ABNT lança normas técnicas de acessibilidade para apps; conheça

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Imagem: Getty Images

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou na quarta-feira (26) uma nova norma técnica que representa um grande passo para a acessibilidade digital. Trata-se da “17060:2022 - Acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis – Requisitos”, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade em parceria com o CGI.br, o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A NBR 17060 é o resultado de um projeto de dois anos, que contou com a colaboração de mais de 90 especialistas na matéria. A norma abrange aplicativos nativos em Android e iOS, apps híbridos, web apps e sites móveis e deverá beneficiar mais de 17 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência.

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Instrumento para que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) seja cumprida, a NBR 17060 propõe que esses apps sejam acessíveis para pessoas sem visão, com visão limitada, sem percepção de cor, sem audição, com audição limitada, sem fala, com manipulação ou força limitadas, com alcance limitado, com epilepsia fotossensível ou com cognição limitada.

Como é a NBR 17060?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

A nova norma técnica é composta de 54 requisitos e recomendações baseadas na WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web, em português), um conjunto de diretrizes para acessibilidade de conteúdos da web estabelecido pelo consórcio W3C. Na versão da ABNT, eles estão divididos em quatro grupos: 1) percepção e compreensão; 2) controle e interação; 3) mídia; e 4) codificação.

Além disso, a NBR 17060 é a primeira norma tocante à acessibilidade digital que agrega elementos não textuais, como controle e interação, legendas, interação por toque, tamanho da área de toque e descrição dos botões.

A acessibilidade ganhou uma enorme importância durante a pandemia, explica o coordenador da ABNT/CE, Reinaldo Ferraz. Sem acessibilidade em um app, pessoas com deficiência não conseguiam apertar um botão para “comprar comida, chamar um veículo, realizar uma consulta médica ou reservar um hotel".

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