Hogwarts: conheça a história da escola de Harry Potter

Imagem de: Hogwarts: conheça a história da escola de Harry Potter
Imagem: Warner Bros. Games
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Recheada de magia e fantasia, a Saga Harry Potter se tornou um verdadeiro marco literário, que, posteriormente, foi adaptada ao cinema e também em jogos digitais. E com a chegada de Hogwarts Legacy, muitos fãs estão animados com todas as possibilidades que o título poderá trazer no campo do entretenimento.

Mas você sabe todos os detalhes sobre a história da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts? Abaixo, é possível conferir um guia completo com diversas informações a respeito da fundação dessa instituição tão importante para a Saga e aproveitar para já entrar no clima do novo jogo.

Brasão de Hogwarts: a principal escola de Magia e Bruxaria da Saga Harry Potter. (Editora Rocco/Reprodução)Brasão de Hogwarts: a principal escola de Magia e Bruxaria da Saga Harry Potter. (Editora Rocco/Reprodução)Fonte:  Editora Rocco 

Quem são os fundadores de Hogwarts?

Para começar, é preciso lembrar-se de algo que já estava presente nos livros originais. Hogwarts foi fundada durante o século 10, no período medieval por volta de 993 d.C., por quatro bruxos diferentes: Godric Gryffindor (Grifinória), Helga Hufflepuff (Lufa-Lufa), Rowena Ravenclaw (Corvinal) e Salazar Slytherin (Sonserina).

Dessa maneira, cada um deles ficou responsável também por uma área institucional, criando algo que ficou conhecido como Casa. A partir disso, utilizando seus respectivos sobrenomes para batizar essas Casas, conforme novos estudantes foram chegando, a integração acontecia por meio das características de personalidade de cada um deles.

A Casa Grifinória (Gryffindor), por exemplo, conta com jovens corajosos e destemidos. Já a Casa Sonserina (Slytherin) convoca estudantes ambiciosos. Enquanto isso, a Casa Corvinal (Ravenclaw) lida com os mais inteligentes e, por fim, a Lufa-Lufa (Hufflepuff) abraça todos aqueles que são bondosos e leais de coração.

Como lema central, a instituição utiliza o ensinamento "Draco Dormiens Nunquam Titillandus" (também grafado como Draco Dormiens Nvnqvam Titillandvs), que em latim significa algo como "nunca cutuque um dragão adormecido".

Em datas comemorativas e também no início de cada semestre, os estudantes se reúnem no Grande Salão do Castelo de Hogwarts. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Em datas comemorativas e também no início de cada semestre, os estudantes se reúnem no Grande Salão do Castelo de Hogwarts. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Segundo estudos de bruxos historiadores, houve um grande desentendimento entre Slytherin e os outros professores logo nos primórdios de Hogwarts devido às suas crenças puristas. Ao que tudo indica, o bruxo não queria aceitar bruxos que não fossem de uma linhagem pura. A partir disso, o feiticeiro teria abandonado a instituição logo após a construção de uma câmara secreta, destinada a um herdeiro da Sonserina.

Hogwarts: onde fica a escola de Harry Potter?

De acordo com a mitologia encontrada nos livros, é possível argumentar que Hogwarts está localizada no Reino Unido entre as altas terras escocesas, porém sem muita precisão. Para ser aceito na instituição é preciso receber uma carta de admissão aos onze anos de idade. A partir dela, os estudantes são direcionados a pegar um trem na famigerada Plataforma 9 ¾ com destino ao castelo.

Curiosamente, os trouxas que têm contato com Hogwarts não conseguem visualizá-la da forma como realmente é. Relatos de pesquisadores afirmam que a escola pode se camuflar como um castelo abandonado para não despertar atenção. Com esse método bastante comum entre instituições mágicas, todos podem estudar em segurança e sem perturbações.

