Pennywise foi inspirado em John Wayne Gacy? Stephen King explica!

Imagem de: Pennywise foi inspirado em John Wayne Gacy? Stephen King explica!
Imagem: IMDb

Pennywise é uma das criaturas mais icônicas que Stephen King já criou. O vilão principal de It, A Coisa é um monstro cósmico que caiu na Terra há vários séculos e se alimenta do medo das pessoas. Embora possa assumir diversas formas, ele costuma aparecer como um palhaço para chamar a atenção de crianças antes de atacá-las.

Mas qual foi a inspiração para criar este personagem tão icônico? Por algum tempo, suspeitou-se de John Wayne Gacy, um serial killer que matou pelo menos 33 homens e meninos entre 1972 e 1978. Embora tenha sido um homem muito violento quando cometia seus crimes, Gacy também se vestia de palhaço para se apresentar em hospitais infantis e eventos de caridade.

Porém, as semelhanças param por aí. Gacy não utilizava o visual de palhaço para cometer os crimes. Na verdade, ele fazia isso para disfarçar sua vida secreta de assassino, como mostra a série documental Conversando com um serial killer: o Palhaço Assassino. Além disso, o próprio King apresenta outros dois palhaços no livro como possíveis inspirações para o personagem: Bozo e Ronald McDonald.

Bill Skarsgård como o palhaço Pennywise em 'It: A Coisa'.Bill Skarsgård como o palhaço Pennywise em 'It: A Coisa'.Fonte:  IMDb 

Mas existe uma outra inspiração muito mais simples. Em 2013, enquanto participava de uma palestra, King disse que estava pensando em algo que pudesse ser realmente assustador para crianças. “Pensei comigo mesmo: ‘O que assusta mais as crianças do que qualquer outra coisa no mundo?’ E a resposta foi ‘palhaços’”.

Em outra entrevista, o escritor também comentou que ele mesmo tinha medo de palhaços quando era criança, e que as memórias de infância voltaram enquanto ele escrevia o livro.

Em It, A Coisa, um grupo de amigos precisa voltar à cidade onde cresceram para enfrentar novamente a criatura que os ameaçou quando eram crianças. Porém, agora o palhaço Pennywise parece estar mais preparado, e cada um dos sete amigos tem mais a perder.

O livro teve duas adaptações para as telas. A primeira foi lançada em 1990 como uma minissérie em duas partes e teve Tim Curry no papel do Pennywise. A segunda adaptação veio como dois filmes para o cinema, lançados em 2017 e 2019. Nesta versão, foi o ator sueco Bill Skarsgård que ficou com o papel do palhaço assassino.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.