Star Wars: ator critica franquia e diz que saga virou um 'culto'

Imagem de: Star Wars: ator critica franquia e diz que saga virou um 'culto'
Imagem: Lucasfilm

A franquia Star Wars se perdeu no meio do caminho e se tornou uma espécie de culto? Bem, é isso o que acha o veterano Liam Neeson, que compartilhou sua opinião polêmica sobre a saga de filmes, séries e animações criada por George Lucas durante uma entrevista ao apresentador Conan O’Brien. Em sua fala, o ator criticou a enorme quantidade de produções que a saga vem lançando.

Caso você não se lembre, Neeson interpretou o personagem Qui-Gon Jinn em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, no original), longa-metragem lançado em 1999 que abriu uma nova trilogia de Guerra nas Estrelas após o lançamento dos episódios "originais" (Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança; Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca e Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi).

Em sua declaração, Neeson, que já participou de obras como A Lista de Schindler (1993), Busca Implacável (2008) e Fúria de Titãs (2010), disse: "Há tantos filmes e spin-offs e eu acho que toda a franquia está sendo diluída". E, isso para ele, estaria, de alguma forma, transformando a jornada épica idealizada por Lucas em um grande "culto", dando a entender que a quantidade estaria se sobressaindo sobre a qualidade.

Veja a entrevista completa (em inglês), abaixo:

Críticas ao universo Star Wars

Lembrando que esta não é a primeira vez que o artista fala sobre Star Wars com um tom mais crítico. Ainda em 2023, em um episódio do programa Watch What Happens Live with Andy Cohen, no qual Neeson participou ao lado de Paul Rudd (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania), o ator afirmou que, em sua análise, a saga de Guerra nas Estrelas está decaindo, perdendo sua própria mágica e mistério.

"Não, não estou [interessado]. Há muitos spin-offs de Star Wars. Está se diluindo para mim, e isso tirou o mistério e mágica de alguma maneira", disse na época quando perguntado se voltaria a viver Qui-Gon Jinn. Em outra entrevista, agora ao site ComicBook, contudo, Neeson declarou que só voltaria para a franquia de ficção científica se a produção em questão fosse um filme e não uma série. “Oh, acho que sim... se fosse um filme. Sim, eu sou um pouco esnobe quando se trata de TV, eu admito. Eu gosto das telonas, sabe?".

O curioso é que, no fim das contas, Nesson reprisou seu papel de Qui-Gon Jinn no último episódio de Obi-Wan Kenobi (2022), série do Disney+, na qual apareceu como um fantasma para se reunir com o personagem de Ewan McGregor. Será que o ator mudará de ideia no futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.