Invocação do Mal: qual é a ordem cronológica para ver os filmes e onde assistir

Imagem de: Invocação do Mal: qual é a ordem cronológica para ver os filmes e onde assistir
Imagem: New Line Cinema

Criada em 2013, a franquia Invocação do Mal é um enorme sucesso entre os fãs de filmes de terror. Muita gente tem adorado acompanhar desde o início as histórias de Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), um casal de investigadores paranormais que trabalham em investigações de casos sinistros de possessão demoníaca.

Desde sua criação, a franquia já cresceu muito e passou a envolver outras tramas para além das que cercam diretamente o casal. Neste texto, trazemos uma sugestão de ordem para você assistir a todos os filmes e adentrar neste universo, obedecendo à sequência temporal dos acontecimentos que são mostrados.

1. A Freira (2018)

A Freira é sugerido como o primeiro da lista por mostrar onde toda a trama começou. O filme se passa em 1952 e conta a história de uma freira e de um padre escolhidos para investigar um caso na Romênia. A freira Valak, "vilã" no filme, depois é retomada em Invocação do Mal 2 e citada em Annabelle 2.

  • Onde assistir: Prime Video e HBO Max

2. Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)

Annabelle também cruza com a trama do casal Warren. Este filme, de 2017, se passa em 1955, dando uma sequência temporal correta à ordem dos eventos. Ele mostra um casal que perdeu a filha e que resolve em seguida acolher em casa uma freira e dezenas de meninas que foram desalojadas de um orfanato.

Só que uma das crianças acaba achando na casa uma boneca com uma maldição. A partir daí, uma história de verdadeiro horror começa a se desenrolar.

  • Onde assistir: HBO Max

3. A Freira 2 (2023)

A seguir, temos A Freira 2, cuja história transcorre em 1956. A trama do filme se inicia quando um padre é assassinado na França, e a jovem irmã Irene precisa se confrontar com Valak, o demônio em forma de freira.

Uma curiosidade: Irene é interpretada pela atriz Taissa Farmiga, que é irmã na vida real de Vera Farmiga, a atriz por trás de Lorraine Warren em Invocação do Mal.

  • Onde assistir: ainda não está disponível no streaming

4. Annabelle (2014)

Pulamos agora para Annabelle, que se passa em 1967. Neste filme, conhecemos Mia, que está grávida, e seu marido John. Ambos se deparam com um assassinato ocorrido na casa de vizinhos, e nem imaginam que o espírito de Annabelle Higgins se transferiu para uma das bonecas da coleção de Mia. O casal Warren é mencionado em várias partes do filme.

  • Onde assistir: HBO Max

5. Invocação do Mal (2013)

Chegamos então ao primeiro filme de Invocação do Mal, que começa a nos contar as histórias do casal Warren. A trama se passa em 1971, quando Lorraine e Ed vão acompanhar a família Perron (composta por Carolyn, Roger e suas cinco filhas). Eles acabaram de comprar uma casa, mas eventos paranormais assustadores estão acontecendo por lá, trazendo terror para todos.

  • Onde assistir: HBO Max

6. Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

Em Annabelle 3: De Volta para Casa, a trama inicia em 1972. O filme começa no mesmo ponto que o primeiro Invocação do Mal, entrelaçando os dois filmes. Um ano depois de Ed e Lorraine Warren levarem a boneca Annabelle para sua casa, algo terrível acontece: ela desperta outros espíritos malignos que começam a perseguir a jovem filha do casal.

  • Onde assistir: Prime Video

7. A Maldição da Chorona (2019)

Mesmo que seja indiretamente ligado à franquia, A Maldição da Chorona se conecta ao conjunto de filmes, pois a trama envolve o mesmo padre de Annabelle. A história se passa em 1973 e fala de Anna Garcia, uma assistente social atormentada por um espírito chamado Chorona.

Na verdade, a Chorona surge de uma lenda mexicana, que conta a história de uma mulher que matou seus filhos afogados após um surto de ciúme, e foi condenada a vagar pela Terra em busca de crianças que os substitua.

  • Onde assistir: Prime Video

8. Invocação do Mal 2 (2016)

No segundo filme de Invocação do Mal, a história vai parar em 1977. Vemos aqui Ed e Lorraine Warren tendo que viajar para a Inglaterra para cuidar de um evento envolvendo uma mãe solo e suas filhas. Elas estão sendo atormentadas por espíritos depois de terem feito uma brincadeira com um tabuleiro Ouija.

  1. Onde assistir: HBO Max

9. Invocação do Mal 3 (2021)

Por fim, Invocação do Mal 3 se passa em 1981. Ed e Lorraine Warren se envolvem com o caso de Arne Cheyenne Johnson, que é a primeira pessoa a usar possessão demoníaca como defesa de um homicídio.

O casal de demonologistas começa então a investigar as possessões envolvendo o caso do irmão da namorada de Johnson, que matou um homem. Mas é uma corrida contra o tempo antes que ele seja possuído de vez por um espírito maligno.

  • Onde assistir: Prime Video
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.