O Diabo no Tribunal: conheça a história real por trás do documentário da Netflix

Imagem de: O Diabo no Tribunal: conheça a história real por trás do documentário da Netflix
Imagem: Netflix

A plataforma de streaming Netflix adicionou nesta terça-feira (17) ao catálogo um novo documentário original em longa-metragem sobre um caso complexo e assustador.

Trata-se de O Diabo no Tribunal (The Devil on Trial), que narra um crime e um julgamento que aconteceram no começo da década de 1980 e mexeram com os Estados Unidos por causa da tese defendida pela defesa de um réu por assassinato.

Segundo a família e os advogados, o acusado estava possuído por um demônio quando cometeu o crime e, por isso, não deveria ser condenado a uma pena máxima — a primeira vez que esse argumento foi usado em um tribunal no país.

O Diabo no Tribunal realmente aconteceu?

O caso narrado pelo documentário da Netflix é uma história real, mas com peças faltando no quebra-cabeças. Em 1980, o jovem David Glatzel, de 11 anos, começou a manifestar um comportamento estranho, incluindo gritar xingamentos e blasfêmias.

A família chamou os demonologistas Ed e Lorraine Warren, famosos por vários casos paranormais anteriores, que teria confirmado as suspeitas e chamado um sacerdote para realizar um exorcismo. Na sessão, a família próxima de David estava toda presente — incluindo Arne Cheyenne Johnson, o namorado da irmã do jovem.

O jovem David e os pais.O jovem David e os pais.Fonte:  Netflix 

Meses depois do exorcismo, considerado bem sucedido pelos envolvidos, Arne assassinou o seu senhorio, Alan Bono. No depoimento, ele alegou que estava possuído quando cometeu o crime, em um caso que até hoje não foi totalmente explicado. Durante parte do julgamento, os advogados sustentaram essa argumentação.

O documentário da Netflix tem depoimentos inéditos de pessoas envolvidas, incluindo o próprio Arne, além de gravações caseiras — com fotos e áudios nunca antes mostrados ao público — e reconstituições com atores para recontar os eventos por trás do caso.

"Existem pessoas que mentem. Mas eu sentei com o David, o Arne, o Alan e o Carl por horas a fio e a história nunca mudou. Eu acho que eles estão me contando a verdade — mas é a interpretação deles da verdade, em vez de ser um fato consolidado. Mas eles acreditam, e eu também acredito, que o que dizem é verdadeiro", diz o diretor do documentário, Chris Holt.

O caso ficou tão famoso que inspirou direta ou indiretamente obras de ficção de terror — em especial Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, que traz os próprios Warren como protagonistas em uma versão ficcionalizada da história.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.