Indiana Jones 5: veja como a Disney usa IA para rejuvenescer atores

Imagem de: Indiana Jones 5: veja como a Disney usa IA para rejuvenescer atores
Imagem: Disney/ divulgação

Indiana Jones é uma das mais famosas franquias da história, afinal de contas, lançou Harrison Ford como um dos maiores astros do cinema e consolidou Steven Spielberg no grupo de maiores diretores da história; além da trilha sonora inesquecível composta por John Williams.

Com a chegada do quinto filme da saga, Indiana Jones e A Relíquia do Destino, a produção queria que uma grande sequência de ação abrisse o longa, assim como já aconteceu com os demais títulos, como a icônica cena da bola gigante perseguindo Indy no início de Os Caçadores da Arca Perdida.  O problema é que Harrison Ford já é um senhor com mais de 80 anos, e gravar grandes tomadas cheias de acrobacias e pulos não é a melhor ideia no momento.

Por isso, o diretor de A Relíquia do Destino, James Mangold (Logan/ Ford vs Ferrari) e a equipe de produção optaram por utilizar uma tecnologia capaz de rejuvenescer o rosto de Ford. Neste artigo, o Minha Série explica como isso funciona.

A IA que muda rostos

A tecnologia de rejuvenescimento (Re-age em inglês) não é algo novo em Hollywood. O recurso já foi usado em lançamentos recentes, como em Capitã Marvel ao aplicar em Samuel L. Jackson; ou em Robert De Niro no longa O Irlandês, do lendário cineasta Martin Scorsese.

Robert De Niro foi rejuvenescido em alguns anos para atuar em O Irlandês.Robert De Niro foi rejuvenescido em alguns anos para atuar em O Irlandês.Fonte:  befores & afters / reprodução 

No entanto, processos como esse costumam ser bem caros e demorados para serem concluídos, visto que as equipes de efeitos especiais precisam animar e colorir cena por cena em alguns casos. Para resolver este problema, a Disney criou uma tecnologia própria: a Face Re-Aging Network (FRAN).

De forma "similar" ao de um deepfake, o FRAN utiliza uma Inteligência Artificial treinada através de milhares de imagens de faces humanas para identificar particularidades entre si. Técnicas de aprendizado de máquina também foram incluídas no processo, fazendo com que a ferramenta consiga entender quais partes do rosto envelhecem mais, como a região que cria linhas no sorriso, e pequenas bolsas abaixo dos olhos.

Diagrama de produção de imagens com o FRAN.Diagrama de produção de imagens com o FRAN.Fonte:  Disney/ reprodução 

Do ponto de vista mais técnico, conversamos com Luis Antônio da Costa, doutorando em Ciência da Computação pela Unisinos. Costa comenta sobre a aplicação da IA através de um artigo publicado pela própria Disney em 2022, e observa que, para realizar esse processo, os desenvolvedores precisam da imagem do rosto do ator e o limite de idade para envelhecer ou rejuvenescer.

Com os limites definidos, sobre a imagem são adicionadas duas camadas de redes neurais do tipo convolucional e um filtro de borrão para retirar imperfeições da pele. O processo se repete inúmeras vezes até chegar na idade almejada. Por fim, é adicionado um filtro de correção de cores.

Tabela com envelhecimento de diversos rostos, partindo de 18 a 80 anos.Tabela com envelhecimento de diversos rostos, partindo de 18 a 80 anos.Fonte:  Disney/ reprodução 

Simplificando tudo, os artistas inserem uma idade que querem chegar, e inúmeros filtros começam a alterar a imagem original de um rosto até que essa face fique mais nova ou mais velha. No fim do processo mais alguns filtros acabam sendo adicionados para melhorar a iluminação e cor do ator.

Indiana Jones: em busca do rosto mais jovem

No caso de Indiana Jones, a FRAN foi utilizada, mas a equipe também aproveitou filmagens antigas de Harrison Ford da década de 80. Ford, além de protagonizar Indiana Jones, teve papéis de destaque em Star Wars como Han Solo. Em uma entrevista à Empire, o ator disse que, inclusive, a Disney usou filmagens que não foram utilizadas em nenhum filme para rejuvenescer seu rosto.

Harrison Ford em Caçadores da Arca Perdida (cima) e em Relíquia do Destino (baixo).Harrison Ford em Caçadores da Arca Perdida (cima) e em Relíquia do Destino (baixo).Fonte:  Minha Série 

"Eles têm esse programa de Inteligência Artificial que consegue passar por todos os filmes que a Lucasfilm é dona [...] Porque eu fiz vários filmes para eles, e eles têm toda essa filmagem, incluindo filmes que não foram impressos", explicou Ford.

O ator ainda conta que "colocaram uns pontinhos no meu rosto, eu digo as palavras e eles fazem", sinalizando que a tecnologia de captura de movimentos faciais também foi usada. Essa técnica consiste em colocar diversos pontos ao longo do corpo do ator, para que todos os movimentos sejam passados para um computador com fidelidade. No caso de Ford, suas expressões faciais foram usadas no rejuvenescimento, aprimorando o resultado final.

Por fim, Harrison Ford conta que a experiência é interessante, mas também foi um pouco assustadora. "Essa é a primeira vez que eu vi e acredito nisso... Eu não acho que quero saber como isso funciona, mas funciona. Isso não me faz querer sem jovem, aliás. Estou feliz que mereci minha idade", completou.

Quando será lançado Indiana Jones 5?

Indiana Jones retorna para o quinto filme da franquia, trazendo Harrison Ford novamente no papel principal em busca da Relíquia do Destino, um dos mais valiosos artefatos do planeta, durante a Corrida Espacial.

O arqueólogo terá ajuda de sua afilhada Helena, interpretada por Phoebe Waller-Bridge (Fleabag), Body Holbrook (Logan), John Rhys-Davies (Caçadores da Arca Perdida), e Antonio Banderas (Máscara do Zorro); enquanto Mads Mikkelsen (Hannibal/A Caça) interpreta o vilão. James Mangold comanda a direção do longa, que tem produção executiva de Steven Spielberg e George Lucas. John Williams retorna para compor a trilha sonora.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino tem estreia prevista para o dia 30 de junho de 2023.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.