The Boogeyman: conheça o conto de Stephen King que inspirou filme

Imagem de: The Boogeyman: conheça o conto de Stephen King que inspirou filme
Imagem: Disney/divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Stephen King é considerado um dos maiores mestres do terror literário, servindo de inspiração para diversas obras de sucesso que chegaram em Hollywood nas últimas décadas, incluindo as adaptações de It: A Coisa, Carrie, e mais recentemente com The Boogeyman - Seu Medo é Real.

O longa, que esteve em exibição nos cinemas recentemente, é baseado em um dos mais famosos contos do autor. Publicado originalmente em 1973 na revista Cavalier, o conto só ganhou mais notoriedade quando integrou o livro Sombras da Noite cinco anos depois, considerado por muitos como um dos melhores materiais já escritos por King.

Com apenas nove páginas, King conseguiu criar um texto simples e sucinto, mas capaz de evocar o horror nos leitores.

Trama de O Bicho Papão

A história segue uma premissa similar ao que é apresentado no filme The Boogeyman, quando um estranho paciente entra no consultório do Dr. Harper e conta um relato de que todos os seus filhos foram mortos por uma criatura sobrenatural que espreita armários.

O produtor do longa, Dan Levine, conta que o texto foi uma forma traumatizante de leitura quando criança, “Meus pais tinham um exemplar de Sombras da Noite na estante, e eu o li quando era muito jovem. O Bicho-Papão foi uma das leituras mais impactantes e traumáticas da minha vida. Ele me deixou com medo de armários não por alguns dias ou semanas, mas por anos”.

f  Disney/divulgação 

Assim como o filme, o monstro do conto original consegue se “camuflar” entre humanos e passa uma sensação de paranoia, onde mesmo na luz o protagonista e leitor nunca parece exatamente seguro.

“As histórias mais assustadoras de King são baseadas em uma ideia insidiosa que fica na sua cabeça por horas [...] Tem alguma coisa nesse conto que desperta esse tipo de pavor existencial, em que até mesmo a pessoa que está do seu lado para ajudá-lo pode se virar contra você. Esse tipo de treva silenciosa que está logo abaixo da superfície mexeu comigo”, comenta Rob Savage (Cuidado Com Quem Chama), diretor da adaptação.

O grande trufo de O Bicho-Papão está no fato de como Stephen King consegue pegar o mito mais famoso para assustar crianças, e colocar esse medo em adultos aterrorizados, incluindo um final eletrizante e de gelar a espinha. Aliás, tanto o filme quanto o conto se limitam a revelar pouco sobre o monstro, não se importando em explicar como ele surgiu, ou se aprofundar em algum tipo de história.

Além de O Bicho-Papão, o livro Sombras da Noite é lar para outras histórias macabras de King, como Jerusalem’s Lot e As Crianças do Milharal. O livro está disponível para compra no site oficial da Amazon por R$ 51,90.

Adquira já o livro que contém o conto "The Boogeyman"

Imagem: Livro Sombras da Noite, Stephen King
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Sombras da Noite, Stephen King

O livro Sombras da Noite foi desenvolvido pelo premiado escritor Stephen King, responsável por grandes obras do terror

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.