100 anos de Disney: as 10 melhores animações da empresa até agora

Imagem de: 100 anos de Disney: as 10 melhores animações da empresa até agora
Imagem: Disney/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Celebrando um século de magia, a Disney é uma potência na indústria do entretenimento. Ao longo desses anos, eles nos brindaram com inúmeras obras-primas nos cinemas, mas você já parou para pensar em quais são as melhores animações da empresa?

Para responder a essa pergunta, a equipe do Rotten Tomatoes, site agregador de críticas, realizou uma meticulosa pesquisa. Os critérios rigorosos excluem os filmes da Pixar e consideram apenas as produções inteiramente animadas e lançadas nos cinemas.

Veja quem entrou para o Top 10 melhores animações da Disney que conquistaram tanto o público quanto os críticos ao longo dos 100 anos da empresa!

10) Raya e o Último Dragão (2021): 93% de aprovação

Raya e o Último Dragão é uma jornada épica que nos transporta para o mundo de fantasia de Kumandra, onde uma guerreira chamada Raya procura o último dragão para salvar seu reino.

Essa moderna criação da Disney combina ação, magia e amizade, conquistando o público e a crítica. Dirigido por Don Hall e Carlos López Estrada, o filme foi dublado originalmente por Kelly Marie Tran, Awkwafina, Izaac Wang e Gemma Chan.

9) A Bela e a Fera (1991): 93% de aprovação

A Bela e a Fera é um conto bastante antigo (em 1740, para ser mais exata), mas a Disney trouxe uma nova vida a essa história com a sua versão animada e números musicais maravilhosos no início dos anos 90.

O filme segue a história de Bela, uma jovem cansada da vida provinciana francesa que, em troca da liberdade do pai, aceita ficar presa no castelo de uma Fera amaldiçoada para sempre.

A beleza desta animação é amplamente reconhecida graças à direção de Gary Trousdale e Kirk Wise, e ao elenco de vozes encabeçado por Paige O'Hara, Robby Benson, Richard White e Jerry Orbach.

8) Fantasia (1940): 95% de aprovação

Fantasia é uma experiência única em que a música clássica encontra a animação. Com o lendário Mickey Mouse como o Aprendiz de Feiticeiro, este filme nos leva em uma viagem através de várias histórias e composições musicais.

A fusão de sons e visuais, combinada com a direção de James Algar e Samuel Armstrong e as dublagens de Deems Taylor, Leopold Stokowski, Walt Disney e Julietta Novis, torna Fantasia uma joia intemporal.

7) Aladdin (1992): 95% de aprovação

Em Aladdin (1992), somos transportados para a cidade mágica de Agrabah, onde um jovem encontra o gênio na lâmpada e embarca em uma aventura incrível. Segundo o consenso da crítica no Rotten Tomatoes, "Aladdin é lindamente desenhado, com canções quase clássicas e um elenco de personagens que roubam a cena".

O carisma de Robin Williams como o Gênio e a direção de Ron Clements e John Musker fizeram deste filme um clássico instantâneo!

6) Moana (2016): 95% de aprovação

A narrativa de empoderamento e a voz de Auli'i Cravalho no papel-título tornam esta animação um deleite. Com a direção de Ron Clements, John Musker e Don Hall, Moana é uma aventura emocionante que celebra a cultura polinésia.

"Com um personagem-título tão tridimensional quanto sua animação exuberante e uma história que acrescenta nova profundidade à fórmula testada pelo tempo da Disney, Moana é verdadeiramente uma aventura familiar para todos os tempos", diz a crítica publicada no site.

5) Branca de Neve e os Sete Anões (1937): 97% de aprovação

Esta adaptação do conto de fadas dos Irmãos Grimm foi um divisor de águas na história do cinema, sendo o primeiro longa-metragem de animação da Disney. Sob a direção de David Hand, a trama fala sobre a rainha malvada que morre de ciúmes da beleza de Branca de Neve e manda matá-la.

4) Dumbo (1941): 98% de aprovação

A animação de 1941 conta a história emocionante de um elefante chamado Dumbo que descobre que suas orelhas grandes podem ser uma bênção. A direção de Samuel Armstrong e Norman Ferguson captura perfeitamente a inocência e a emoção deste conto.

Com sua curta duração, Dumbo é uma produção encantadora "com toda a animação calorosa e música maravilhosa que você esperaria de um clássico da Disney".

3) 101 Dálmatas (1961): 98% de aprovação

101 Dálmatas é uma aventura canina que cativa o público desde os anos 60. A história de um casal de dálmatas que deve resgatar seus filhotes dos planos malignos da temível Cruella de Vil se tornou mais uma produção irreverente da empresa de Mickey Mouse.

A direção de Wolfgang Reitherman, Hamilton Luske e Clyde Geronimi e a icônica vilã Cruella, dublada por Betty Lou Gerson, contribuíram para o sucesso deste filme.

2) Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016): 98% de aprovação

O filme de animação Zootopia: Essa Cidade é o Bicho nos leva a uma cidade onde animais de todas as espécies coexistem. A história da determinada coelha Judy Hopps (Ginnifer Goodwin) e do astuto raposo Nick Wilde (Jason Bateman) é uma narrativa envolvente que aborda questões sociais importantes. A direção de Byron Howard e Rich Moore trouxe um novo nível de complexidade à animação de última geração!

1) Pinóquio (1940): 100% de aprovação

E finalmente, o primeiro lugar com uma aprovação perfeita vai para Pinóquio. O boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade "representa indiscutivelmente o auge da coleção de obras da Disney", segundo a crítica especializada do site.

A direção de Ben Sharpsteen e Hamilton Luske, juntamente com as adoráveis músicas e personagens, tornaram Pinóquio um clássico ambicioso, aventureiro e às vezes assustador!

Essas obras não são apenas filmes, são testemunhos da habilidade da Disney em criar mundos mágicos que nos transportam para lugares onde nossos sonhos ganham vida desde 1923!

--

Conheça o Disney Plus

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.