Brendan Fraser gostou de A Baleia? Veja opinião do ator sobre final

Imagem de: Brendan Fraser gostou de A Baleia? Veja opinião do ator sobre final
Imagem: A24

Apesar de todas as polêmicas que colecionou ao longo do tempo, A Baleia (The Whale) teve certo sucesso e trouxe bastante audiência e comentários mistos (para positivos) dos críticos. O filme, dirigido por Darren Aronofsky e produzida pela renomada A24, inclusive, rendeu a Brendan Fraser o primeiro Oscar de sua carreira na categoria de Melhor Ator. O artista interpretou Charlie, o protagonista do longa-metragem, que também teve Sadie Sink, Ty Simpkins, Hong Chau e Samantha Morton no elenco.

Por falar em Fraser, o ator de A Múmia (1999) falou, em recente entrevista para o Entertainment Weekly, um pouco mais sobre A Baleia e, principalmente, sobre o final da produção, que, por conta de sua ambiguidade, deixou muitos espectadores confusos. Para alguns, o desfecho significa a morte de Charlie, para outros, que ele apenas transcendeu mentalmente ao atingir seu objetivo. Há quem defenda também que a cena tem um cunho mais religioso.

Brendan Fraser fala sobre o final de A Baleia

Confira as explicações de Fraser e de Samuel D. Hunter, roteirista da peça de mesmo nome e do filme que se baseia nela. Mas cuidado, pois a sequência a seguir possui spoilers do filme A Baleia.

Para Brendan Fraser, o final do filme foi muito satisfatório, pois mostrou a força do personagem em sua missão de se aproximar da filha. "É importante porque é um esforço gigantesco que ele [Charlie] faz para se levantar. Para ele finalmente chegar a ela [Ellie], se humilhar perante ela, e confessar que cometeu um erro e sente muito", diz o ator.

"Mesmo que sua vida física não tenha se encerrado naquele momento, acredito que ele saiba que não precisa mais viver, e é por isso que ele abandona seu oxigênio, pede para que ela leia o ensaio e sai do chão, caminha lentamente à sua filha, e naquela cena linda, uma luz branca aparece, e eles olham para cima. Dependendo da sua crença, espiritual ou de outro tipo, vemos que Charlie - com um toque de realismo mágico - finalmente voa".

O roteirista da peça que serviu como base para o filme também deu sua interpretação do final: "Ele está lutando o filme inteiro para colocar um espelho na frente de sua filha para dizer a ela, 'esta é você de verdade', e, naqueles momentos finais, esse espelho é o ensaio. Quando ela olha para ele [o ensaio], ela não quer entregá-lo e amargar uma nota D, mas então, aqui está seu pai, todos esses anos depois, dizendo, 'este é o melhor ensaio que eu já li'. No fim, ele é a única pessoa que realmente a enxerga, e ela sabe disso".

Como revelam os dois, a cena final tem muito mais a ver com a reconexão entre Charlie e Ellie (Sink) do que com qualquer outra coisa. O que mostra quais eram as prioridades do filme, no fim das contas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.