Livros de receitas especiais: pratos de Harry Potter, GoT e mais

Imagem de: Livros de receitas especiais: pratos de Harry Potter, GoT e mais
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A culinária é uma arte que transcende o simples ato de preparar alimentos. A atividade também é utilizada como elemento narrativo principal ou secundário em filmes e séries. Além disso, ela representa uma forma de expressão cultural, que reflete a história, os costumes e a identidade de uma sociedade.

A arte culinária inserida em filmes e séries desperta curiosidade e fome nos espectadores, trazendo também o conhecimento de culturas diversas, expandindo a visão de mundo de quem assiste.

E se você já sentiu vontade de se deliciar com o banquete de Hogwarts ou experimentar as lembas Élficas do Senhor dos Anéis, saiba que há livros que ensinam receitas desses universos!

Neste artigo o TecMundo selecionou 6 obras para quem quer botar a mão na massa. Confira:

1. O Livro de Receitas de Harry Potter: Dos Bolos de Caldeirão à Cerveja Amanteigada

Imagem: Livro de Receitas de Harry Potter: Dos Bolos de Caldeirão à Cerveja Amanteigada, Dina Bucholz
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro de Receitas de Harry Potter: Dos Bolos de Caldeirão à Cerveja Amanteigada, Dina Bucholz

Além das receitas o livro conta com textos que contextualizam e lembram o momento específico da saga (qual dos livros e qual o capítulo) que faz referência a cada prato.

É inegável que Harry Potter é uma das maiores obras literárias e cinematográficas já criadas. Conhecida por seu mundo rico em detalhes e personagens memoráveis, a saga é um enorme sucesso comercial.

A autora deste livro de receitas traz mais de 150 pratos que aparecem na saga, desde os mais complexos a doces e snacks fáceis de fazer, além das receitas clássicas como Cerveja Amanteigada e Tortinhas de Abóbora.

2. Receitas do mundo de Tolkien: pratos fáceis e saborosos inspirados nas lendas da Terra-média

Imagem: Livro de Receitas do mundo de Tolkien: pratos fáceis e saborosos inspirados nas lendas da Terra-média, Robert Tuesley Anderson
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro de Receitas do mundo de Tolkien: pratos fáceis e saborosos inspirados nas lendas da Terra-média, Robert Tuesley Anderson

O livro Receitas do Mundo de Tolkien traz 75 iguarias deliciosas inspiradas nas aventuras da Terra-média, um deleite para o paladar e para a imaginação, em uma edição capa dura, toda colorida e com ilustrações conceituais.

As obras de J.R.R. Tolkien são amplamente conhecidas e influentes no mundo da literatura e da cultura pop. Especialmente em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a comida é vista como um símbolo de companheirismo, amor, esperança e lar.

Este livro traz diversas receitas inspiradas nos pratos mencionados nos livros, organizados em seis refeições diárias dos hobbits. Algumas são reinterpretações de pratos, enquanto outras são homenagens mais rebuscadas a personagens e lugares.

3. Banquete de gelo e fogo: O livro oficial de receitas de Game of Thrones

Imagem: Livro Banquete de gelo e fogo: O livro oficial de receitas de Game of Thrones, Vários Autores
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Banquete de gelo e fogo: O livro oficial de receitas de Game of Thrones, Vários Autores

Banquete de gelo e fogo, livro que explica passo a passo como preparar alguns pratos mencionados em Game of Thrones, criando, para cada um, versões adaptadas para os mortais cozinheiros do século XXI. 

Se ao assistir Game of Thrones ou ler As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, você ficou imaginando como seria comer os banquetes deliciosos de Westeros, esse livro é feito para você.

Os autores deste livro uniram seus talentos para criar receitas incríveis baseadas na obra e adaptadas para os meros mortais do século XXI.

4. Receitas dos Elfos: pratos fáceis e saborosos inspirados no mundo de Tolkien: 2

Imagem: Livro de Receitas dos Elfos: pratos fáceis e saborosos inspirados no mundo de Tolkien: 2, Robert Tuesley Anderson
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro de Receitas dos Elfos: pratos fáceis e saborosos inspirados no mundo de Tolkien: 2, Robert Tuesley Anderson

Você encontrará pratos para todas as refeições do dia, desde pratos famosos mencionados nos livros, como o pão lembas, até criações originais, como o pavê de amoras do Legolas, o cordeiro assado de Valfenda e os muffins de milho de Aman, inspirados em heróis e lugares élficos importantes. 

Outro livro de receitas inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, o Receitas dos Elfos: pratos fáceis e saborosos inspirados no mundo de Tolkien: 2 inclui pratos veganos e vegetarianos para todas as refeições do dia, desde o famoso pão lembas até criações originais, como o pavê de amoras do Legolas e os muffins de milho de Aman.

Ele também possui fotografias e ilustrações dos pratos para que o leitor se sinta ainda mais próximo do mundo épico criado por Tolkien.

5. Friends Central Perk: O Livro de Receitas Oficial: 3

Imagem: Friends Central Perk: O Livro de Receitas Oficial, Kara Mickelson
Imagem: Tecmundo Recomenda

Friends Central Perk: O Livro de Receitas Oficial, Kara Mickelson

Reúna seus amigos no seu sofá preferido e prepare mais de 75 receitas inspiradas no icônico café Central Perk, da amada série Friends

Friends é um dos programas de televisão mais populares e queridos de todos os tempos. Um verdadeiro fenômeno cultural que acompanha a vida de um grupo de 6 amigos que moram em Nova York e enfrentam juntos os altos e baixos da vida adulta.

Este livro de receitas possui mais de 75 receitas inspiradas no icônico café Central Perk, desde bebidas a base de chá e café a lanches e sobremesas completas para qualquer fã da série se apaixonar.

6. Anne de Green Gables - O Livro Oficial de Receitas: Pratos encantadores de Anne e seus amigos de Avonlea

Imagem: Anne de Green Gables - O Livro Oficial de Receitas: Pratos encantadores de Anne e seus amigos de Avonlea, Kate Macdonald e Lucy Maud Montgomery
Imagem: Tecmundo Recomenda

Anne de Green Gables - O Livro Oficial de Receitas: Pratos encantadores de Anne e seus amigos de Avonlea, Kate Macdonald e Lucy Maud Montgomery

Receitas criadas com base nos livros, pela própria neta da Lucy Maud Montgomery, em um livro em capa dura lindamente ilustrado com toda a atmosfera - e o sabor - dos amigos de Avonlea!

Este é um livro de receitas baseado nos romances de Anne de Green Gables, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery.

Ele contém mais de 60 receitas inspiradas nos pratos descritos nos livros, além de ilustrações encantadoras, fotografias das receitas finais e citações dos romances de Montgomery que complementam a experiência culinária inspirada.

--

Gostou da seleção de livros de receita? Fique de olho no TecMundo para outros conteúdos assim.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.