Harry Potter: conheça as escolas de magia além de Hogwarts

Imagem de: Harry Potter: conheça as escolas de magia além de Hogwarts
Imagem: Warner Bros. Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Dentro da mitologia criada na Saga Harry Potter, os bruxos em formação precisam frequentar uma escola de magia durante seus primeiros anos a fim de aprenderem tudo sobre feitiços, poções e criaturas mágicas. Dessa forma, quando a narrativa começa, acompanhamos Harry e seus amigos em seu primeiro ano em Hogwarts, internato onde precisam lidar com diversas novidades.

Contudo, essa não é a única escola de magia e bruxaria presente no mundo, de acordo com a equipe do Wizarding World (antigo Pottermore), portal de informações sobre a franquia. Em um infográfico publicado em 2016, é possível descobrir mais sobre onde se localizam essas outras escolas. Confira todos os detalhes logo abaixo!

Mapa completo com todas as escolas de magia e bruxaria de Harry Potter. (Wizarding World/Reprodução)Mapa completo com todas as escolas de magia e bruxaria de Harry Potter. (Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

Escolas nas Américas: Ilvermorny e Castelobruxo

Quando o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam foi oficialmente lançado em 2016, a Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny ganhou destaque, visto que alguns personagens importantes teriam se formado pela instituição. Segundo o Wizarding World, no ranking das melhores escolas de magia do mundo, Ivermorny estaria em uma das maiores posições.

Localizada no Monte Greylock, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, a escola teria sido fundada 637 anos depois de Hogwarts pela bruxa irlandesa Isolt Sayre e seu marido James Steward, que, na verdade, não era um bruxo. Com ajuda dos dois filhos do casal, Chadwick e Webster Boot, as quatro Casas oficiais foram criadas: Serpente Chifruda (de Isolt) e Pukwudgie (de James), Pássaro-Trovão (de Chadwick) e Pumaruna (de Webster).

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

E a segunda escola de magia e bruxaria das Américas estaria localizada no Brasil, em meio à floresta tropical Amazônica. Conhecida como Castelobruxo, estudantes de toda a América Latina podem frequentar as aulas no local. Um fato curioso é que entidades típicas do folclore do nosso país, como a Caipora, seriam os responsáveis por proteger o local.

Apesar disso, uma das antigas diretoras da instituição garante que esses seres são muito rebeldes e causam uma infinidade de problemas. Mesmo assim, os estudantes formados em Castelobruxo são conhecidos mundialmente por serem especialistas em Herbologia e Magizoologia, oferecendo cursos livres para outros estudantes nessas áreas.

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

É válido destacar ainda que, nos livros da série brasileira A Arma Escarlate, da escritora Renata Ventura, existem cinco escolas de magia e bruxaria espalhadas nas cinco regiões de nosso país. A narrativa se inicia na Nossa Senhora do Korkovado, localizada no Rio de Janeiro.

Escolas na Europa: Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang

Como bem sabemos, Hogwarts fica no continente europeu, mais especificamente no Reino Unido entre as altas terras escocesas. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, duas outras escolas europeias ganharam destaque por conta do famoso Torneio Tribruxo.

A primeira delas é a Academia de Magia de Beauxbatons, situada na cordilheira dos Pireneus, que separa a Península Ibérica do restante da Europa. Estudantes da França, Espanha, Portugal, Países Baixos, Luxemburgo e Bélgica podem se matricular e frequentar suas aulas.

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

O conhecido alquimista Nicolas Flamel é um de seus filhos mais célebres, sendo homenageado com uma grande fonte no parque da instituição. A professora Olympe Maxime, retratada também nos filmes, foi uma de suas diretoras mais prolíferas.

A segunda é o Instituto de Aprendizagem Mágica Durmstrang, que estaria localizada no extremo norte da Europa, entre a Suécia e a Noruega. Conhecida por ser uma das escolas mais secretas de todas, sua reputação não é das melhores, visto que um dos seus diretores, Igor Karkaroff, foi um Comensal da Morte de Voldemort.

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

Escola na Ásia: Mahoutokoro

O continente asiático conta com a Escola de Magia Mahoutokoro, que fica na ilha vulcânica de Minami Iwo Jima, no Japão. Considerada uma das menores instituições de ensino de magia do mundo, a escola recebe estudantes desde os sete anos de idade. Uma das principais características é o uniforme, que possui um manto encantado que muda de cor e pode ser muito útil em vários casos.

Boa parte das varinhas desses bruxos são feitas de madeira de cerejeira, uma árvore típica do país em que está situada. Há diversas regras bastante severas ligadas à disciplina dos estudantes. Seus fundadores foram Natsu Doraguniru, Naoro Masayasu, Kiharu Nakamura e Tomoyo Daidouji.

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

Escola na África: Uagadou

Por fim, é preciso falar da única instituição mágica do continente africano. A Escola de Magia e Bruxaria Uagadou está situada na Uganda, mais especificamente nos Montes Ruwenzori, da África Central, sendo a maior instituição de ensino bruxo do mundo.

Boa parte dos estudantes formados em Uagadou se tornam grandes alquimistas, astrônomos e animagos. Um outro grande diferencial desses estudantes é que boa parte deles consegue lançar feitiços sem a necessidade de varinhas, utilizando apenas o gestual para provocar reações mágicas.

(Wizarding World/Reprodução)(Wizarding World/Reprodução)Fonte:  Wizarding World 

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para saber mais curiosidades interessantes da Saga Harry Potter, que está em alta novamente graças ao game Hogwarts Legacy.

Imagem: Box Harry Potter Edição Premium, J. K. Rowling
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Harry Potter Edição Premium, J. K. Rowling

 Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.