Como é a acessibilidade no meio audiovisual?

Imagem de: Como é a acessibilidade no meio audiovisual?
Imagem: GettyImages

Quem não gosta de ir ao cinema? Assistir a um filme super aguardado de super-herói, aquele terror que dá frio na barriga e arrepio na espinha ou até mesmo aquele filme cult que está todo mundo falando.

Todos deveriam ter essa possibilidade com autonomia e inclusão. E dentro dessas competências temos funções como legendas audiodescrição LIBRAS a Linguagem Brasileira de Sinais entre outras ferramentas que podem melhorar a acessibilidade no consumo de conteúdo, seja nos cinemas quanto nos serviços de streaming.

Afinal, pode ser bem frustrante para uma pessoa com deficiência visual ou auditiva, se interessar por uma série ou filme em alguma plataforma e descobrir que essas funções de acessibilidade não estão disponíveis, mas aos poucos essa história está mudando.

O que é audiodescrição?

A audiodescrição se define como um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que descreve cenas através de uma narração em áudio utilizada principalmente em peças de teatro, exposições e filmes nacionais e internacionais tanto em salas de cinema quanto por serviços de streaming.

A descrição das cenas ocorre entre os diálogos nos espaços vazios entre as falas traduzindo em áudio detalhes como expressões faciais, roupas, locais entre outras características visuais das obras.

De acordo com a lei: 1962, e a Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, no sentido de estabelecer a obrigatoriedade de exibição de recurso de audiodescrição e legenda na televisão aberta, nos serviços de televisão por assinatura, além de prever o uso de legendas nas salas de exibição de cinema. Em resumo todas redes de cinemas presentes em território nacional devem ter recursos de audiodescrição. 

Ressaltando que se você é uma pessoa com algum grau de deficiência visual, pode exigir que a rede de cinemas que você frequenta forneça os aparelhos de audiodescrição pois isso é uma obrigação legal e um direito seu garantido pela legislação brasileira.

Desta forma a pessoa com deficiência visual consegue fazer parte do debate cultural tendo a autonomia de ter suas próprias interpretações das obras que consome sem ter que recorrer a perguntar para terceiros o que houve no filme, pois uma das características da boa audiodescrição é a neutralidade, não podendo ter caráter moral como ou interpretativo.

A voz do audiodescritor tende a ser a mais neutra possível e entrar nos momentos certos para não interromper os diálogos do filme em questão.

De acordo com a legislação brasileira em vigor, as salas de cinema precisam garantir a acessibilidade para todos.  De acordo com a legislação brasileira em vigor, as salas de cinema precisam garantir a acessibilidade para todos.  Fonte:  Getty Images 

Como funciona o audiodescritor

Atualmente as redes de cinema utilizam um aparelho com fones de ouvido individuais que podem ser solicitados pelo cliente ao efetuar a compra dos ingressos, então o cliente assina um termo de responsabilidade pelo aparelho e vai ver sua sessão audiodescrita.

A solicitação do aparelho de autodescrição pode ser feita no momento da compra do ingresso.  A solicitação do aparelho de autodescrição pode ser feita no momento da compra do ingresso.  Fonte: Infoglobo

Porém para o uso desse aparelho analógico é necessário que a sala seja adaptada com os recursos que transmitem o sinal de rádio para o aparelho reproduzir a audiodescrição, isso se torna um problema principalmente se a rede de cinema em questão for pequena e tiver poucas salas pois normalmente somente algumas salas são adaptadas com esse recurso e se o filme que a PcD quiser assistir estiver em exibição em uma sala que não seja adaptada o recurso simplesmente não irá ser disponibilizado da forma analógica.

Avanços Tecnológicos na Acessibilidade Cultural

No início de 2023 chegou ao Brasil uma forma fácil e avançada de termos a audiodescrição legendas e linguagem de sinais disponível em 100% das salas de cinema nacionais.  Estou me referindo ao aplicativo MovieReading que basicamente traz todas essas funções diretamente do seu dispositivo móvel seja Android ou iOS.