Harry, Ron e Hermione visitam Hogsmeade. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Harry, Ron e Hermione visitam Hogsmeade. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Além do mais, por funcionar como um internato, os pais podem enviar seus filhos tranquilamente para passarem o semestre na escola, pois há suporte do Ministério da Magia Britânico em todos os sentidos.

Sabe-se ainda que Hogwarts está próxima do vilarejo de Hogsmeade, onde há restaurantes, bares, lojinhas e residentes ilustres. Vale destacar que esse local foi cenário de algumas aventuras arrepiantes da Saga.

Professores de Hogwarts: qual a grade curricular da instituição?

Ao longo da narrativa de sete livros, alguns professores ilustres foram abordados, sobretudo aqueles que ocuparam a cadeira de Defesa Contra as Artes das Trevas, uma das disciplinas mais importantes da grade curricular.

Entre os mais notáveis estão Quirinus Quirrell, Gilderoy Lockhart, Remus Lupin, Severus Snape, Dolores Umbridge, Bartolomeu Crouch Jr. (como Alastor Moody) e Galatea Merrythought.

Vale destacar que, a cada ano, os estudantes podem aprimorar suas habilidades matriculando-se em disciplinas obrigatórias e eletivas.

Em seu 3º ano, Harry Potter esteve matriculado na disciplina sobre o Trato das Criaturas Mágicas. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Em seu 3º ano, Harry Potter esteve matriculado na disciplina sobre o Trato das Criaturas Mágicas. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Fazendo um levantamento sobre essas matérias, é possível afirmar que Feitiços, Poções, Herbologia, Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, História da Magia e Astronomia são obrigatórias dentro do currículo. Mas há também, Adivinhação, Trato das Criaturas Mágicas, Aritmancia, Estudo dos Trouxas e Estudo de Runas Antigas como eletivas.

Hogwarts ainda conta com atividades extracurriculares para que os estudantes de todas as Casas se sintam acolhidos e possam desenvolver ainda mais mecanismos mágicos. Por esse motivo, estão disponíveis grupos de Estudos Antigos, Alquimia, Aparatação, Artes, Voo e Quadribol.

Nesse sentido, é importante citar outros professores como Alvo Dumbledore (Transfiguração), um dos diretores mais célebres de Hogwarts, Minerva McGonagall (Transfiguração), Fílio Flitwick (Feitiços), Sibila Trelawney (Adivinhação), Horácio Slughorn (Poções), Rolanda Hooch (Voo),  Aurora Sinistra (Astronomia), Pomona Sprout (Herbologia), Rúbeo Hagrid (Trato das Criaturas Mágicas) e ainda Neville Longbottom, que se torna professor de Herbologia.

Hogwarts: outras curiosidades da Escola de Magia e Bruxaria

Com diversos salões, masmorras, bibliotecas, salas de aula e outros locais a serem explorados pelos estudantes, Hogwarts também guarda alguns segredos. Parte deles foram exibidos nos filmes adaptados dos livros da Saga, incluindo a famosa Sala Precisa, que já foi palco de diversas aventuras.

Neste local, os estudantes podem ter um refúgio para algo que realmente precisam. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, a sala serviu como base para a Armada de Dumbledore, que estudou técnicas de Defesa Contra as Artes das Trevas de forma mais profunda a fim de derrotar as ameaças que estavam surgindo naquele momento.

Hogwarts já foi vigiada por dementadores. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Hogwarts já foi vigiada por dementadores. (Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Dentro desse contexto, também é possível citar outros locais importantes que ficam na propriedade da instituição, como o Salgueiro Lutador, uma das árvores mais antigas presentes na escola e que serve como passagem secreta para a Casa dos Gritos. Há também a Floresta Proibida de Hogwarts, onde inúmeras criaturas mágicas podem ser encontradas, incluindo as assustadoras acromântulas.

Imagem: Box Harry Potter Edição Premium, J. K. Rowling
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Harry Potter Edição Premium, J. K. Rowling

 Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.