Flashpoint: entenda como o filme do Flash vai rebootar o DCU

Imagem de: Flashpoint: entenda como o filme do Flash vai rebootar o DCU
Imagem: Repositório de imagens NZN

The Flash ganhou sua primeira prévia completa durante a última edição do Super Bowl, e alcançou a marca do trailer mais visto do evento. O filme, recheado de polêmicas em torno do ator Ezra Miller, promete ser um reboot para o universo da DC, agora comandado por James Gunn.

Além de um trailer ótimo, os fãs estão bem curiosos pelo filme do Velocista Escarlate por conta desse projeto ser a adaptação de um dos melhores arcos do herói nas HQs: Flashpoint, ou Ponto de Ignição. A seguir, o Minha Série explica o que é essa saga, e como o filme vai se inspirar nos eventos para resetar a DC.

De volta para o futuro

Flashpoint foi lançada em 2011 e contou com o icônico Geoff Johns na escrita e arte de Andy Kupert. Em 2013, o sucesso do quadrinho foi tão grande que gerou uma animação de mesmo nome, mas com algumas mudanças de enredo. A história começa até que de forma simples, mostrando Barry Allen acordando no escritório da delegacia onde trabalha.

O que parecia ser um dia normal se transformou em um pesadelo quando Barry descobriu que, de alguma forma, ele não conseguia mais utilizar seus poderes, e nem mesmo estava com seu uniforme de herói. No entanto, para sua surpresa, o personagem acaba esbarrando com sua mãe, que em uma situação normal, deveria estar morta.

Barry começa a perceber que tudo no mundo está diferente. O personagem está sem poderes, com sua mãe viva, e descobre que uma guerra mundial está acontecendo entre o reino de Atlântida e as Amazonas, causada após a Mulher-Maravilha matar Mera, esposa de Aquaman. Além disso, a Liga da Justiça parece não existir, e sequer há informações de algum ser parecido com o Superman; dando ao Ciborgue o cargo de maior super-herói da Terra.

Flash decide falar com o homem mais inteligente que conhece, e parte para Gotham City procurar pelo Batman. Chegando na mansão Wayne, Allen percebe que o Batman daquela realidade não é o seu amigo, mas sim Thomas Wayne, pai de Bruce. Naquele mundo, Bruce acabou levando o tiro do assaltante no beco, fazendo com que seu pai assumisse o manto do Cavaleiro das Treva; enquanto sua mãe se transformava em uma própria versão do Coringa.

s  DC Comics 

Para recuperar seus poderes, Barry pede ajuda de Thomas para recriar as condições do acidente que o transformou no Flash, até conseguir suas habilidades novamente. Batman chama o Ciborgue, e o trio invade uma instalação militar secreta. Lá, descobrem que a nave do Superman nunca caiu no Kansas, mas sim em Metropolis, e Kal-El ficou mantido em confinamento, tornando-se um homem com medo e frágil, mas que foge quando absorve parte de seus poderes.

r  DC Comics 

Finalmente, a guerra entre Atlântida e as Amazonas chega ao país, forçando que Flash, Batman, Ciborgue e Shazam se unam com outros heróis da resistência para derrotar os dois lados. Durante a batalha, o Flash Reverso de Eobard Thawne surge e revela que o próprio Flash foi responsável por toda essa bagunça na linha do tempo, resultando em um dos melhores diálogos das HQs. Na linha do tempo normal, Flash foi para o passado no intuito de impedir que sua mãe, Nora Allen, fosse assassinada por Eobard, mas isso acabou desencadeando efeitos catastróficos para o mundo.

s  DC Comics 

O Batman consegue ferir Thawne, e pede para Barry usar a Força de Aceleração para retornar ao passado de forma tão drástica, que impediria seu antigo Eu de salvar sua mãe, e consertar a linha do tempo. Flash consegue acelerar tão rapidamente, que impede sua própria versão, e estabiliza aquele universo. Dessa forma, Flashpoint chegava ao fim, e naquele mesmo ano de 2011 a DC Comics ganharia os Novos 52, um reboot para todos os quadrinhos da editora.

E no filme?

Como o trailer já revelou, The Flash vai adaptar Ponto de Ignição no conceito, mas não ao pé da letra, até porque esse universo de filmes da DC não é tão grande como nas HQs, e muitos elementos devem ficar de fora.

Já foi confirmado que Ezra Miller irá interpretar duas versões de si, possivelmente a versão da linha do tempo "normal" e outro da linha do tempo afetada. A diferença é que a todo momento o trailer usa a palavra universo, dando a entender que Barry, na tentativa de voltar no tempo, acaba parando realmente em outro universo diferente, e não na mesma realidade.

Isso faz com que o Batman seja um herói já conhecido, trazendo o ator Michael Keaton para reprisar o papel, mas o Morcego de Ben Affleck também estará presente. Além disso, diferente da guerra entre Arthur e Diana, o conflito principal será a invasão do General Zod (Michael Shannon), assim como acontece em Homem de Aço.

Já o Superman não estará no longa, sendo substituído por sua prima, a Supergirl. A kryptoniana caiu com sua nave em algum lugar da Rússia, e foi mantida em uma prisão secreta, sem saber que tinha poderes, até que Flash e o Batman do Keaton devem resgatar a heroína vivida por Sasha Calle.

Ainda não se sabe se o Flash Reverso estará na trama, mas teorias indicam que o próprio Barry Allen alternativo será o vilão. Com o fim do filme, The Flash deve fazer como nos quadrinhos, e ao voltar para sua linha temporal, acabará rebootando todo o universo da DC que começou em Homem de Aço, e dará início ao capítulo Deuses e Monstros, anunciado recentemente por James Gunn.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.