O aplicativo MovieReading está disponível no sistema Android e iOS.O aplicativo MovieReading está disponível no sistema Android e iOS.Fonte:  Vunesp

O funcionamento é simples e intuitivo pois o usuário basicamente tem que selecionar dentro do catálogo do app o filme desejado e então escolher qual recurso de acessibilidade será utilizado. Entre as opções temos legendas, LIBRAS e audiodescrição. 

Depois de escolher a função desejada o usuário deve fazer o download do recurso antes de ingressar na sessão de cinema, desta forma o recurso se torna disponível mesmo sem que o usuário tenha acesso a internet dentro do ambiente onde o filme está sendo exibido.

Com o download da função desejada efetuado o filme escolhido irá para sua biblioteca de filmes no aplicativo e quando a sessão tiver início basta abrir o aplicativo e pressionar o botão sincronizar para que seja feita de forma automática a sincronia da acessibilidade desejada com o filme que está passando na tela grande

A sincronização automática é feita com uma tecnologia que reconhece o áudio do filme e ativa a acessibilidade escolhida, então não se preocupe com delays pois tudo funciona sem necessidade de um sinal analógico ou de internet.

Como a chegada novos recursos, a cultura se torna acessível para todos. Como a chegada novos recursos, a cultura se torna acessível para todos. Fonte:  Getty Images 

Então basta pegar a pipoca, colocar seus fones de ouvido e curtir a experiência pois o app pode ser utilizado para assistir filmes não somente no cinema mas também em serviços de conteúdo via streaming, pois tendo o filme desejado dentro do catálogo do MovieReading é possível utilizar as funções do app diretamente na sua casa tanto em obras dubladas ou legendadas.

Como foi a minha experiência com o MovieReading

Tive a oportunidade de utilizar o MovieReading em uma sessão do mais novo filme da Marvel,  Guardiões da Galáxia Volume 3 e posso dizer de forma clara e objetiva que o app funciona perfeitamente, utilizei a função de audiodescrição durante o filme e não tive nenhum problema com a sincronia ou com mixagem de áudios.

Porém como nem tudo são flores, o MovieReading ainda não possui funções básicas como uma opção de modo escuro. Como o app é utilizado principalmente dentro das salas de cinema uma tela com o fundo branco pode se torna bastante chamativa e desconfortável aos olhos, além da possibilidade de atrapalhar a experiência de outras pessoas na sala.

Outro ponto, é a falta de um campo de busca para encontrar com mais facilidade o filme desejado, o que faz com que o usuário tenha que ficar rolando a tela infinitamente até encontrar o filme que deseja assistir.

Como funciona o catálogo do app

O catálogo do aplicativo é bastante completo tendo os principais lançamentos que estão em cartaz nos cinemas brasileiros indo desde filmes da Disney, Marvel, filmes de terror, filmes do Oscar, nacionais entre outros.

Se em último caso o filme desejado não estiver nas opções disponíveis no aplicativo, o usuário ainda pode solicitar os aparelhos de audiodescrição que são obrigatórios nas redes de cinema do Brasil que funcionam muito bem.

É sensacional que esse aplicativo tenha chegado ao mercado brasileiro, pois para seu uso dentro das salas de cinema não é necessário adaptações ou que a sala seja preparada para audiodescrição.

O app funciona em qualquer tipo de sessão de cinema assim trazendo muito mais opções para quem precisa de funções adaptadas para o consumo pleno de cultura. A cada dia mais a tecnologia rompendo as barreiras e tornando a vida de pessoas PcD mais confortável e social, pois o consumo de filmes livros jogos e cultura no geral aproxima as pessoas e ver mais autonomia dentro desses espaços para mim é algo lindo.

Se quiser saber minha opinião sobre o filme Guardiões da Galáxia Volume 3, siga o meu podcast na sua plataforma favorita Cultlab Podcast onde faço críticas de cinema, séries de televisão e games todas as segundas-feiras.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.