Enxame: conheça a história real que inspirou série do Prime Video

Imagem de: Enxame: conheça a história real que inspirou série do Prime Video
Imagem: Amazon Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Estreou nesta sexta-feira (17), no Amazon Prime Video, a série Enxame (Swarm), criada por Donald Glover (Atlanta) e Janine Nabers (Watchmen). Misturando suspense, terror e drama, a produção marca a estreia da cantora Billie Eilish como atriz e explora os lados sombrios e tóxicos dos fandoms, grupos de fãs que, em alguns casos, desenvolvem obsessões questionáveis por determinados artistas e figuras da cultura pop.

Como o assunto apresenta grande relevância e se encaixa muito bem no cenário atual, alguns espectadores têm se perguntado se Enxame é baseado em histórias reais. E a resposta é: sim! Para começar, a personagem Ni'Jah (Nirine S. Brown), que vive uma diva pop fictícia na série, foi inspirada na cantora Beyoncé, que tem um fandom que se chama de Bey Hive (Colmeia, em tradução livre). Já o nome do fandom abordado no seriado é Swarm (Enxame). Colmeia, Enxame... Deu para notar a primeira relação com a realidade, não é?

Mas as coisas não param por aí. Em entrevista ao Shondaland, Nabers revelou que o primeiro episódio de Enxame, por exemplo, tem como base uma história real. "O piloto é baseada em um evento real que aconteceu na internet. Nós começamos nossa história a partir disso e construímos [a série] com eventos reais que aconteceram nos Estados Unidos entre 2016 e 2018", disse a roteirista.

O episódio real ao qual Nabers se refere aconteceu em 2016, envolvendo Beyoncé e um rumor bizarro que tomou conta da internet na época. "Em abril de 2016, "Lemonade" [álbum de Beyoncé] foi lançado. Na mesma noite, houve um boato sobre uma mulher chamada Marissa Jackson que cometeu suicídio depois de assistir os vídeos do álbum porque estes, basicamente, teriam confirmado que um homem muito poderoso [Jay-Z] estava traindo uma das mais incríveis, lindas e bem-sucedidas estrelas pop do nosso tempo [Beyoncé]", explicou.

A produtora conta que essa história permaneceu viva por muito na internet e que foi a base para que ela começasse a pesquisar mais casos semelhantes envolvendo fãs obcecados. "Foi [a história] um ponto zero para o seriado, e foi aí que eu comecei a pesquisar todas essas histórias loucas que ouvimos na internet ou que existiram, de fato, envolvendo artistas específicos e como nós poderíamos trazer isso para a realidade [...]", adicionou.

Resumindo, sim, os episódios de Enxame tem como inspiração eventos reais, principalmente aqueles envolvendo Beyoncé os casos de fãs obsessivos à sua volta. Dre (Dominique Fishback), protagonista do seriado, não é uma pessoa de verdade, mas suas ações foram criadas a partir de situações vistas na internet e na vida real. Inclusive, em uma entrevista para a Variety, Nabers afirmou que Beyoncé assistiu Enxame, mas que não poderia comentar muito mais do que isso sobre o assunto.

Será que a Queen B curtiu a produção ou ficou horrorizada?

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.