Evil Dead: onde ver filmes e séries de A Morte do Demônio

Imagem de: Evil Dead: onde ver filmes e séries de A Morte do Demônio
Imagem: Warner/divulgação

A franquia A Morte do Demônio é uma das mais consagradas sagas do cinema de terror. Idealizada pelo diretor Sam Raimi no início dos anos 80, o terror ganhou uma nova cara naquela época e uma nova vertente de filmes assustadores com galhofa começa a surgir em Hollywood.

Nesta semana, A Morte do Demônio: A Ascensão, chega aos cinemas nacionais e promete muita violência explícita. Pensando nisso, o Minha Série separou quais são os filmes e séries da franquia, e onde é possível assistir a esses clássicos.

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)


Lançado em 1981, o filme era apenas um projeto de final de curso de um estudante de cinema chamado Sam Raimi. O jovem tinha pouquíssimos recursos para desenvolver um filme, e mesmo com um orçamento limitado, conseguiu criar uma obra que viria a revolucionar o gênero. Embora o primeiro filme não seja um primor técnico, Raimi tinha talento o suficiente para extrair boas atuações e uma filmagem marcante em seu longa de estreia.

A história gira em torno de uma convenção manjada do gênero: um grupo de amigos vai para uma cabana isolada no meio do mato, e as coisas saem do controle. O caminhão de mortes começa quando um deles acidentalmente encontra um livro chamado Necronomicon, e libera forças demoníacas para acabar com todos.

O protagonista Ash ficou com um ator desconhecido, Bruce Campbell, que por sua capacidade de fazer cenas cômicas e bestas na frente das câmeras, se tornou o grande personagem da franquia. A Morte do Demônio, Uma Noite Alucinante ou Evil Dead, todos esses nomes se referem ao mesmo filme que moldou uma era.

O longa está disponível no HBO Max.

A Morte do Demônio 2 (1987)

O primeiro Evil Dead se tornou um clássico indiscutível, mas na época não chegou a fazer tanto barulho e nem conseguiu números expressivos em bilheteria. No entanto, o estúdio responsável por comprar a produção, a New Line Cinema, trouxe Raimi para realizar uma sequência.

O segundo filme, na verdade, é basicamente o primeiro, mas com algumas mudanças estruturais no roteiro e um orçamento muito maior. Lançado em 1987, a sequência se tornou a obra definitiva da franquia, com aclamação do público e da crítica até hoje.

Por ter um orçamento maior, os efeitos especiais tiveram uma melhora significativa, e a evolução tecnológica da época permitiu que a imagem ficasse mais nítida e menos granulada. No entanto, a grande surpresa era o humor besta presente no longa, fazendo com que mesmo que fosse violentíssimo para a época, as piadas e tiradas de sarro amenizavam a produção, e aumentavam o status de galhofa para outro nível.

O filme pode ser alugado em plataformas como o YouTube ou AppleTV.

Army of Darkness (1992)

O terceiro filme da franquia remodelou muitos aspectos dos originais. A começar pelo nome, Evil Dead ficou de fora para a entrada de Army of Darkness. A história é mais complicada, e mostra Ash voltando no tempo para a Idade Média na tentativa de encontrar o Necronomicon novamente, enquanto mata um exército de demônios.

O filme não é considerado como o melhor entre os fãs, e embora seja extremamente divertido e abrace 100% a galhofa, o componente assustador se perdeu. Isso, talvez, tenha sido um dos motivos pelo qual a franquia passou por um longo período de hiato até retornar de vez para as telonas na última década.

O filme pode ser alugado pelo AppleTV+ ou no Amazon Prime Video.

A Morte do Demônio (2013)


Décadas depois, a Morte do Demônio ressurgiria novamente, mas sem Sam Raimi na direção, que se posicionou apenas como um dos principais produtores do novo reboot. Nessa reimaginação, o diretor Fede Alvarez retornou ao clássico do grupo de amigos indo passar uns dias em uma cabana isolada, até que um deles acaba invocando entidades demoníacas que possuem sua amiga.

No entanto, o filme quis seguir uma pegada mais realista, e deixou toda a galhofa e o senso de humor de canto, apostando em desmembramentos viscerais, e muita violência extrema. Se por um lado o longa agradou pela maturidade, por outro, os fãs de longa data ficaram com um gostinho amargo na boca pela falta de elementos que consagraram essa clássica franquia.

Esse reboot está disponível no HBO Max.

Ash vs Evil Dead

Única série dentro da franquia, Ash vs Evil Dead foi lançada em 2015 e colocou Ash no papel do salvador da humanidade mais uma vez. O demônio Kandarian foi solto mais uma vez, e o herói precisou se unir com outras pessoas para impedir a entidade. A série teve recepções mistas ao longo de três temporadas, e foi cancelada em 2018 por baixa audiência.

A série já fez parte do catálogo da Netflix, mas atualmente não se encontra em nenhum streaming disponível no Brasil.

A Morte do Demônio: A Ascensão

Lançada uma década após o reboot, A Ascensão tenta ser um novo tipo de reboot/continuação de Evil Dead, mas dessa vez, ambienta a história em um apartamento. Após uma mãe solteira ser possuída por demônios, sua irmã e filhos precisam lutar para ficarem vivos.

A direção é do cineasta Lee Cronin, e o filme segue uma linha similar ao de 2013, com muita violência. Porém, o senso de humor é mais presente neste filme, com inúmeras referências aos filmes clássicos.

A Morte do Demônio: A Ascensão está disponível nos cinemas, e deve chegar no catálogo do HBO Max nos próximos meses.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.