How I Met Your Mother: vale a pena ver em 2023 ou envelheceu mal?

Imagem de: How I Met Your Mother: vale a pena ver em 2023 ou envelheceu mal?
Imagem: CBS

Lançada em 2005, How I Met Your Mother (Como Eu Conheci Sua Mãe) fez história na televisão e se tornou uma das séries mais amadas de todos os tempos por fãs de produções de comédia. Originalmente transmitida pelo canal norte-americano CBS, a obra, criada por Carter Bays e Craig Thomas, contou com nove temporadas no total e ficou no ar até 2014. O elenco principal trazia Josh Radnor (Ted Mosby), Jason Segel (Marshall Eriksen), Cobie Smulders (Robin Scherbatsky), Neil Patrick Harris (Barney Stinson) e Alyson Hannigan (Lily Aldrin).

Em How I Met Your Mother, acompanhamos a história de Ted Mosby, um jovem arquiteto que vive em Nova York com seus amigos Marshall, Lily, Barney e Robin. Na cidade que nunca dorme, o principal objetivo do protagonista é encontrar o grande amor de sua vida, porém, as coisas não são tão simples quanto parecem. Em sua jornada romântica, Ted passa por poucas e boas até encontrar a moça de seus sonhos e, posteriormente, narra toda sua vivência para seus filhos (daí surgiu o nome do seriado, inclusive).

A produção conquistou milhões de fãs ao redor do mundo desde sua primeira temporada, misturando romance, comédia e drama de uma forma bem equilibrada e interessante. Porém, 11 anos já se passaram desde que o último episódio de How I Met Your Mother foi ar. O que nos leva à questão: vale a pena assistir Como Eu Conheci Sua Mãe em 2023 ou o seriado já não faz mais tanto sentido assim?

Abaixo, tentaremos lhe ajudar a chegar a uma conclusão através de alguns argumentos e opiniões (que, claro, não representam quaisquer verdades absolutas). Vamos nessa?

Mesmo após muitos anos, How I Met Your Mother segue como uma das séries de comédia mais lembradas e amadas pelos espectadores.Mesmo após muitos anos, How I Met Your Mother segue como uma das séries de comédia mais lembradas e amadas pelos espectadores.Fonte:  CBS 

How I Met Your Mother: assistir ou não assistir em 2023?

Primeiramente, vamos falar dos pontos positivos de How I Met Your Mother e que fizeram da série uma produção tão especial. Começando pelo balanço entre romance, comédia e drama, que é certeiro do início ao fim da trama. De forma leve e natural, a narrativa consegue nos fazer rir, chorar e se importar de uma forma profunda, alternando entre esses momentos organicamente, sem forçar a barra. Isso causa mais empatia no público, que consegue se enxergar mais nas situações retratadas em tela e sentir tudo junto com os personagens principais.

Por incrível que pareça, até quando a série se utiliza de elementos fantasiosos e exagerados para criar suas situações cômicas, não nos sentimos enganados ou infantilizados. Pelo contrário, por ter um forte equilíbrio narrativo, a fantasia introduzida vez ou outra em How I Met Your Mother faz com que tudo fique ainda mais especial, trazendo um pouquinho de magia ao storytelling. Nesse sentido, vale lembrar que o que estamos assistindo são memórias de Ted. Ou seja, é normal e esperado que ele exagere em muitos de seus contos. Afinal, quem é que já não fez isso também, não é mesmo?

Ainda falando da narrativa, que considero o ponto alto de How I Met Your Mother, temos também as formas criativas com as quais os fatos são narrados. Como é perceptível desde o início, a história não é linear e conta com vários flashbacks e vislumbres de futuro, além de tramas e subtramas que se conectam de forma muito bem planejada ao longo da obra. Uma verdadeira aula de como contar uma história simples (a busca por um grande amor) de um jeito grandioso e interessante, com vários detalhes e características enriquecedoras.

A narrativa criativa de How I Met Your Mother é um dos pontos altos do seriado, que diverte e emociona com bastante eficácia.A narrativa criativa de How I Met Your Mother é um dos pontos altos do seriado, que diverte e emociona com bastante eficácia.Fonte:  CBS 

Por outro lado, pensando no que pode ter envelhecido mal em How I Met Your Mother, temos algumas questões ligadas aos personagens principais do seriado para citar. Apesar de serem figuras memoráveis, cada qual à sua maneira, e muito carismáticas, os personagens apresentam alguns traços não muito "saudáveis", digamos assim, e que influenciam em seus arcos narrativos. Nesse cenário, gostaria de ressaltar os exemplos de Ted e Barney.

Ted é um "romântico incurável", como diz a expressão. E é óbvio que não há problema algum em o protagonista de HIMYM ser um cara romântico (afinal, ele quer exatamente isso: romance), mas e quando há um exagero nisso? Por vezes, vemos Ted ir à loucura por conta de relacionamentos, fazendo coisas que, claramente, não caberiam na vida real e que são completamente desproporcionais às situações em que ele está vivendo. Apesar de isso ser justificado através do tom cômico da produção, não podemos deixar de julgar muitos comportamentos exagerados de Ted um tanto quanto problemáticos e sem sentido.

Por falar em comportamentos problemáticos, há todas as questões envolvendo Barney, que é o completo oposto de Ted. Ao negar qualquer relacionamento mais sério e temas ligados ao amor, o personagem se apresenta como um grande mulherengo que trata as mulheres como meros troféus. E, ao fim da série, mesmo após Barney ter vivido um grande amor com Robin e ter tido uma filhinha, sua atitude é, adivinhe só? Retornar ao mesmo estilo de "pegador" com o qual ele iniciou a narrativa. Ou seja, seu arco saiu do ponto A e... voltou para o ponto A. O que, até hoje, não faz muito sentido, já que não houve amadurecimento ou crescimento por parte de Barney.

Outro ponto que divide muitos fãs de How I Met Your Mother (e que julgarei como negativo nesta análise) é o final da série. E eis o motivo: toda a história da obra encaminha Ted até Tracy (Cristin Milioti), a mulher dos sonhos do protagonista e que, como prova toda a 9ª temporada, é um ótimo par para ele. Tudo nos faz crer que o encontro entre os dois seria o ponto final perfeito, com o arco de Ted se encerrando ao passo em que ele se apaixona pela mulher de sua vida.

Ted é um personagem que nos faz questionar: vale tudo por amor?Ted é um personagem que nos faz questionar: vale tudo por amor?Fonte:  CBS 

Contudo, os roteiristas acharam que seria uma boa ideia matar Tracy através de uma doença e fazer com que Ted percebesse, nos fim das contas, que quem ele queria mesmo era Robin, sua antiga paixão que casou-se com um de seus melhores amigos, Barney. Ou seja, a narrativa ofereceu ao protagonista um final feliz, com tudo aquilo que ele queria, apenas para tirar tudo dele no apagar das luzes e fazê-lo voltar ao início, para ir atrás da moça que o rejeitou repetidas vezes. Assim como coloquei no parágrafo sobre Barney, Ted saiu do ponto A e... voltou para o ponto A. Algo que não caiu bem entre os fãs, que até hoje criticam o desfecho de HIMYM.

Mas e você, depois de todos esses argumentos, o que acha? Vale a pena assistir How I Met Your Mother em 2023 ou esse barco já zarpou? Esperamos que esta análise tenha te ajudado na escolha!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.