Vereadora de Florianópolis propõe criação do Dia do Batman como novo feriado

Imagem de: Vereadora de Florianópolis propõe criação do Dia do Batman como novo feriado
Imagem: Warner

Já pensou em ter um feriado na sua cidade em homenagem ao herói morcego da DC? Esse cenário pode virar realidade para os moradores de Florianópolis: um projeto de lei apresentado pela vereadora Mayanne Mattos (PL-SC), que propõe a criação do feriado "Dia do Batman".

O documento foi protocolado na Câmara Municipal na última terça-feira (11). A proposição sugere que o dia 17 de setembro seja a data comemorativa para "homenagear o personagem, bem como, tratar da segurança pública no Município”.

Na justificativa do projeto de lei que você pode conferir aqui, a vereadora do partido de Jair Bolsonaro alega que a sua inspiração foi o Batman Day. O evento anual criado pela DC, sem data fixa, é celebrado pelos fãs do personagem desde 2014.

Vereadora do PL solicitou a criação do feriado "Dia do Batman" no calendário da capital de Santa Catarina.Vereadora do PL solicitou a criação do feriado "Dia do Batman" no calendário da capital de Santa Catarina.Fonte:  Câmara Municipal de Florianópolis/Captura de tela 

"Por 80 anos, Batman ganhou muita popularidade como um personagem que reflete a justiça e se destaca na segurança pública", destaca a vereadora. Em seguida, ela associa a necessidade do poder público ter um olhar mais firme para os índices de criminalidade com o super-herói das HQs:

"O Batman não tem superpoderes, em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo", diz a vereadora.

A proposta foi "encaminhada para instrução". Isso significa que passará por uma fase de análise e avaliação por parte dos órgãos competentes antes de prosseguir para as etapas de discussão, votação e, se aprovada, a sanção pelo poder executivo municipal.

Quando é comemorado o Batman Day?

O Batman Day é celebrado oficialmente no mês de setembro e a data é elegida pela DC de acordo com o seu calendário de eventos mundiais. Em 2021, a DC Comics comemorou no dia 18 de setembro com o lançamento global da HQ Batman: O Mundo.

A antologia do morcego mostra o Cruzado Encapuzado viajando por diversas cidades do planeta, incluindo São Paulo, e foi produzida por artistas locais. O bat-sinal mencionado no projeto de lei da vereadora Mayanne fez parte de uma das ações de marketing em homenagem à data comemorativa da DC em parceria com a Panini.

Confira na imagem o holograma do morcego que iluminou o prédio do Farol Santander, no centro de São Paulo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.