Attack on Titan: entenda tudo sobre o episódio final do anime

Imagem de: Attack on Titan: entenda tudo sobre o episódio final do anime
Imagem: NHK General TV
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois de muita espera, o episódio final de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin, no original) foi exibido na televisão japonesa. No Brasil, a produção está disponível no streaming Crunchyroll, que também transmitiu os instantes finais do anime com legendas em português brasileiro — a versão dublada chega futuramente.

Com quase 90 minutos de duração, o desfecho apresentou grandes reviravoltas aos espectadores, incluindo também uma despedida calorosa dos personagens centrais. Quer saber tudo sobre esses momentos mais do que emocionantes? Confira todos os detalhes logo abaixo. Cuidado com os spoilers e aproveite!

Episódio final de Attack on Titan pode ser assistido no Crunchyroll. (NHK General TV/Reprodução)Episódio final de Attack on Titan pode ser assistido no Crunchyroll. (NHK General TV/Reprodução)Fonte:  NHK General TV 

Attack on Titan: o que acontece no final do anime?

Antes de se aprofundar no episódio final, é preciso dizer que o encerramento de Attack on Titan foi dividido em duas partes. O primeiro especial havia sido transmitido no início de setembro, deixando um cliffhanger interessante para ser desenvolvido a partir da segunda e última parte.

Para recapitular, a trama da 4ª temporada aborda a saga de Eren Yeager, que deseja encontrar alguma maneira de acabar com todas as guerras por ter visto os rumos da humanidade. Para isso, o personagem arquiteta um plano na tentativa de enfrentar todo o mal que estava fora da Ilha Paradis para finalmente encontrar a paz.

Nesse desfecho, porém, ficou mais evidente quais eram as motivações do protagonista e o que ele desejava fazer após aquele genocídio em massa. Assim, a segunda parte do final se inicia com uma luta entre os remanescentes da humanidade e Eren. Há bastante ação nesse ponto da narrativa.

Contudo, o tempo passa e algumas revelações são feitas. A primeira delas mostra que Eren viu um futuro sombrio e que por isso estava empenhado em realizar todos aqueles feitos na Ilha Paradis. Acontece que Eren estava preso em looping infinito, no qual provocava novas guerras para acabar com as guerras já existentes, criando um ciclo vicioso.

Em paralelo estava Mikasa e os outros enfrentando Eren, no corpo de um gigante, na tentativa de tirar Ymir de seu controle. Convencido a trocar de lado por Armin, Zeke auxilia o grupo antes de ser morto por Levi. Em seguida, a equipe finalmente consegue fazer com que Armin se transforme, desencadeando uma explosão gigante, e Mikasa consegue cortar o elo que unia Eren e o Titã Fundador.

A jornada do protagonista se encerra após sua amiga cortar sua cabeça e ficar com seu crânio em mãos. A polêmica cena do beijo de Mikasa com a cabeça morta de Eren, que aconteceu nos mangás, também retorna no anime.

Essa questão faz com que outras revelações aconteçam, deixando mais evidentes as intenções de Eren. No fundo, Eren tentou alertar seus amigos antes que a luta chegasse ao fim sobre a destruição da humanidade. No fundo, o personagem queria que todos fossem considerados mártires e heróis.

Sendo assim, Mikasa se choca ao perceber que, no fundo, Eren tinha medo do mundo exterior por conta de todas as possibilidades de retaliação. Ele queria ter certeza de que ele e seus amigos morreriam com sua visão compreendida.

A busca pela paz continua

Após essa intensa batalha, três anos se passam após o Rugido da Terra, que deixou apenas 20% da humanidade com vida. Armin e os outros retornam a Eldia para se unirem aos outros grupos de paz das nações aliadas, visando buscar formas de acabar com as guerras remanescentes no mundo: mesmo com toda a destruição, ainda existem conflitos assolando o globo.

A informação chega por meio de História, que dá detalhes sobre as intenções do grupo de Yeageristas em Eldia. Segundo ela, todos aguardam por um novo ataque do mundo exterior à nação. Com Eren realmente se tornando um mártir, a sociedade avança da mesma forma, participando de mais guerras, genocídios e extermínios.

Apesar disso, alguns personagens têm seus desfechos felizes revelados, incluindo Mikasa e os outros aliados, como Levi e Armin, que permanecem vivos. É um final agridoce para quem torcia, de alguma forma, para a concretização da visão otimista, porém torta, do protagonista.

A cena pós-créditos de Attack on Titan

Vale ressaltar, também, que o anime também possui uma cena pós-créditos, que mostra a conexão de Mikasa e Eren após todos os conflitos. Logo após o final da grande batalha, Mikasa leva o que sobrou do corpo de Eren para ser enterrado sob a árvore em que ele gostava de ficar quando criança.

No rolar dos créditos, vemos que um desejo torto de Eren se realizou: Mikasa não esquece o personagem e continua visitando seu túmulo com o passar dos anos. As imagens dão a entender que a personagem formou uma família, mas continuou visitando o túmulo de seu amigo (e claramente grande amor da vida).

Um salto temporal também mostra que mais conflitos assolaram a região. O local é povoado com grandes prédios e tecnologia de ponta, mas tudo ao redor da árvore vira ruínas devido aos conflitos dos seres humanos.

No final, vemos um menino e seu cachorro andando pela região devastada e tomada por vegetação. A árvore em que Eren foi enterrado permanece no lá, gigante e majestosa, como um titã. Enquanto a cena final serve como um belo encerramento para o polêmico capítulo final da obra, também temos espaço para pensar no futuro: afinal, com tantos conflitos na região, Attack on Titan ganhará uma sequência ou produções derivadas? Resta agora aguardar pelo futuro.

Todas as temproadas de Attack On Titan estão disponíveis para streaming na Crunchyroll.

--

Box Attack on Titan - Season 1 

43% off
Imagem: Box Attack on Titan - Season 1  Part 1
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Attack on Titan - Season 1 Part 1

A humanidade foi devastada pelos bizarros humanoides gigantes conhecidos como Titãs. Pouco se sabe sobre de onde eles vieram ou por que estão empenhados em consumir a humanidade. Aparentemente pouco inteligentes, eles vagam pelo mundo matando a humanidade há anos.

R$ 158,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.