Attack on Titan: como termina o mangá e por que o final é polêmico?

Imagem de: Attack on Titan: como termina o mangá e por que o final é polêmico?
Imagem: MAPPA
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você está preparado para o final definitivo de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin, no original)? Dividida em 3 partes, a 4ª temporada do anime, que se tornou um dos maiores sucessos da história entre as obras orientais, irá lançar seu último episódio em breve, durante a primavera do Brasil, que acontece entre setembro e dezembro. Ou seja, até o final de 2023, o grandioso final de Attack on Titan estará entre nós!

A 3ª parte da quarta e última temporada de Attack on Titan consiste em dois episódios mais longos, de uma hora cada. O primeiro deles já foi ao ar, em março deste ano, faltando apenas o segundo e derradeiro capítulo para fechar de vez a narrativa, que é baseada na série de mangás de mesmo nome escrita e ilustrada por Hajime Isayama. Confira o teaser do último episódio da 4ª temporada de Attack on Titan:

Por falar em finais, vale lembrar que os mangás de Attack on Titan já se encerraram e trouxeram ao público o esperado final da obra. A história abordou alguns acontecimentos um tanto quanto polêmicos, bem como os destinos dos personagens principais, o que deixou alguns fãs furiosos com o desfecho. Isso também deve se repetir também no anime, ou será que termos mudanças ou surpresas?

Final de Attack on Titan: o que acontece e por que é polêmico?

Abaixo, saiba o que acontece no final de Attack on Titan no mangá, com o destino de cada personagem principal e a conclusão da história. O desfecho é considerado polêmico devido ao destino dado para alguns dos principais personagens.

Enquanto a história possui uma conclusão fechada, como é possível ver a seguir, o destino dos personagens acaba não sendo muito feliz, o que acabou desagradando fãs. O trio de amigos que acompanhamos durante grande parte da jornada, por exemplo, acaba se enfrentando no final.

ComicbookConfira o desfecho da história de Attack on Titan no mangá.Fonte: Comicbook

Além disso, vale mencionar que o aguardado beijo de Mikasa e Eren acontece em uma situação peculiar: após um embate em que a garota derrota o protagonista, é revelado que ela está beijando a cabeça decepada de Eren, em mais uma cena traumatizante de Attack on Titan.

A seguir, confira mais detalhes sobre o destino de cada personagem e o mundo do anime no mangá.

Eren

No final dos mangás de Attack on Titan, Eren tenta destruir o mundo como conhecemos ao reviver Ymir e invocar os poderes do Titã Fundador. Porém, em uma ação surpreendente, Mikasa o mata e, como consequência, os titãs desparecem da Terra, bem como seus poderes.

Um pouco antes do capítulo 139 do mangá (que encerra a história), é revelado que Eren invocou o Rugido da Terra e se colocou em meio ao caos por que ele havia mandado memórias suas para seu eu do passado (de uma linha do tempo na qual Eldia, seu lar, tinha sido destruído).

No fim, apesar de Eldia sobreviver ao Rugido da Terra, cerca de 80% do mundo foi dilacerado, enquanto os titãs realmente deixaram de existir. Com isso, Eren conseguiu seu objetivo, que era acabar com as guerras e salvar sua terra natal.

Mikasa e Armin

Após a morte de Eren, Mikasa e Armin fazem uma sepultura na árvore em que ele costumava dormir (e na qual ele aparece no início dos mangás) e, posteriormente, seguem seus próprios caminhos. Mikasa forma uma família, mas mantém um item afetivo de Eren: o cachecol vermelho. No final, quando ela morre, é enterrada junto com a peça.

Em suma, ambos tiveram vidas pacíficas e longas após tudo o que houve, diferente de quando se encontravam em meio a intermináveis guerras.

Capitão Levi Ackerman

Um dos personagens favoritos dos fãs, o capitão Levi fica perto da morte após os embates finais contra os titãs. Ele chega a ter um vislumbre da morte e aparece visualizando o espírito de seus colegas caídos após tantas batalhas.

No entanto, no final de tudo, podemos ver que o personagem ainda sobrevive. Levi aparece em uma cadeira de rodas, com muitos curativos e cicatrizes, ao lado de Falco e Gabi na linha Paradis. Depois de tantas lutas, o desfecho dá a entender que os dias de batalha do capitão acabaram, com uma vida de paz chegando.

O restante do mundo

Enquanto boa parte do mundo sucumbiu ao Rugido da Terra, Paradis escapou da destruição e teve sucesso em entrar em paz com Marley. Mais para frente, descobrimos que Shiganshina, região em que Eren, Mikasa e Armin moravam, foi destruída por guerras internas e se transformou em uma grande floresta, quase que abandonada, com a árvore associada ao personagem Eren crescendo bastante.

--

Assista Attack on Titan no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.