas sim pela concepção coletiva do desejo. "(O filme) é mais sobre a minha obsessão e todas as nossas obsessões ao olhar para as coisas que queremos. O poço sem fundo da necessidade e do desejo voraz pelas pessoas, suas casas e suas famílias", explica Fennell.

O filme é protagonizado por Barry KeoghanO filme é protagonizado por Barry KeoghanFonte:  LuckyChap/Divulgação 

Emerald também quis abordar o sistema de classes em Saltburn, com cada protagonista vindo de uma origem social diferente, dizendo que são realidades absurdas. A diretora também pontua que sexo e poder acabam sendo as principais tensões que aparecem na hora de contar uma história, e que isso sempre será fascinante.

Sucesso na estreia

O filme Saltburn se tornou um enorme sucesso em todo o mundo assim que estreou. O enredo bizarro e cômico conquistou diversos espectadores em poucos dias, muitos atraídos pela curiosidade ao ver o choque de quem já havia assistido e se manifestou publicamente.

O longa chegou até a viralizar uma música de 2001, Murder on the Dancefloor, da cantora Sophie Ellis-Baxtor. A faixa faz parte do filme na cena final que, inclusive, já vem sendo replicada em redes sociais como o TikTok.

Saltburn vem trazendo ainda mais destaque a Jacob Elordi, que também está em cartaz atualmente com o filme Priscilla, e a Barry Keoghan, que já conta com diversas produções de sucesso em seu portfólio, como Os Banshees de InisherinBatman, O Sacrifício do Cervo Sagrado e muitas outras.

Além de diretora, Emerald Fennel também é atriz e pode ser vista em filmes e séries como Barbie, The Crown, A Garota Dinamarquesa, Call the Midwife, e outros.

Você pode assistir ao filme Saltburn no Prime Video.

-

Assista Saltburn no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.